ESTACIONES DEL AÑO A TRAVÉS DE UNA SECUENCIA DIDÁCTICA INCLUSIVA: POTENCIALIDADES DE UN MODELO TÁCTIL-VISUAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.16755

Palabras clave:

Astronomía, Modelo, Secuencia Didáctica

Resumen

En este artículo, presento una propuesta de secuencia didáctica – SD asociada al uso de modelos táctiles-visuales sobre el tema “Estaciones del Año”, basada en el Diseño Universal de Aprendizaje – DUA. Para ello, se realizó un rescate teórico respecto a los temas centrales que orientan la elaboración de un DS, para atender las necesidades educativas de los estudiantes con y sin deficiencia visual. Al tratarse de un estudio teórico, el objetivo general fue sugerir una secuencia de actividades que potencien la relación dialógica entre el contenido “estaciones del año” y la percepción táctil-visual de los estudiantes en el aula. Los resultados de esta investigación se convirtieron en un relato de una experiencia muy importante, por lo que se entiende que para que la secuencia didáctica pueda promover un diálogo significativo con los conceptos involucrados, es necesario que su formato, además de estar sustentado en la UDL, tener en cuenta el uso asertivo de los materiales elegidos y sus significados, en la elaboración de los recursos didácticos.

Biografía del autor/a

Fabio Matos Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Sou Graduado e Mestre em Física, Especialista em Ensino de Ciências e Matemática, Especialista em Educação Inclusiva, Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus/BA e Doutor em Educação para as Ciências pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (UNESP) em Bauru/SP. Na Graduação direcionei minha atenção para metodologias aplicadas ao ensino de Física centrada em atividades investigativas em sala de aula. No Mestrado em Física me especializei em estudos de Identificação e Classificação de Aglomerados de Galáxias dinamicamente evoluídos por meio da técnica de Análise Estatística de Gradientes Padrão de Cor (GPA/Cor) desses objetos. Na Especialização em Ensino de Ciências realizei um levantamento bibliográfico sobre o Ensino de Astronomia nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), que me proporcionou uma reflexão de como e onde tem instaurado as lacunas mais significativas acerca do ensino de Astronomia no Ensino Fundamental. Intrigado com os resultados e condições compreendidas na formação anterior continuei minhas investigações acadêmicas por meio de outro Mestrado, agora na área de Educação em Ciências na mesma instituição, desenvolvendo um projeto sobre o ensino de Astronomia com o intuito de atender as necessidades reais e circunstanciais de professores que atuavam nos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa oportunidade elaborei um curso de Formação de Professores em Serviço de diferentes áreas das Ciências que atendiam esse ciclo. Com o intuito de viabilizar o ensino prático e investigativo mobilizado por essa temática adotei na fundamentação teórica os pressupostos da Formação de Professores e os parâmetros da abordagem metodológica do Ensino por Investigação, orientando os professores a não somente adotarem a Astronomia como parte integrante do currículo, mas auxilia-los na produção de recursos didáticos e orientações metodológicas que poderiam ser estendidas às suas áreas de origem. Por considerar a Educação um organismo vivo e, por esta razão passível à transformações, percebi ao longo da minha carreira a necessidade de poder compreender e também contribuir com a Educação Inclusiva, tendo como público-alvo estudantes com deficiência visual. Então direcionei minha tese doutoral a um projeto que visava compreender as reais percepções de estudantes com deficiência visual, sobre alguns temas da Astronomia. Após a conclusão do doutorado decidi complementar minha formação adquirindo mais experiência na Educação Inclusiva, cursando uma especialização na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André - SP e por meio dela investiguei o processo de produção de materiais didáticos mobilizados pelo Desenho Universal de Aprendizagem - DUA com o intuito de perceber a evolução conceitual dos estudantes com deficiência visual nos paradigmas científicos da Astronomia. Atualmente faço parte da equipe e núcleo docente estruturante da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) no curso de licenciatura em Física, onde coordeno o Clube de Astronomia Sophia Brahe, pelo qual realizo formações com professores e alunos, além de apresentações temáticas em escolas e para a comunidade em geral. Também atuo como professor colaborador nos mestrados: Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF da Sociedade Brasileira de Física - SBF, polo UFT /Campus Araguaína,e o acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim. Em caráter de pesquisa tenho investigado as principais tendências acerca dos processos de ensino e aprendizagem em metodologias inclusivas, as quais me interesso pelas temáticas dentro do ensino de Física e Astronomia: formação de professores; processos de ensino e aprendizagem; desenvolvimento de maquetes multissensoriais para o desenvolvimento educacional de estudantes com e sem deficiência visual. 

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Publicado

2023-08-08

Cómo citar

RODRIGUES, Fabio Matos. ESTACIONES DEL AÑO A TRAVÉS DE UNA SECUENCIA DIDÁCTICA INCLUSIVA: POTENCIALIDADES DE UN MODELO TÁCTIL-VISUAL. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23003, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.16755. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/16755. Acesso em: 23 nov. 2024.

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