Práticas e saberes no ensino público superior no Recôncavo baiano

Autores

  • Francisca Helena Marques Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Jorge Luis Ribeiro de Vasconcelos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Sólon Mendes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0002-5215-6440

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12486

Palavras-chave:

Education, Dialogy, Educational Practices

Resumo

Apresentaremos neste artigo três recortes de atividades relacionadas ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB), através da atuação de três docentes do referido Centro (Francisca Helena Marques, Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos e Sólon de Albuquerque Mendes). Todas as atividades têm em comum a preocupação com o processo de interiorização do ensino público superior e a inserção dos saberes do meio rural articulados através de ensino, pesquisa e extensão. Vale ressaltar que o CECULT possui muitos discentes oriundos de comunidades rurais dos municípios do Recôncavo Baiano, sendo oportuno nos debruçarmos sobre estas práticas e trocas de saberes que ocorrem no processo de interiorização do ensino público superior. Adotamos uma abordagem metodológica mista, envolvendo aspectos da pesquisa experimental, bibliográfica, fenomenológica, qualitativa, quantitativa.  Em relação aos resultados, podemos observar mais de perto o perfil dos nossos discentes, e através disto, construir uma relação mais dialógica entre educadores e educandos.

Palavras-chave: educação, música popular, práticas educativas.

 

Practices and knowledge in public higher education in the Bahia Recôncavo       

ABSTRACT. In this article we will present three excerpts of the activities related to the Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB), through the performance of three professors of this Center (Francisca Helena Marques, Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos and Solon de Albuquerque Mendes). All the activities have in common the concern for the process of bringing public higher education to the interior of the country and the insertion of knowledge from the rural environment, articulated through teaching, research and extension. It is noteworthy that CECULT has many students from rural communities in the municipalities of Recôncavo Baiano, and it is appropriate to deepen these practices and exchanges of knowledge that occur in the process of internalization of public higher education. We adopt a mixed methodological approach, involving aspects of experimental, bibliographical, phenomenological, qualitative, quantitative research. Regarding the results, we can observe more closely the profile of four students, and through this, build a more dialogic relationship between educators and students.

Keywords: education, popular music, educational practices.

 

Prácticas y conocimientos en la educación superior pública en el Recôncavo de Bahia

RESUMEN. En este artículo presentaremos tres extractos de las actividades relacionadas con el Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB), a través de la actuación de tres profesores de ese Centro (Francisca Helena Marques, Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos y Solon de Albuquerque Mendes). Todas las actividades tienen en común la preocupación por el proceso de llevar al interior del país la educación superior pública y la inserción de saberes del medio rural, articulados a través de la docencia, la investigación y la extensión. Es de destacar que CECULT tiene muchos estudiantes de comunidades rurales en los municipios de Recôncavo Baiano, y es oportuno profundizar en estas prácticas e intercambios de conocimiento que se dan en el proceso de interiorización de la educación superior pública. We adopt a mixed methodological approach, involving aspects of experimental, bibliographical, phenomenological, qualitative, quantitative research. Regarding the results, we can observe more closely the profile o four students, and through this, build a more dialogic relationship between educators and students.

Palabras clave: educación, música popular, practicas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Helena Marques, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora e pesquisadora da música e da cultura brasileira, em especial a do Recôncavo baiano onde reside, Francisca atua na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT). Também é colaboradora no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e no Mestrado Profissional de História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Esteve à frente do Núcleo de Memória e Documentação do Recôncavo (NUDOC/UFRB) entre 2015 e 2021. Desde 2003 coordena o Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA/Recôncavo), um espaço comunitário e de estudos dentro da Universidade - programa de extensão (CECULT/PROEXT) e grupo de pesquisa (UFRB/CNPq). Seu trabalho é todo voltado à pesquisa engajada, gênero, documentação audiovisual, (etno)musicologias, produção de produtos pedagógicos, audiovisuais e arquivos.

Jorge Luis Ribeiro de Vasconcelos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professor adjunto do CECULT UFRB em Santo Amaro, BA. Graduado em Música Popular, Mestre em Artes e Doutor em Música, todos pela UNICAMP. Concluiu recentemente seu pós-doutorado no LISA FFLCH USP. Mantém produção artística musical como Jorge Lampa, atuando em gravações e apresentações musicais como cantautor, cantador e cantator e violonista.

