QUAIS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS COMPÕE O REPERTÓRIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA?
DOI :
https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19747Mots-clés :
Ensino de Ciências, Formação Docente, PedagogiaRésumé
A Educação Científica escolar, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, representa um espaço rico para construir um sólido repertório de aprendizagens, promovendo uma leitura crítica e aprofundada do mundo em que vivemos. Diante dessa relevância, o relato de experiência presente neste artigo, através de uma abordagem qualitativa, buscou investigar as concepções de Ciências entre estudantes de um curso de Licenciatura em Pedagogia em Pernambuco. Os resultados revelaram uma forte tendência para uma concepção mais empírico-indutivista de Ciência. Ressalta-se a importância de ampliar as discussões sobre os aspectos históricos e sociais do Ensino de Ciências na formação docente, como forma de contribuir para que os/as futuros/as professores/as desenvolvam uma compreensão mais crítica, contextualizada e significativa desse campo do conhecimento.
Références
ANDRADE, C. S. de. Concepções de alunos do Curso de Pedagogia da UFRN acerca da natureza da ciência: subsídios à formação de professores. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14285. Acesso em: 12 abr. 2025.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CARVALHO, A. M. P. de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 1-20.
CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2009.
CHALMERS, A. F. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
EL-HANI, C. N.; TAVARES, E. J. M.; ROCHA, P. L. B. da. Concepções epistemológicas de estudantes de Biologia e sua transformação por uma proposta explícita de ensino sobre história e filosofia das ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 9, n. 3, p. 265–313, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/529. Acesso em: 12 abr. 2025.
GRANGER, G. G. A ciência e as ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1994. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1993.37978
HURD, P. D. Scientific Literacy: New Minds for a Changing World. Science Education, v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(199806)82:3<407::AID-SCE6>3.3.CO;2-Q
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975.
LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
MACEDO, C. C. Os processos de contextualização e a formação inicial de professores de física. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/974. Acesso em: 12 abr. 2025.
MACHADO, R. Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164–214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em: 12 abr. 2025.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 1-30.
PIRES, E. A. C.; SAUCEDO, K. R. R.; MALACARNE, V. Concepções sobre a natureza da ciência de alunos concluintes do curso de Pedagogia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, p. 215–230, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5998536. Acesso em: 12 abr. 2025.
POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. Por que os alunos não aprendem a ciência que lhes é ensinada? In: POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento científico ao conhecimento cotidiano. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 14-28.
SANTOS, L. S. B. dos et al. As contribuições da história e filosofia da ciência na formação de professores: uma análise em periódicos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 3, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.3895/rbect.v10n3.5365. Acesso em: 12 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v10n3.5365
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, spe, p. 49–67, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04. Acesso em: 12 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59–77, 2011. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246. Acesso em: 12 abr. 2025.
SOUZA, A. L. S.; CHAPANI, D. T. Concepções de ciência de um grupo de licenciandas em Pedagogia e suas relações com o processo formativo. Ciência & Educação, v. 21, n. 4, p. 945–957, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320150040010. Acesso em: 12 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320150040010
SIQUEIRA, R. M.; PINHEIRO, L. R. História e Filosofia da Ciência e sua (não) presença na Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 2, p. 518–550, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85851. Acesso em: 12 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85851
TEIXEIRA, E. S.; FREIRE JR., O.; EL-HANI, C. N. A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de física. Ciência & Educação (Bauru), v. 15, n. 3, p. 529–556, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132009000300006. Acesso em: 12 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132009000300006
TOBALDINI, B. G. et al. Aspectos sobre a natureza da ciência apresentados por alunos e professores de licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 3, p. 457–480, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5514520. Acesso em: 12 abr. 2025.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Júlio César de Oliveira Santos, Danilo de Carvalho-Leandro 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.






















