ENSINANDO MICROBIOLOGIA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.14948Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de Biologia, Reforma Nacional do Ensino Médio, Itinerário FormativoResumo
O relato apresenta atividades de ensino de biologia desenvolvidas por licenciandos em Ciências Biológicas em um colégio estadual militarizado em Goiás. A atividade foi realizada durante a implementação do Novo Ensino Médio (NEM), especificamente no Itinerário Formativo "Além da visão: conhecendo o micromundo". Nesse contexto, o artigo objetiva discutir as bases teórico-metodológicas mobilizadas no planejamento e desenvolvimento de atividades executadas nas aulas do Itinerário Formativo (Micromundo). A Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e os Estatutos do Conhecimento Biológico fundamentaram nossas práticas de ensino. Os conteúdos de ensino da aula aqui relatada são: "vírus", "microrganismos" e "classificação biológica". As imposições político-curriculares oriundas do NEM foram consideradas em nossas análises e discussões. Apesar do número reduzido de aulas, o contato com a escola lançou o desafio de atuar, em um contexto educacional em que as imposições político curriculares se constituem enquanto impasses e limitações à autonomia docente, ainda mais se levarmos em consideração que seus princípios e fundamentos são praticamente antagônicos aos da PHC. Finalmente, por esse relato reflexivo entendemos que o estágio se configurou enquanto um espaço contra hegemônico, que se insere na luta por uma educação pública de qualidade ao formar docentes a partir da PHC.
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