Enfoques, modelos y líneas emergentes en educación patrimonial: hacia una educación de calidad a través de las artes
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13142Palavras-chave:
heritage education; plastic and visual expression techniques; educational models; bibliometric analysis.Resumo
Enfoques, modelos e linhas emergentes na educação patrimonial: para uma educação de qualidade por meio das artes
As últimas mudanças paradigmáticas na educação patrimonial apontam para a necessidade de participação e experiência subjetiva em projetos educativos e, nos últimos anos, surgiram vários estudos de investigação que apelam à educação visual e plástica e à sua expressão como instrumentos de mediação entre as pessoas e o patrimônio. O objetivo é analisar a produção acadêmica sobre educação patrimonial através do TPV (técnicas plásticas e visuais) em revistas das bases de dados da coleção Web of Science Core (WOS) nos últimos 10 anos (2010-2020). As pesquisas e análises bibliográficas foram realizadas através da análise de indicadores de alto impacto, realizando pesquisas microespecializadas no WOS. Foram aplicadas técnicas bibliométricas para identificar as principais linhas de investigação, tópicos e TPV utilizados. Os dados foram processados com o VOSviewer e uma análise qualitativa aprofundada. Em relação aos resultados, foram observadas quatro abordagens: uma primeira abordagem centrada na comunicação do patrimônio, uma segunda abordagem centrada na utilização de técnicas plásticas como forma de expressão, uma terceira centrada na utilização das TIC como instrumento educativo e uma quarta centrada na relação experimental com o ambiente.
Palavras-chave: educação patrimonial, técnicas de expressão plástica e visual, modelos educativos, análise bibliométrica.
Enfoques, modelos y líneas emergentes en educación patrimonial: hacia una educación de calidad a través de las artes
RESUMEN. Los últimos cambios paradigmáticos en la didáctica del patrimonio apuntan a la necesidad de la participación y la experiencia subjetiva en los diseños educativos y, desde los últimos años, han aparecido diversas investigaciones que apelan a la educación plástica y visual y su expresión como herramientas para la mediación entre las personas y el patrimonio. Se pretende analizar la producción académica sobre educación patrimonial a través de las TPV (técnicas plásticas y visuales) en revistas de las bases de datos de la Web Of Science Core Collection (WOS) en los últimos 10 años (2010-2020). Se realizaron búsquedas y análisis bibliográficos a través de análisis de indicadores de alto impacto, efectuando búsquedas microespecializadas en WOS. Se aplicaron técnicas bibliométricas para identificar las principales líneas de investigación, temáticas y TPV utilizadas. Los datos se procesaron con VOSviewer y un análisis cualitativo en profundidad. En relación con los resultados se han podido observar cuatro enfoques un primer enfoque centrado en la comunicación del patrimonio, un segundo enfoque centrado en el uso de técnicas plásticas como forma de expresión, un tercer enfoque centrado en el uso de las TIC como herramienta educativa y un cuarto enfoque centrado en la relación experiencial con el entorno.
Palabras clave: educación patrimonial, técnicas de expresión plástica y visual, modelos educativos, análisis bibliométrico.
Emerging approaches, models and lines on heritage education: towards a quality education through arts
ABSTRACT. The latest paradigm shifts in heritage didactics focuses to the need of participation and subjective experience in educational designs and, during the last years, several researches have arisen around plastic and visual education and its use as tools for mediation between people and heritage. The aim of this article is to analyze the academic production on heritage education through PVT (plastic and visual techniques) in journals of the Web of Science Core Collection (WOS) databases in the last 10 years (2010-2020). Bibliographic searches and analyses were performed through high-impact indicator analysis, making microspecialized searches in WOS. Bibliometric techniques were applied to identify the main lines of research, topics and PVT. The data were processed with VOSviewer and an in-depth qualitative analysis. In relation to the results, four approaches have been observed: a first approach focused on the communication of heritage, a second one focused on the use of plastic techniques as a form of expression, a third one focused on the use of ICT as an educational tool, and a fourth one focused on the experiential relationship with the environment.
Keywords: heritage education, plastic and visual expression techniques, educational models, bibliometric analysis.
Downloads
Referências
Aerila, J. L., Ronkko M. L., & Gronman, S. (2016). Field Trip to a Historic House Museum with preschoolers: stories and crafts as tools for cultural heritage education. Visitor studies, 19(2), 144-155. https://doi.org/10.1080/10645578.2016.1220187
Alonso-Sanz, A. (2018). Visual narratives of Slovenian local heritage. Revista Sonda. Investigación y docencia en artes y letras, 7, 163-173.
Börner, K., & Polley, D. E. (2014). Visual insights: a practical guide to making sense of data. Cambridge, UK: MIT Press.
Börner, K., Chen, C., & Boyack, K. W. (2003). Visualizing knowledge domains. Annual Review of Information Science and Technology, 37, 179-255.
https://doi.org/10.1002/aris.1440370106
Calaf, R. (2009). Didáctica del Patrimonio: Epistemología, metodología y estudio de casos. Gijón: Trea.
