RELAÇÕES ENTRE ETNOMATEMÁTICA E CULTIVO DE ABACAXI:
UM OLHAR PARA PESQUISAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19610Palabras clave:
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Etnomodelagem, Cultivo de Abacaxi, Diversidade CulturalResumen
Este artigo tem como objetivo compreender de que forma as pesquisas científicas abordam as relações entre a Etnomatemática e o cultivo do abacaxi, bem como suas implicações e potencialidades para o ensino de Matemática. Para isso, foram analisadas investigações que tratam diretamente dessa temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, fundamentada nos pressupostos do mapeamento em pesquisa educacional, com vistas à produção, organização e análise dos dados. A produção de dados foi realizada por meio de buscas em plataformas como Google Acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), utilizando-se as expressões-chave “Etnomodelagem AND abacaxi” e “Etnomatemática AND abacaxi”. Após criteriosa filtragem, foram selecionadas oito pesquisas compatíveis com os objetivos propostos, compondo o corpus de análise. Os resultados evidenciam que os estudos investigam a inter-relação entre o ensino de Matemática e os saberes culturais envolvidos no cultivo do abacaxi. A análise revelou como conhecimentos matemáticos são mobilizados ao longo de todo o processo produtivo — desde o plantio até a colheita — sob a perspectiva da Etnomatemática, valorizando práticas locais e saberes tradicionais como elementos significativos para o ensino contextualizado da Matemática.
Citas
BIEMBENGUT, Maria Sallet. Mapeamento na Pesquisa Educacional. São Paulo: Livraria da Física, 2008.
BIEMBENGUT, Maria Sallet. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto, Portugal: Editora Porto, 2010.
CASTRO, Márcio Getúlio Prado. Os saberes matemáticos tradicionais utilizados nas comunidades agrícolas nos municípios de Porto Grande e Pedra Branca do Amaparí no estado do Amapá. 2015. 70 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Agronomia, Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola, Seropédica, Rio de Janeiro, 2015.
CASTRO, Márcio Getúlio Prado; NASCIMENTO, Eulina Coutinho Silva. Saberes matemáticos tradicionais usados em uma cultura de abacaxi: caminhos para a educação matemática. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XI ENEM, 2013.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e pesquisa, v. 31, p. 99-120, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100008
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 6ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
D’AMBROSIO, Ubiratan; ROSA, Milton. Um diálogo com Ubiratan D’Ambrosio: uma conversa brasileira sobre etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática, v. 1, n. 2, p. 88-110, 2008.
EÇA, José Lucas Matias; PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Formação continuada à luz da Etnomodelagem: construção de uma proposta de ensino com professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21005, 2021. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11384
GUIMARÃES, Carolina Gonçalves; FIGUEIREDO, Emanuele da Costa. Saberes e fazeres matemáticos presentes no cultivo de abacaxi: uma perspectiva etnomatemática. 2017. 90 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. 2017.
MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Ethnomodelling as a methodological alternative to Basic Education: perceptions of members of a research group. In: ROSA, Milton, CORDERO, Francisco, OREY, Daniel Clark, CARRANZA, Pablo. (Ed.). Mathematical Modelling Programs in Latin America. Cham: Springer, 2022, p. 53-69. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-04271-3_3
MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Etnomodelagem e Construções Históricas: Uma Análise do Processo de Pesquisa de Estudantes do Ensino Médio. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-23, 2023. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v16i43.18341
MATTOS, José Roberto Linhares; BRITO, Maria Leopoldina Bezerra. Agentes rurais e suas práticas profissionais: elo entre matemática e Etnomatemática. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 965-980, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000400014
NASCIMENTO, Berlainy Pereira do. Uma proposta metodológica para o ensino de matemática na perspectiva da resolução de problemas em etnomatemática: o cultivo do abacaxi. 2023. 36 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Departamento de Ciências Exatas, 2023.
NASCIMENTO José, Eulina Coutinho Silva; GETÚLIO, Roberto Linhares de Mattos–Márcio; DE CASTRO, Prado. A MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE AGRICULTORES. Actas del VII CIBEM ISSN, v. 2301, n. 0797, p. 3655.
OREY, Daniel Clark; ROSA, Milton. Etnomatemática como um programa subversivo e responsável para uma ação pedagógica na formação de professores: da teoria à prática. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 109–124, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i2.12739. DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12739
PONTE, J. P.; BROCARDO, J. OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas em sala de aula. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
SANTOS, Viviane Felicíssimo dos; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. A Etnomatemática como base para análise das relações comerciais dos feirantes da Feira Municipal de Amargosa - BA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 40–57, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i2.12414. DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12414
SILVA, David Nogueira da. A matemática dos agricultores utilizada no cultivo do abacaxi: uma reflexão na perspectiva da etnomatemática. 2023. 49 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Departamento de Ciências Exatas, Rio Tinto, Paraíba, 2023.
SILVA, Geovana Raquel Pereira da. O cultivo do abacaxi e a etnomatemática: relações com as unidades temáticas da BNCC. 2020. 46 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Departamento de Ciências Exatas, Rio Tinto, Paraíba, 2020.
SILVA, Geovana Raquel Pereira; DE SOUZA, Cristiane Fernandes. O cultivo do abacaxi: uma proposta investigativa com base na etnomatemática. ANAIS DO VII ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DO VII FÓRUM POTIGUAR DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, p. 94, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Maila Agra dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política de Derechos de Autor
Los derechos de autor son mantenidos por los autores, quienes otorgan a RIEcim los derechos exclusivos de primera publicación. Los autores no serán remunerados por la publicación de trabajos en esta revista. Los autores tienen la autorización para celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada del trabajo en esta revista (por ejemplo: publicarlo en un repositorio institucional, en un sitio web personal, publicar una traducción o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Los editores de la revista tienen el derecho de realizar ajustes textuales y adaptaciones para cumplir con las normas de publicación.
Política de Acceso Abierto/Libre
Esta revista proporciona acceso abierto inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que poner el conocimiento científico de forma gratuita a disposición del público contribuye a la democratización global del conocimiento. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o utilizar el contenido para cualquier propósito legal, respetando las leyes nacionales de derechos de autor y sin solicitar permiso previo del editor o del autor. Las opiniones presentadas en los artículos son responsabilidad de los autores. La revista no cobra Tarifas de Procesamiento de Artículos (APCs).
Política de Licenciamiento - Licencia de Uso
Licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licencia permite compartir, copiar, redistribuir los manuscritos publicados en RIEcim en cualquier medio o formato. Además, permite adaptar, remezclar, transformar y construir sobre el material, siempre que se otorgue el crédito adecuado a la autoría y la publicación inicial en esta revista.






















