v. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication

					Visualizar v. 6 (2021): Publicação Contínua / Continuous Publication
Publicado: 2021-01-26

Editorial

  • Educação do Campo, ensino e pesquisa no contexto da Pandemia da COVID-19

    Gustavo Cunha de Araújo, Cícero da Silva
    e13702
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13702

Artigo Especial / Special Article

Artigos / Articles / Artículos

Ensaios / Essays

  • A Docência na Educação do Campo no contexto da COVID-19

    Juliana Crespo Lopes, Gabriela Fernandes Chaves Lira, Nicolly Papacidero Magrin, Débora da Silva Noal, Marina Thuane Melo da Silva
    e12413
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12413

Resenhas / Reviews

Dossiê Temático: Artes e Educação do Campo

  • Artes e Educação do Campo: Emancipação, Diversidade e Pedagogias Outras

    Cássia Ferreira Miranda, Anderson Brasil, Celso Luiz Prudente
    e13130
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13130
  • Representações duais do rural na cinematografia brasileira: implicações para a educação

    José Leite dos Santos Neto, Afrânio Mendes Catani
    e12247
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12247
  • Negacionismo ambiental em O segredo do Bonzo a partir das leituras de imaginário, real e ilusão em Clément Rosset

    Rogério de Almeida, Caio Chung Micca
    e12349
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12349
  • A música e seu ensino: pedagogias invisíveis, outras janelas para o mundo

    Anderson Brasil, Celso Luiz Prudente
    e12323
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12323
  • Práticas artísticas no campo: A luta como categoria pedagógica para a transformação social

    Cristiene Adriana da Silva Carvalho, Maria Isabel Antunes-Rocha
    e12368
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12368
  • O Cinema e sua dimensão estético-pedagógica: Bacurau e a Lógica Exúlica

    Ana Vitória Luiz e Silva Prudente, Ellen de Lima Souza
    e12372
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12372
  • Sala Odeon: Contribuições para a História do Cinema na Amazônia - A recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX

    Ana Cláudia da Cruz Melo, Carmen Lucia Souza da Silva, Felipe Giuseppe de Albuquerque Gracio
    e12386
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12386
  • 2001-2021, duas décadas da Brigada Nacional de Teatro do MST Patativa do Assaré: ressonâncias, desafios e interfaces com o trabalho teatral da Educação do Campo

    Rafael Litvin Villas-Boas
    e12410
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12410
  • Narrativas entrelaçadas no ensino superior - Como nos constituímos enquanto comunidade e produzimos colaborativamente conhecimento emancipatório sobre investigação baseada em artes?

    Ana Serra Rocha, Ana Paula Caetano, Ana Luisa Paz
    e12458
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12458
  • Relações étnico-raciais: construção da dimensão pedagógica do cinema negro e a afirmação positiva da africanidade

    Celso Luiz Prudente, João Paulo Pinto Có, Paulo Morais-Alexandre
    e12474
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12474
  • Educación intercultural y teatro: un aporte desde la experiencia peruana

    Rodrigo Benza Guerra, Fidel Tubino Arias Schreiber
    e12472
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12472
  • Educação musical e projetos sociais: discutindo a relação entre música, pertencimento e demandas sociais em dois países

    Elisama da Silva Gonçalves Santos, Anderson Brasil
    e12479
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12479
  • Experiências educacionais africanas na diáspora e experiências afrodiaspóricas na educação: diálogo de saberes desde as práticas culturais

    Luan Sodré de Souza, Marcos dos Santos, Valnei Souza Santos
    e12480
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12480
  • Práticas e saberes no ensino público superior no Recôncavo baiano

    Francisca Helena Marques, Jorge Luis Ribeiro de Vasconcelos, Sólon Mendes
    e12486
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12486
  • Artes e Educação do Campo: reflexões sobre a LEDOC da UFT/UFNT

    Rosa Adelina Sampaio Oliveira, Cassia Ferreira Miranda, Gustavo Cunha de Araujo
    e13126
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13126

Dossiê Temático: Educación en contextos rurales y la Psicología Rural

Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil

DOSSIÊ: GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA CRISE DA COVID-19

  • Gestão da Educação Municipal na crise da COVID-19: diretrizes, regulação e processo formativo materializados pela Rede ColaborAção Tocantins

    Rosilene Lagares, Roberto Francisco de Carvalho, Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito, Carlos Roberto Jamil Cury
    e13652
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.13652
  • Autonomia federativa, sistemas municipais de ensino/educação: impactos para a educação no Tocantins

    Carlos Roberto Jamil Cury, Rosilene Lagares, Ítalo Bruno Paiva Gonçalves
    e13425
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13425
  • Acompanhamento e avaliação aos municípios: a perspectiva do sistema articulado de educação

    Lêda Lira Costa Barbosa, Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito, Edna de Jesus Vieira
    e13377
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13377
  • Gestão da educação municipal nos sistemas e redes de ensino/educação tocantinenses: desafios na garantia do direito educacional no período da pandemia

    Rute Soares Rodrigues, Idemar Vizolli , Maria Solange Rodrigues de Sousa , Meire Lúcia Andrade da Silva
    e13332
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13332
  • O Financiamento da Educação Infantil nos municípios da região do Jalapão – Tocantins: (in)capacidades e desigualdades no atendimento da meta 1 do PNE/PME

    Alexandre Oliveira da Silva, Juciley Silva Evangelista Freire
    e13415
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13415
  • Educação Municipal no Tocantins: institucionalização orgânica dos sistemas, redes e escolas

    Rosilene Lagares, Ítalo Bruno Paiva Gonçalves , Maria Solange Rodrigues de Sousa
    e13373
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13373
  • Conselho Municipal de Educação e planejamento participativo: mecanismos de efetivação da gestão dos sistemas e escolas

    Roberto Francisco de Carvalho, Rute Soares Rodrigues, Ana Cléia Gomes da Silva
    e13312
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13312
  • Fóruns de Educação: resistências, limites e possibilidades de atuação no contexto da Pandemia da COVID-19

    Cleivane Reis, Cleidiana Parente
    e13403
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13403
  • Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico: trilhas da práxis formativa

    Adaires Rodrigues de Sousa, Meire Lúcia Andrade da Silva, Lêda Lira Costa Barbosa, Aline Fagner de Carvalho e Costa
    e13474
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13474
  • A gestão democrática nos sistemas de ensino: a experiência das Conferências Municipais de Educação e da Rede de Colaboração Tocantins no século XXI

    Greice Quele Mesquita Almeida, Leonardo Victor dos Santos, Alberto Damasceno
    e13424
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13424
  • Avaliação, monitoramento e acompanhamento do processo formativo na RCT: aspectos teórico-práticos e operacionais

    Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito, Adaires Rodrigues de Sousa, Roberto Francisco de Carvalho
    e13296
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13296
  • Tensionamentos na reorganização curricular da educação municipal tocantinense em tempos de Pandemia

    Elaine Aires Nunes, Idemar Vizolli, Leonardo Victor dos Santos
    e13417
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13417

Dossiê: Factores asociados a los logros académicos en los contextos rurales

Política Editorial / Editorial Policy

Diretrizes e Normas para Publicação / Guidelines and Instructions for Authors

Nominata de Avaliadores ad hoc / Reviewers and Referees