ABORDAGENS METODOLÓGICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Uma reflexão sobre a proposta didáctica para minimização de dificuldades de modelagem dos problemas conducentes a Equações Lineares com os estudantes da Escola Secundária Samora Machel - cidade de Chimoio, Moçambique

Autores

  • Joao Francisco de Carvalho Choe Universidade Púnguè (UniPúnguè) Chimoio, Moçambique https://orcid.org/0000-0001-8497-9794
  • José Charles Picardo Mteia Universidade Púnguè (UniPúnguè) Chimoio, Moçambique
  • Geraldo Vernijo Deixa Universidade Licungo, Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.12984

Palavras-chave:

Proposta Didáctica, Minimização, Dificuldades, Modelagem, Equações Lineares

Resumo

O presente artigo tem como tema abordagens metodológicas de ensino de matemática e faz uma reflexão sobre a proposta didáctica para minimização de dificuldades de modelagem dos problemas conducentes a equações lineares no ensino secundário. De carácter hipotético, dedutivo e de natureza quantitativa, a pesquisa em relato teve como objectivo propor uma estratégia alternativa que minimize as dificuldades encaradas pelos alunos na modelagem de problemas conducentes a equações lineares. Foram participantes desta pesquisa 60 alunos da 8ª classe e 5 professores de Matemática do 1º ciclo, sendo que 3 leccionam 8ª classe. Como instrumento de recolha de dados foi usado um questionário e foi aplicado testes, a observação de cadernos dos alunos, programas de ensino e livros de matemática da 8a classe. Para o tratamento dos dados foi aplicado o Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 22.0 para o Windows, de acordo com o método adoptado neste estudo para analisar o resultado de pré-teste e pós-teste aplicado aos 60 alunos da 8a classe em relação aos professores a análise foi na base da entrevistas e baseou-se na análise de conteúdo convista a exploração da tese e dos resultados em frequências absoluta e relativa. Em termos de conclusões, os resultados do pós-teste são ilustrativos da diferença existente entre o grupo de controlo e o experimental, isto é, maior parte dos alunos do grupo experimental superaram as dificuldades de modelagem de problemas conducentes a equações lineares, comparativamente ao grupo de controlo

Referências

BARALDI, Ivete Maria. A Matemática na Escola: que Ciência é esta? Bauru: DOSC, 1999.

BAZZO, Walter António; CURY, Maria Helena. Formação Critica em Matemática: uma Questão Curricular? 6ª Edição. Editor Atlas. São Paulo, 2001.

BIEMBENGUT, M.S & HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000.

BASSANEZI, R. Modeling as a teaching-learning strategy. For the learning of mathematics, Vancouver, v. 14, n. 2, p. 31-35, 1994.

BASSANEZI, R. Ensino – aprendizagem com modelagem matematica: uma nova estratégia.3ª ed.-São Paulo: Contexto, 2006.

PONTE, J. P., BOAVIDA, A., Graça, M., e ABRANTES, P. Didáctica de Matemática, Matemática do Ensino Secundária. Portugal. 1992.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais de Matemática, 4ª edição. Lisboa. Gradina, 2002.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade a Acção: Reflexões Sobre a Educação Matemática. São Paulo: Summus, 2002.

FERNANDES, Dárida Maria. Educação matemática no primeiro ciclo do ensino básico, Paulo. Cortez. 1992.

GIL, António Carlos. Como Elaborar Projectos de Pesquisa. 4ª ed., São Paulo, Atlas Editora, 1991.

JAIME, Silva, NHÊZE. Ismael. As História de Matemática nos novos Programas de Matemática. São Paulo. Cortez. 1994.

PRETTO, Nelson de Luca. A Ciência nos Livros Didácticos. Campira/Salvador, 1985.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Cutica. A Questão de Democracia Campiras. São Paulo: Papirus, 2001.

Downloads

Publicado

2022-07-28 — Atualizado em 2023-01-04

Versões

Como Citar

CHOE, Joao Francisco de Carvalho; MTEIA, José Charles Picardo; DEIXA, Geraldo Vernijo. ABORDAGENS METODOLÓGICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA: Uma reflexão sobre a proposta didáctica para minimização de dificuldades de modelagem dos problemas conducentes a Equações Lineares com os estudantes da Escola Secundária Samora Machel - cidade de Chimoio, Moçambique. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 70–88, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v2i1.12984. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/12984. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.