Sólon Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professor de Arranjo e Composição, nível Adjunto II da UFRB, lotado no CECULT .Possui graduação em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2009), graduação em Música Bacharelado Em Instrumento pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), graduação em Licenciatura Em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Teoria e Criação - UFPR (2009) e doutorado em composição musical pela UFBA (2014).

Referências

Abib, P. R. J. (Org). (2013). Mestres e capoeiras famosos da Bahia. Salvador: EDUFBA.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Bembé do Mercado. Página de site. Recuperado de: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1958. Acesso em 12 jun. 2021

Brasil. Ministério da Educação (2020). Universidade Federal de Minas Gerais. Resolução Complementar No 01/2020, de 28 de Maio de 2020.

UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Site institucional. Recuperado de: https://unilab.edu.br/2021/02/22/unilab-aprova-certificacao-do-notorio-saber-em-artes-oficios-e-cosmologias-tradicionais/. Acesso em 10/05/2021.

Carvalho, J. J., Cohen, L. B., Correa, A. F., & Chada, S. (2016). O Encontro de Saberes como uma contribuição à etnomusicologia e à educação musical. In Lühning, A., & Tugny, R. P. (Orgs.). Etnomusicologia no Brasil (s./p.). Salvador: EDUFBA. https://doi.org/10.7476/9788523218805.0008

Carvalho, J. J. (2020). Encontro de saberes, descolonização e transdisciplinaridade: três conferências introdutórias. In Tugny, R. P., & Gonçalves, G. (Orgs.). Universidade popular e encontro de saberes (s./p.). Salvador: EDUFBA; Brasília: Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa - UNB.

Castro, M. A. M. (2019). Nossos mestres, nossa cultura (capoeira de Santo Amaro – BA). Santo Amaro: Edição do autor.

Costa, M. L., & Cabral, C. L. O. (2016). Da Educação Rural à Educação do Campo: uma luta de superação epistemológica/paradigmática. Revista Brasileira de Educação do Campo, 1(2), 177-203. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p177.

Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17a edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra.

Freire, P. (1997). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (2007). Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Paz e Terra.

Giumbelli, E. (2003). Para além do "trabalho de campo": reflexões supostamente malinowskianas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 17(48) 91-107. https://doi.org/10.1590/S0102-69092002000100007

Lima, P. C. (2014). Teoria e Prática do Compor II: Diálogos de invenção e ensino.

Edufba, Salvador, 2014.

Magalhães Filho, P. A. (2012). Jogo de discursos: a disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola. Salvador: EDUFBA.

Maia, M. (2018). Museus brasileiros e a hiperconectividade: a experiência com a plataforma Tainacan no acesso ao patrimônio Afro-digital. Revista Museu. Recuperado de: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/artigos/18-de-maio/18-maio-2018/4751-museus-brasileiros-e-a-hiperconectividade-a-experiencia-com-a-plataforma-tainacan-no-acesso-ao-patrimonio-afro-digital.html

Marques, F., & Veiga, M. (2007). Being Young Digital Creators: a practical booklet for educators. UNESCO.

Motte, D. (1991). Contrapunto. Milano: Ricordi.

Ramos, J. (2011). O semeador de orquestras – História de um maestro abolicionista. Salvador: Solisluna Editora.

Seeger, A. (2004). Etnografia da música. Trad. Giovanni Cirino. Revista do Núcleo de Estudos de Som e Música em Antropologia da FFLCH/USP, n. 1.

Silva, V. G. (2000). O antropólogo e sua magia: Trabalho de Campo e Texto Etnográfico nas pesquisas antropológicas sobre religiões afro-brasileiras. São Paulo: Edusp.

Zonzon, C. N. (2017). Nas rodas da capoeira e da vida: corpo, experiência e tradição. Salvador: EDUFBA. https://doi.org/10.7476/9788523220334

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Marques, F. H., Ribeiro de Vasconcelos, J. L., & Mendes, S. (2021). Práticas e saberes no ensino público superior no Recôncavo baiano. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12486. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12486

Edição

Seção

Dossiê Temático: Artes e Educação do Campo