ESTAÇÕES DO ANO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA: POTENCIALIDADES DE UMA MAQUETE TÁTIL-VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.16755Palavras-chave:
Astronomia, Maquete, Sequência DidáticaResumo
Apresento nesse artigo uma proposta de sequência didática – SD associada ao uso de maquetes táteis-visuais sobre o tema “Estações do Ano”, balizada pelo Desenho Universal de Aprendizagem – DUA. Para tanto foi realizado um resgate teórico referente aos temas centrais que norteiam a elaboração de uma SD, para atender as necessidades educacionais de estudantes com e sem a deficiência visual. Por se tratar de uma estudo teórico, o objetivo geral foi sugerir uma sequência de atividades que potencializem a relação dialógica entre o conteúdo “estações do ano” e a percepção tátil-visual dos alunos em sala de aula. Os resultados dessa pesquisa se transformaram num relato de uma experiência muito importante, pelo qual compreende-se que para que a sequência didática possa promover uma interlocução significativa com os conceitos envolvidos é necessário que o formato da mesma, além de ser apoiada no DUA, leve em conta a utilização assertiva dos materiais escolhidos e seus significantes, na elaboração dos recursos didáticos.
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