DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INTERATIVAS: O PROTAGONISMO DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Unidade Temática Geometria, registros docentes, Design Formativo Curricular Interacional, Insubordinação Criativa, Geogebra

Resumo

O artigo em tela problematiza as prescrições de habilidades da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (Brasil, 2018) relativas à unidade temática Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental, trazendo uma proposta de curso de extensão dinamizado no ambiente Geogebra, com atividades interativas visando o desenvolvimento profissional de professores de Matemática dentro da teoria e prática de Insubordinação Criativa (D’AMBROSIO; LOPES, 2015). Como metodologia foi adotada a análise qualitativa de relatos e a produção de mapas mentais no intuito do incentivo às reflexões e promoção de práticas autônomas e insubordinadas no Ensino de Geometria. As atividades e os recursos evidenciaram um olhar além das habilidades para a visualização geométrica, permitindo aos docentes cursistas (DC) vislumbrarem possibilidades didáticas que extrapolam os applets estruturados a partir do Design Formativo Curricular adotado no curso de extensão.

Biografia do Autor

Marcelo de Oliveira Dias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Brasil.

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Modelagem Computacional/área Matemática Aplicada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). É Pós doutor em Educação, especialidade em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa (UL) e em Educação pela Universidade Federal na Bahia (UFBA). Foi professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense entre 2013 e 2021 e atuou como docente Permanente do Programa Stricto Sensu de Pós Graduação em Ensino (PPGEn/UFF/INFES) na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores no período de 2015 a 2021. Atualmente é docente do Departamento de Educação e Sociedade(DES) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCiMat)/UFRRJ. É líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (CTDEM) e atuou como coordenador de área de um dos núcleos do PIBID/Matemática/IM (2022-2024). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: a Matemática na estrutura curricular, Educação Comparada, Desenvolvimento do pensamento Geométrico, Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

Referências

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Publicado

2024-02-02

Como Citar

DIAS, Marcelo de Oliveira. DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INTERATIVAS: O PROTAGONISMO DOCENTE. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24002, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19252. Acesso em: 17 set. 2024.

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