O AÇAÍ NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: NOTAS PRELIMINARES NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI-PA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.16813Palavras-chave:
Ensino de ciências, Fruta açaí, Alimento escolarResumo
A presente pesquisa buscou verificar a valorização do fruto açaí no âmbito escolar, bem como se os que trabalham com a manipulação do fruto, possuem conscientização da importância de adotar boas práticas de higienização. Por se tratar de um alimento perecível, as más práticas de manipulação podem acelerar a degradação e a proliferação de agentes contaminantes no Suco (NOGUEIRA; FIGUEIREDO; MULLER, 2005). As informações coletadas ocorreram no período de 13 de maio a 30 de junho de 2019, na cidade de Igarapé-Miri - Pará, com gestores escolares, manipuladores do açaí, pontos de venda do fruto e setores da Secretaria de Educação do município. Os instrumentos e técnicas de pesquisas empregadas foram: entrevistas, questionário e observações sistemáticas. Os resultados demonstram: a) A preocupação de apanhadores quanto à procedimento de higiene e a falta de materiais para realização de trabalho de qualidade nos açaizais, b) as informações da Secretaria de Educação revelaram que das 111 escolas municipais, as 16 unidades de ensino urbanas são as mais beneficiadas com o açaí distribuído pela secretaria. Os resultados apontam ainda que 25% dos gestores urbanos compraram açaí para a escola em pontos de venda por conta própria - Pesquisas realizadas em 10 batedouros de açaí revelam as transformações nas estruturas e modo de manipulação do produto. Mediante ao exposto, podemos concluir que o açaí ofertado aos alunos das Instituições de Ensino público envolve inúmeros indivíduos, que igualmente como os gestores e coordenadores, possuem a responsabilidade de zelar pela saúde do alunado.
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