ABORDAGENS METODOLÓGICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Uma reflexão sobre a proposta didáctica para minimização de dificuldades de modelagem dos problemas conducentes a Equações Lineares com os estudantes da Escola Secundária Samora Machel - cidade de Chimoio, Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.12984Palavras-chave:
Proposta Didáctica, Minimização, Dificuldades, Modelagem, Equações LinearesResumo
O presente artigo tem como tema abordagens metodológicas de ensino de matemática e faz uma reflexão sobre a proposta didáctica para minimização de dificuldades de modelagem dos problemas conducentes a equações lineares no ensino secundário. De carácter hipotético, dedutivo e de natureza quantitativa, a pesquisa em relato teve como objectivo propor uma estratégia alternativa que minimize as dificuldades encaradas pelos alunos na modelagem de problemas conducentes a equações lineares. Foram participantes desta pesquisa 60 alunos da 8ª classe e 5 professores de Matemática do 1º ciclo, sendo que 3 leccionam 8ª classe. Como instrumento de recolha de dados foi usado um questionário e foi aplicado testes, a observação de cadernos dos alunos, programas de ensino e livros de matemática da 8a classe. Para o tratamento dos dados foi aplicado o Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 22.0 para o Windows, de acordo com o método adoptado neste estudo para analisar o resultado de pré-teste e pós-teste aplicado aos 60 alunos da 8a classe em relação aos professores a análise foi na base da entrevistas e baseou-se na análise de conteúdo convista a exploração da tese e dos resultados em frequências absoluta e relativa. Em termos de conclusões, os resultados do pós-teste são ilustrativos da diferença existente entre o grupo de controlo e o experimental, isto é, maior parte dos alunos do grupo experimental superaram as dificuldades de modelagem de problemas conducentes a equações lineares, comparativamente ao grupo de controlo
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