SEASONS OF THE YEAR THROUGH AN INCLUSIVE DIDACTIC SEQUENCE: POTENTIALITIES OF A TACTILE-VISUAL MODEL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.16755

Keywords:

Astronomy, Model, Didactic Sequence

Abstract

In this article, I present a proposal for a didactic sequence – SD associated with the use of tactile-visual models on the theme “Seasons of the Year”, based on Universal Learning Design – DUA. For this purpose, a theoretical rescue was carried out regarding the central themes that guide the elaboration of a SD, to meet the educational needs of students with and without visual impairment. As it is a theoretical study, the overall objective was to suggest a sequence of activities that enhance the dialogical relationship between the content “seasons of the year” and the tactile-visual perception of students in the classroom. The results of this research turned into a report of a very important experience, whereby it is understood that for the didactic sequence to be able to promote a meaningful dialogue with the concepts involved, it is necessary that its format, in addition to being supported by the UDL, take into account the assertive use of the chosen materials and their meanings, in the elaboration of the didactic resources.

Author Biography

Fabio Matos Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Sou Graduado e Mestre em Física, Especialista em Ensino de Ciências e Matemática, Especialista em Educação Inclusiva, Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus/BA e Doutor em Educação para as Ciências pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (UNESP) em Bauru/SP. Na Graduação direcionei minha atenção para metodologias aplicadas ao ensino de Física centrada em atividades investigativas em sala de aula. No Mestrado em Física me especializei em estudos de Identificação e Classificação de Aglomerados de Galáxias dinamicamente evoluídos por meio da técnica de Análise Estatística de Gradientes Padrão de Cor (GPA/Cor) desses objetos. Na Especialização em Ensino de Ciências realizei um levantamento bibliográfico sobre o Ensino de Astronomia nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), que me proporcionou uma reflexão de como e onde tem instaurado as lacunas mais significativas acerca do ensino de Astronomia no Ensino Fundamental. Intrigado com os resultados e condições compreendidas na formação anterior continuei minhas investigações acadêmicas por meio de outro Mestrado, agora na área de Educação em Ciências na mesma instituição, desenvolvendo um projeto sobre o ensino de Astronomia com o intuito de atender as necessidades reais e circunstanciais de professores que atuavam nos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa oportunidade elaborei um curso de Formação de Professores em Serviço de diferentes áreas das Ciências que atendiam esse ciclo. Com o intuito de viabilizar o ensino prático e investigativo mobilizado por essa temática adotei na fundamentação teórica os pressupostos da Formação de Professores e os parâmetros da abordagem metodológica do Ensino por Investigação, orientando os professores a não somente adotarem a Astronomia como parte integrante do currículo, mas auxilia-los na produção de recursos didáticos e orientações metodológicas que poderiam ser estendidas às suas áreas de origem. Por considerar a Educação um organismo vivo e, por esta razão passível à transformações, percebi ao longo da minha carreira a necessidade de poder compreender e também contribuir com a Educação Inclusiva, tendo como público-alvo estudantes com deficiência visual. Então direcionei minha tese doutoral a um projeto que visava compreender as reais percepções de estudantes com deficiência visual, sobre alguns temas da Astronomia. Após a conclusão do doutorado decidi complementar minha formação adquirindo mais experiência na Educação Inclusiva, cursando uma especialização na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André - SP e por meio dela investiguei o processo de produção de materiais didáticos mobilizados pelo Desenho Universal de Aprendizagem - DUA com o intuito de perceber a evolução conceitual dos estudantes com deficiência visual nos paradigmas científicos da Astronomia. Atualmente faço parte da equipe e núcleo docente estruturante da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) no curso de licenciatura em Física, onde coordeno o Clube de Astronomia Sophia Brahe, pelo qual realizo formações com professores e alunos, além de apresentações temáticas em escolas e para a comunidade em geral. Também atuo como professor colaborador nos mestrados: Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF da Sociedade Brasileira de Física - SBF, polo UFT /Campus Araguaína,e o acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim. Em caráter de pesquisa tenho investigado as principais tendências acerca dos processos de ensino e aprendizagem em metodologias inclusivas, as quais me interesso pelas temáticas dentro do ensino de Física e Astronomia: formação de professores; processos de ensino e aprendizagem; desenvolvimento de maquetes multissensoriais para o desenvolvimento educacional de estudantes com e sem deficiência visual. 

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Published

2023-08-08

How to Cite

RODRIGUES, Fabio Matos. SEASONS OF THE YEAR THROUGH AN INCLUSIVE DIDACTIC SEQUENCE: POTENTIALITIES OF A TACTILE-VISUAL MODEL. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23003, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.16755. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/16755. Acesso em: 21 nov. 2024.

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