Perfil dos idosos participantes do Grupo dos Mais Vividos do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal - Sesc/DF
DOI :
https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.v1n2p55.2018Mots-clés :
Envelhecimento. Assistência a Idosos. Grupos Etários.Résumé
Este artigo aborda características gerais acerca dos idosos participantes do Grupo dos Mais Vividos (GMV) do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc/DF). Conhecer as características dos idosos significa abordar aspectos que vão além dos dados demográficos, pois o processo de envelhecimento é complexo e não se pode analisá-lo isolado de uma realidade social dinâmica. O objetivo deste estudo foi identificar e conhecer, por meio de dados concretos, o perfil dos idosos participantes dos grupos existentes nas unidades operacionais: 913 Sul, 504 Sul, Taguatinga Norte, Taguatinga Sul, Guará, Ceilândia e Gama, elencando os aspectos sociais, como idade, escolaridade, renda familiar, composição familiar e quem é o responsável pelo sustento familiar. A pesquisa realizada é de caráter quantitativo e aplicou questionários estruturados aos participantes do grupo no momento de cadastro e recadastro nas atividades do ano de 2018. A escolha deste método proporciona a identificação de uma população correlacionando as variáveis apresentadas com teorias sociais. O trabalho foi realizado com rigor metodológico científico e aprovado em Comitê de Ética pela Faculdade de Saúde-UnB CAAE:56891516.6.0000.0030. Os resultados retratam a descrição da população idosa participante do GMV, sendo o público atendido com média de idade fixada dentro da faixa etária de 60-70 anos, com baixa escolaridade sendo os maiores índices de ensino fundamental incompleto, com renda mensal familiar entre um recorte significativo de 1 a 3 salários mínimos, com relação à composição e responsabilidade pelo sustento familiar. Pôde-se observar que os idosos não estão vivendo sozinhos ou em situações de abandono familiar, contudo, a maioria significativa dos idosos vem assumindo tarefa de sustento do lar. Dessa forma, evidencia-se que os idosos não estão sozinhos, mas são responsáveis por arcar, muitas vezes de forma integral, a manutenção do lar, constituindo-se como o indivíduo economicamente ativo. Essas categorias escolhidas para análise são justificadas devido à possibilidade de conhecer as dimensões sociais da vida dos idosos que se configuram como campo interventivo do profissional assistente social, que atualmente é o responsável pela coordenação das atividades dos grupos. A metodologia de trabalho com grupos permite a integração de atividades de diversos níveis, espaço de acolhimento e socialização dos idosos, criando um novo espaço para o exercício da cidadania e construção de novos papéis sociais, estimulando a participação social e a vivência dessa faixa etária com dignidade.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).