O processo formativo: história, memória e trajetória de egressos/as do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima (LEDUCARR/UFRR)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13004Resumo
Este estudo tem como objeto a trajetória formativa de egressos/as do curso de Licenciatura em Educação do Campo de Roraima da Universidade Federal de Roraima (LEDUCARR/URR). O objetivo central foi identificar os desafios da profissão docente sob a perspectiva desses sujeitos, a partir de sua experiência formativa no referido curso. A pesquisa adotou como instrumento para a coleta de dados a entrevista (com 16 egressos/as), baseada no método da história oral (Thompson, 1998). A análise, de caráter qualitativo, estruturou-se a partir das categorias: o percurso formativo e a profissão docente. As vozes dos/as egressos/as revelaram a importância da LEDUCARR como efetivação de políticas públicas para a formação, em nível superior, dos sujeitos do campo, o que se constituía um sonho para maioria dos/as respondentes da pesquisa. Além disso, expuseram as dificuldades encontradas para conseguirem uma vaga para atuar nas escolas do campo. Para maioria dos/as entrevistados/as, a falta de reconhecimento do curso pelas entidades governamentais compromete incide sobre a oferta de vagas em seletivos e concursos públicos. Assim, o presente trabalho tem em vista a ampliação do debate sobre as propostas para a Educação do Campo.
Palavras-chave: formação docente, políticas públicas, educação do campo, história oral.
The formative process: history, memory and path of LEDUCARR/UFRR graduates
ABSTRACT. The object of this study is the formative trajectory of graduates of the Degree Course in Rural Education at the Federal University of Roraima. The main objective was to identify the challenges of the teaching profession from the perspective of these subjects, based on their formative experience in that course. The research adopted as an instrument for data collection the interview (with 16 graduates), based on the oral history method (Thompson, 1998). The analysis, of a qualitative nature, was structured from the categories: the training path and the teaching profession. The voices of the graduates revealed the importance of this course as an implementation of public policies for the training, at a higher level, of field subjects, which was a dream for most of the survey respondents. In addition, they exposed the difficulties encountered in getting a place to work in rural schools. For most interviewees, the lack of recognition of the course by government entities affects the offer of places in selective and public examinations. Thus, this work aims to expand the debate on proposals for Rural Education.
Keywords: teacher training, public policies, rural education.
El proceso formativo: historia, memoria y trayectoria de los ex alumnos del Curso de Licenciatura en Educación Rural de la Universidad Federal de Roraima (LEDUCARR/UFRR)
RESUMEN. El objeto de este estudio es la trayectoria formativa de los egresados de la Licenciatura en Educación en el Campo de Roraima de la Universidad Federal de Roraima (LEDUCARR/UFRR). El objetivo principal fue identificar los desafíos de la profesión docente desde la perspectiva de estos sujetos, a partir de su experiencia formativa en dicho curso. La investigación adoptó como instrumento de recolección de datos la entrevista (con 16 egresados), basada en el método de historia oral (Thompson, 1998). El análisis, de carácter cualitativo, se estructuró a partir de las categorías: trayectoria formativa y profesión docente. Las voces de los egresados revelaron la importancia de LEDUCARR como una implementación de políticas públicas para la formación, a un nivel superior, de las asignaturas de campo, lo que era un sueño para la mayoría de los encuestados. Además, expusieron las dificultades encontradas para conseguir un lugar para trabajar en las escuelas rurales. Para la mayoría de los entrevistados, la falta de reconocimiento del curso por parte de las entidades gubernamentales afecta la oferta de plazas en exámenes selectivos y públicos. Así, este trabajo tiene como objetivo ampliar el debate sobre propuestas de Educación Rural.
Palabras clave: formación docente, políticas públicas, educación rural, historia oral.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (1999). Educação básica e movimentos sociais. Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo. Brasília, DF: Coleção Por uma educação básica do campo, v. 2.
Caldart, R. S. (2000). Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis: Editora Vozes.
Caldart, R. S. (2004). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma Educação do Campo (s./p.). Petrópolis: Vozes.
Delors, J. (2012). Prefácio. Delors, J. et al. Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Edital de convocação nº 09 (29 de abril de 2009). Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/edital_procampo_20092.pdf.
Freire, P. (2013). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46. ed. São Paulo: Paz e Terra.
Fragoso, M. B. (2000). Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola (resenha). Rev. Bras. Educ. (15). https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000300011
Minayo, M. C. S. (2012). Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3), 621-626. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
Silva, A. M. (2014). Educação do Campo: uma breve (re)construção Epistemológica. In Lima, E. S. L., & Silva, A, M. (Orgs.). Diálogos sobre Educação do Campo (s./p). 2. ed. Teresinha: EDUFPI.
Thompson, P. (1998). A voz do passado: História Oral. 2. edição. São Paulo: Paz e Terra.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).