Chen, C., Ibewke, F., & Hou, J. (2010). The structure and dynamics of co-citation clusters: a multiple-perspective co-citation analysis. Journal of the American Society for Information and Technology, 61(7), 1386-1409. https://doi.org/10.1002/asi.21309
Clarembeaux, M. (2010). Film education: memory and heritage. Comunicar, 18(35), 25-32. https://doi.org/10.3916/C35-2010-02-02
Cobo, M. J., López-Herrera, A. G., Herrera-Viedma, E., & Herrera, F. (2011). An approach for detecting, quantifying and visualizing the evolution of a research field: a practical application to the Fuzzy Sets Theory field. Journal of Informetrics, 5(1), 146-166. https://doi.org/10.1016/j.joi.2010.10.002
Cuenca, J. M., & Jiménez-Palacios, R. (2018). Enseñando Historia y Patrimonio a través de los videojuegos: investigación e innovación. Rivista dell’Istituto di Storia dell’Europa Mediterranea, 2, 43-64. https://doi.org/10.7410/1353
Dilli, R., Mamur, N., & Saribas, S. (2017). From de memory spaces of the city to image a project-based learning approach in visual art education. Journal of Qualitative Research in Education, 5(3), 340-368. https://doi.org/10.14689/issn.2148-2624.1.5c3s15m
Duzgun, D., & Gunay. R. M. (2020). An example for the use of Theatre Art in transmission of Cultural Heritage: the play Bir Nefes Dede Korku. Milli Folklor, 127, 101-112.
Dewey, J. (2008). El arte como experiencia. Barcelona: Paidós.
Ferrer-Peris, J., & Colomer-Rubio, J. C. (2019). Educación patrimonial y fotografía estereoscópica: intervención didáctica. Realia, 22, 45-57. https://doi.org/10.7203/realia.22.15342
Fontal, O., Gómez-Redondo, C., & Pérez, S. (2015). Didáctica de las artes visuales en la infancia. Madrid: Paraninfo.
Gómez-Redondo, C. (2013). Procesos de Patrimonialización en el arte contemporáneo. Diseño de un Artefacto educativo para la identización (Tesis Doctoral). Universidad de Valladolid, Valladolid.
Gómez-Redondo, C., & Borghi, B. (2021). El uso de la Expresión Plástica en los museos de Bolonia. Clío, 46, 188-201. https://doi.org/10.26754/ojs_clio/clio.2020465270
Gómez- Redondo, C. Valle, L., & Fontal, O. (2020). Artistic Techniques in Heritage Education: An exploratory SHEO-Based Study. International Journal of Art & Design Education, 40(1), 35-5. https://doi.org/10.1111/jade.12332
Gutiérrez, R. (2012). Artistic education and communication of the Heritage. Arte, Individuo y Sociedad, 24(2), 283-299. https://doi.org/10.5209/rev_ARIS.2012.v24.n2.39035
Kilicaslan, H., & Aktumsek, H. (2020). The creative drama method in cultural heritage education: Bursa Grand Mosque. Muzeologia a Kulturne Dedicstvo-Museology and Cultural Heritage, 8(1), 5-17.
Kokko, S., & Dillon, P. (2016). Engaging trainee teachers with crafts and cultural heritage. Journal of Education Through Art, 12(1), 21-37.
https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1854
Marañón, R. (2018). Eno-culture and identity: the installation as a new methodology in artistic research and heritage education, Athenea Digital, 18(1), 431-450. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1854
Marín-Cepeda, S. (2017). Patrimonio en conserva. Los vínculos identitarios como clave de aprendizaje en el grado de Magisterio. MIDAS, Museos e Estudos Interdisciplinares, 8, 1-16. https://doi.org/10.4000/midas.1317
Marín-Cepeda, S. (2021). Definición del Modelo Vincular En Educación Artística. Procesos educativos y creativos basados en los vínculos. In Buzón-García, O., Romero-García, C., & Verdú, A. (Orgs.). Innovaciones metodológicas con TIC en Educación (pp. 2135-2151). Madrid: Dykinson.
Ott, M., Dagnino, F., & Pozzi, F. (2020). Intangible Cultural Heritage: towards collaborative planning of educational interventions. Computers in Human Behavior, 51, 1314-1319. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.11.039
Perales, V. (2015). Reflexiones de una retratista de gorilas. In Puleo, A. (Org). Ecología y género en diálogo interdisciplinar (pp. 81-100). Madrid: Plaza y Valdés.
Reyes Sánchez, G. M., G. A., Díaz Flórez, J. A., Dueñas Suaterna, & Bernal Acosta, A. (2016). ¿Educación de calidad o calidad de la educación? Uno de los Objetivos de Desarrollo Sostenible y el camino para el desarrollo humano. Revista de la Universidad de La Salle, 71, 251-272.
Rizviic, S., Boskovic, D., Okanovic, V., et. al. (2019). Interactive digital storytelling: brinding cultural heritage in a classroom. Journal of Computers in Education, 6(1), 146-166. https://doi.org/10.1007/s40692-018-0128-7
Rodríguez-Medina, J., Gómez-Carrasco, C. J., López-Facal, R., & Miralles-Martínez, P. (2020). Tendencias emergentes en la producción académica de educación histórica. Revista de Educación, 389, 211-235.
Semedo, A. (2015). Los objetos performativos como herramientas de aprendizaje en formación de los profesionales de los museos. In Fontal, O., Ceballos, S., & Ibáñez-Etxeberria, A. (Orgs). Educación y patrimonio. Visiones caleidoscópicas (pp-121-135). Gijón: Trea.
Turtkcan, B. (2019). Cultural Heritage Studies through Art Education: An instructional application in the ancient city of Aizanoi. Eurasian Journal of Educational Reseach, 83, 29-56. https://doi.org/10.14689/ejer.2019.83.2
Van Eck, N. J., & Waltman, L. (2010). Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, 84(2), 523-538.
https://doi.org/10.1007/s11192-009-0146-3
Van Eck, N. J., & Waltman, L. (2013.) VOSviewer manual. Universiteis Leiden: Leiden.
Vicent, N., Rivero, P., & Feliú, M. (2015). Arqueología y tecnologías digitales en Educación Patrimonial. Educatio Siglo XXI, 33(1), 83-102. https://doi.org/10.6018/j/222511
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).