QUAIS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS COMPÕE O REPERTÓRIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA?

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19747

Schlagworte:

Ensino de Ciências, Formação Docente, Pedagogia

Abstract

A Educação Científica escolar, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, representa um espaço rico para construir um sólido repertório de aprendizagens, promovendo uma leitura crítica e aprofundada do mundo em que vivemos. Diante dessa relevância, o relato de experiência presente neste artigo, através de uma abordagem qualitativa, buscou investigar as concepções de Ciências entre estudantes de um curso de Licenciatura em Pedagogia em Pernambuco. Os resultados revelaram uma forte tendência para uma concepção mais empírico-indutivista de Ciência. Ressalta-se a importância de ampliar as discussões sobre os aspectos históricos e sociais do Ensino de Ciências na formação docente, como forma de contribuir para que os/as futuros/as professores/as desenvolvam uma compreensão mais crítica, contextualizada e significativa desse campo do conhecimento.

Autor/innen-Biografien

Júlio César de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL). Maceió, Alagoas, Brasil.  Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins - Maceió-AL. CEP: 57072-970. julio.santos@icbs.ufal.br

Danilo de Carvalho-Leandro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBio UFPE-UFMG). Recife, Pernambuco, Brasil. Av. da Arquitetura, s/n - Cidade Universitária, Recife - PE, 50740-580. danilo.carvalhol@ufpe.br

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Veröffentlicht

2025-11-21

Zitationsvorschlag

SANTOS, Júlio César de Oliveira; CARVALHO-LEANDRO, Danilo de. QUAIS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS COMPÕE O REPERTÓRIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA?. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, p. e25006, 2025. DOI: 10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19747. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19747. Acesso em: 22 nov. 2025.