RELAÇÕES ENTRE ETNOMATEMÁTICA E CULTIVO DE ABACAXI:
UM OLHAR PARA PESQUISAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI :
https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19610Mots-clés :
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Etnomodelagem, Cultivo de Abacaxi, Diversidade CulturalRésumé
Este artigo tem como objetivo compreender de que forma as pesquisas científicas abordam as relações entre a Etnomatemática e o cultivo do abacaxi, bem como suas implicações e potencialidades para o ensino de Matemática. Para isso, foram analisadas investigações que tratam diretamente dessa temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, fundamentada nos pressupostos do mapeamento em pesquisa educacional, com vistas à produção, organização e análise dos dados. A produção de dados foi realizada por meio de buscas em plataformas como Google Acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), utilizando-se as expressões-chave “Etnomodelagem AND abacaxi” e “Etnomatemática AND abacaxi”. Após criteriosa filtragem, foram selecionadas oito pesquisas compatíveis com os objetivos propostos, compondo o corpus de análise. Os resultados evidenciam que os estudos investigam a inter-relação entre o ensino de Matemática e os saberes culturais envolvidos no cultivo do abacaxi. A análise revelou como conhecimentos matemáticos são mobilizados ao longo de todo o processo produtivo — desde o plantio até a colheita — sob a perspectiva da Etnomatemática, valorizando práticas locais e saberes tradicionais como elementos significativos para o ensino contextualizado da Matemática.
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© Maila Agra dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga 2025

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