Prácticas y conocimientos en la educación superior pública en el Recôncavo de Bahia

Autores/as

  • Francisca Helena Marques Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Jorge Luis Ribeiro de Vasconcelos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Sólon Mendes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0002-5215-6440

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12486

Palabras clave:

Educación, Dialogia, Practicas Educativas

Resumen

RESUMEN. En este artículo presentaremos tres extractos de las actividades relacionadas con el Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB), a través de la actuación de tres profesores de ese Centro (Francisca Helena Marques, Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos y Solon de Albuquerque Mendes). Todas las actividades tienen en común la preocupación por el proceso de llevar al interior del país la educación superior pública y la inserción de saberes del medio rural, articulados a través de la docencia, la investigación y la extensión. Es de destacar que CECULT tiene muchos estudiantes de comunidades rurales en los municipios de Recôncavo Baiano, y es oportuno profundizar en estas prácticas e intercambios de conocimiento que se dan en el proceso de interiorización de la educación superior pública. We adopt a mixed methodological approach, involving aspects of experimental, bibliographical, phenomenological, qualitative, quantitative research. Regarding the results, we can observe more closely the profile o four students, and through this, build a more dialogic relationship between educators and students.

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Biografía del autor/a

Francisca Helena Marques, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora e pesquisadora da música e da cultura brasileira, em especial a do Recôncavo baiano onde reside, Francisca atua na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT). Também é colaboradora no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e no Mestrado Profissional de História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Esteve à frente do Núcleo de Memória e Documentação do Recôncavo (NUDOC/UFRB) entre 2015 e 2021. Desde 2003 coordena o Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA/Recôncavo), um espaço comunitário e de estudos dentro da Universidade - programa de extensão (CECULT/PROEXT) e grupo de pesquisa (UFRB/CNPq). Seu trabalho é todo voltado à pesquisa engajada, gênero, documentação audiovisual, (etno)musicologias, produção de produtos pedagógicos, audiovisuais e arquivos.

Jorge Luis Ribeiro de Vasconcelos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professor adjunto do CECULT UFRB em Santo Amaro, BA. Graduado em Música Popular, Mestre em Artes e Doutor em Música, todos pela UNICAMP. Concluiu recentemente seu pós-doutorado no LISA FFLCH USP. Mantém produção artística musical como Jorge Lampa, atuando em gravações e apresentações musicais como cantautor, cantador e cantator e violonista.

Sólon Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professor de Arranjo e Composição, nível Adjunto II da UFRB, lotado no CECULT .Possui graduação em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2009), graduação em Música Bacharelado Em Instrumento pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), graduação em Licenciatura Em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Teoria e Criação - UFPR (2009) e doutorado em composição musical pela UFBA (2014).

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Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Marques, F. H., Ribeiro de Vasconcelos, J. L., & Mendes, S. (2021). Prácticas y conocimientos en la educación superior pública en el Recôncavo de Bahia. Revista Brasileña De Educación Rural, 6, e12486. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12486

Número

Sección

NÚMERO ESPECIAL: Artes y Educación Rural