Educação musical e projetos sociais: discutindo a relação entre música, pertencimento e demandas sociais em dois países
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12479Palavras-chave:
Music Education, Social Projects, Sense of Belonging, Social TransformationResumo
Os projetos sociais em música são uma temática sobremodo hodierna no campo da Educação Musical. Devido a pujança do tema aqui discutido, é indicada a dilatação do objeto aprender e ensinar música para além das feições do contexto social em que esses projetos sociomusicais estão inseridos. Desta maneira, busca-se alcançar um olhar ampliado para as vivências em música oferecidas em projetos sociais não só no Brasil, mas também em contextos com refugiados oriundos de países em situações de guerra. Aqui são protagonizadas vivências em projetos sociomusicais no estado de Dakota do Norte, nos Estados Unidos. Por meio de diálogos com teóricos da Educação Musical busca-se trazer à reflexão a temática dos refugiados de países em guerra, o sentimento de pertencimento e o papel da educação musical em comunidades frente as demandas que perpassam os aspectos musicais.
Palavras-chave: educação musical, projetos sociais, sentimento de pertencimento, transformação social.
Music education and social projects: discussing the relationship between music, belonging, and social demands in two countries
ABSTRACT. The social projects in music are a modern topic in the field of music education. Due to the importance of the point provided here, it is indicated the expansion of the object learning and teaching music beyond the aspects of social context in which these music social projects are inserted. Therefore, we seek to achieve an expanded look at the musical experiences offered in social projects not only in Brazil, but also in contexts with refugees originally from countries at war. In this article, we also illustrate experiences in social projects located in North Dakota, in the United States. Through dialogues with researchers of music education, we seek to reflect on the situation of refugees from countries at war, the sense of belonging, and the role of music education in communities in relation to the demands that permeate the musical aspects.
Keywords: music education, social projects, sense of belonging, social transformation.
Educación musical y proyectos sociales: discutiendo la relación entre música, pertenencia y demandas sociales en dos países
RESUMEN. Los proyectos sociales en la música son un tema muy hodierna en el campo de la Educación Musical. Debido a la fuerza de tema que aquí se aporta, se indica la ampliación del objeto de aprendizaje y enseñanza de la música más allá de las características del contexto social en el que se insertan estos proyectos socio-musicales. Así, se busca lograr una mirada más amplia sobre las experiencias en música ofrecidas en proyectos sociales no sólo en Brasil, sino también en contextos con refugiados de países en situación de guerra. Aquí nos centramos en las experiencias de proyectos socio musicales en el estado de Dakota del Norte, en Estados Unidos. A través de diálogos con teóricos de la educación musical, pretendemos hacer reflexionar sobre el tema de los refugiados de países en guerra, el sentimiento de pertenencia y el papel de la educación musical en comunidades frente a las demandas que impregnan los aspectos musicales.
Palabras clave: educación musical, proyectos sociales, sentimiento de pertenencia, transformación social.
Downloads
Referências
Athayde, C. (2011). Dez anos fazendo do nosso jeito. Rio de Janeiro. Ed. Daijo.
Bartholo, R. et al. (2014). Tecido urbano, dinâmicas e periferias. In Barbosa, J. L., & Silva, M. B. (Orgs.). Oeste Carioca (pp. 30-44). Rio de Janeiro: Observatório de Favelas.
Bossé, M. L. (2004). As questões de identidade em geografia cultural – algumas concepções contemporâneas. In Corrêa, R. L., & Rosendahl (Orgs.). Paisagens, textos e identidade (pp. 221-232). Rio de Janeiro: Editora UERJ.
Brasil, A. (2014). Batucando aqui vou trabalhando ali. Os usos da aprendizagem musical em um projeto social em Salvador – Bahia (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Brasil, A. (2019). Música e periferia: o sonho e o real em um mundo negro chamado Bahia. Curitiba: APPRIS.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília.
Davis, A. (2016). Mulheres, Classe e Raça. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo, Boitempo.
Gohn, M. G. M. (2000). 500 anos de lutas sociais no brasil: movimentos sociais, ongs e terceiro setor. Revista Mediações, 5(1), 11-40. https://doi.org/10.5433/2176-6665.2000v5n1p11
Gohn, M. G. M. (2003). História dos Movimentos e Lutas Sociais. A construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Loyola.
Gohn, M. G. M. (2010). Educação não formal e o educador social: Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez.
Gohn, M. G. M. (2011). Teorias dos movimentos sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola.
Jabrhamdan, S. (2018). Teaching Music to Immigrant and Refugee Students in American Music Classrooms (Master's Thesis). State University of New York, Nova York.
Kleber, M. O. (2006). A prática de educação musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Mauss, M. (1974). Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In Mauss, M. (Org.). Sociologia e antropologia (pp. 183-314). São Paulo: Edusp.
Meirelles, R., & Athayde, C. (2014). Um país chamado favela: a maior pesquisa já feita sobre favela brasileira. São Paulo: Edita Gente.
Ricoeur, P. (2006). O percurso do reconhecimento. São Paulo: Loyola.
Ricoeur, P. (2007) Memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp.
Santos, M. (2008). A urbanização brasileira. São Paulo: EDUSP.
Santos, E. S. G. (2014). Educação musical em projetos sociais: os saberes docentes em ação (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Vieira, E. A. (1998). O Estado e a sociedade civil perante o ECA e a LOAS. Serviço Social & Sociedade, 19(56), 9-22.
Wood, K. E. (2010). Music as Refuge: Cultural Integration and Healing in the Lives of Refugees Living in Prospect Park (Master's Thesis). Florida State University, Tallahassee.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).