RELAÇÕES ENTRE ETNOMATEMÁTICA E CULTIVO DE ABACAXI:

UM OLHAR PARA PESQUISAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19610

Schlagworte:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Etnomodelagem, Cultivo de Abacaxi, Diversidade Cultural

Abstract

Este artigo tem como objetivo compreender de que forma as pesquisas científicas abordam as relações entre a Etnomatemática e o cultivo do abacaxi, bem como suas implicações e potencialidades para o ensino de Matemática. Para isso, foram analisadas investigações que tratam diretamente dessa temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, fundamentada nos pressupostos do mapeamento em pesquisa educacional, com vistas à produção, organização e análise dos dados. A produção de dados foi realizada por meio de buscas em plataformas como Google Acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), utilizando-se as expressões-chave “Etnomodelagem AND abacaxi” e “Etnomatemática AND abacaxi”. Após criteriosa filtragem, foram selecionadas oito pesquisas compatíveis com os objetivos propostos, compondo o corpus de análise. Os resultados evidenciam que os estudos investigam a inter-relação entre o ensino de Matemática e os saberes culturais envolvidos no cultivo do abacaxi. A análise revelou como conhecimentos matemáticos são mobilizados ao longo de todo o processo produtivo — desde o plantio até a colheita — sob a perspectiva da Etnomatemática, valorizando práticas locais e saberes tradicionais como elementos significativos para o ensino contextualizado da Matemática.

Autor/innen-Biografien

Maila Agra dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Membro o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de ensino de matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Líder do Grupo de Pesquisa em Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Literaturhinweise

BIEMBENGUT, Maria Sallet. Mapeamento na Pesquisa Educacional. São Paulo: Livraria da Física, 2008.

BIEMBENGUT, Maria Sallet. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto, Portugal: Editora Porto, 2010.

CASTRO, Márcio Getúlio Prado. Os saberes matemáticos tradicionais utilizados nas comunidades agrícolas nos municípios de Porto Grande e Pedra Branca do Amaparí no estado do Amapá. 2015. 70 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Agronomia, Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola, Seropédica, Rio de Janeiro, 2015.

CASTRO, Márcio Getúlio Prado; NASCIMENTO, Eulina Coutinho Silva. Saberes matemáticos tradicionais usados em uma cultura de abacaxi: caminhos para a educação matemática. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XI ENEM, 2013.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e pesquisa, v. 31, p. 99-120, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100008

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 6ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

D’AMBROSIO, Ubiratan; ROSA, Milton. Um diálogo com Ubiratan D’Ambrosio: uma conversa brasileira sobre etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática, v. 1, n. 2, p. 88-110, 2008.

EÇA, José Lucas Matias; PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Formação continuada à luz da Etnomodelagem: construção de uma proposta de ensino com professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21005, 2021. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11384

GUIMARÃES, Carolina Gonçalves; FIGUEIREDO, Emanuele da Costa. Saberes e fazeres matemáticos presentes no cultivo de abacaxi: uma perspectiva etnomatemática. 2017. 90 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. 2017.

MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Ethnomodelling as a methodological alternative to Basic Education: perceptions of members of a research group. In: ROSA, Milton, CORDERO, Francisco, OREY, Daniel Clark, CARRANZA, Pablo. (Ed.). Mathematical Modelling Programs in Latin America. Cham: Springer, 2022, p. 53-69. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-04271-3_3

MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Etnomodelagem e Construções Históricas: Uma Análise do Processo de Pesquisa de Estudantes do Ensino Médio. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-23, 2023. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v16i43.18341

MATTOS, José Roberto Linhares; BRITO, Maria Leopoldina Bezerra. Agentes rurais e suas práticas profissionais: elo entre matemática e Etnomatemática. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 965-980, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000400014

NASCIMENTO, Berlainy Pereira do. Uma proposta metodológica para o ensino de matemática na perspectiva da resolução de problemas em etnomatemática: o cultivo do abacaxi. 2023. 36 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Departamento de Ciências Exatas, 2023.

NASCIMENTO José, Eulina Coutinho Silva; GETÚLIO, Roberto Linhares de Mattos–Márcio; DE CASTRO, Prado. A MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE AGRICULTORES. Actas del VII CIBEM ISSN, v. 2301, n. 0797, p. 3655.

OREY, Daniel Clark; ROSA, Milton. Etnomatemática como um programa subversivo e responsável para uma ação pedagógica na formação de professores: da teoria à prática. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 109–124, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i2.12739. DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12739

PONTE, J. P.; BROCARDO, J. OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas em sala de aula. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

SANTOS, Viviane Felicíssimo dos; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. A Etnomatemática como base para análise das relações comerciais dos feirantes da Feira Municipal de Amargosa - BA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 40–57, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i2.12414. DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12414

SILVA, David Nogueira da. A matemática dos agricultores utilizada no cultivo do abacaxi: uma reflexão na perspectiva da etnomatemática. 2023. 49 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Departamento de Ciências Exatas, Rio Tinto, Paraíba, 2023.

SILVA, Geovana Raquel Pereira da. O cultivo do abacaxi e a etnomatemática: relações com as unidades temáticas da BNCC. 2020. 46 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Departamento de Ciências Exatas, Rio Tinto, Paraíba, 2020.

SILVA, Geovana Raquel Pereira; DE SOUZA, Cristiane Fernandes. O cultivo do abacaxi: uma proposta investigativa com base na etnomatemática. ANAIS DO VII ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DO VII FÓRUM POTIGUAR DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, p. 94, 2019.

Veröffentlicht

2025-10-22

Zitationsvorschlag

SANTOS, Maila Agra dos; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. RELAÇÕES ENTRE ETNOMATEMÁTICA E CULTIVO DE ABACAXI:: UM OLHAR PARA PESQUISAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, p. e25005, 2025. DOI: 10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19610. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19610. Acesso em: 26 okt. 2025.