Egressos da Educação do Campo nas Ciências da Natureza: perfil socioeconômico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7750

Resumo

O Programa Nacional de Educação do Campo – PROCAMPO, lançado em 2012, buscou estabelecer um conjunto de ações articuladas para melhor atender a educação de regiões rurais do país a partir de uma formação docente ajustada a tal demanda. Nesse contexto, o presente estudo buscou conhecer o perfil socioeconômico de egressos em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, e que obtiveram o título de licenciados pela UFERSA, UFGD, UFTM E UFFS entre o período de 2014 a 2018. Os resultados apontam que 66,67% dos egressos são do sexo feminino; 57,14% são autodeclarados brancos; apresentam faixa etária média de 32,5 anos; 43% são casados; e apresentam renda familiar de 2 salários mínimos (33%). As Licenciaturas em Educação do Campo apresentam desafios como a diminuição da taxa de evasão/trancamentos, garantia aos excluídos do sistema de ensino o direito à permanência e conclusão de seu curso superior. Como é sabido a precarização e demérito da profissão docente em nosso país é geral, contudo, é acentuada e claramente desvelada nos professores do campo.

Palavras-chave: egressos, educação do campo, formação docente, ciências da natureza, perfil socioeconômico.

 

Graduates of Rural Education in Natural Sciences: Socioeconomic profile

ABSTRACT. The National Program of Rural Education (Programa Nacional de Educação no Campo - PROCAMPO), initiated in 2012, sought to establish an ensemble of articulated actions in order to improve the quality of education in rural areas of the country by adjusting teacher trainings to such demand. In that context, this paper aims to investigate the socioeconomic profile of graduates in Rural Education with focus on Natural Sciences who got their degrees from UFERSA, UFGD, UFTM and UFFS between 2014 and 2018. The results show that 66.67% of the graduates are female; 57.14% are self-declared Caucasian; aged 32.5 years old, on average; 43% are married; and their average family income is 2 minimum wages (33%). The courses on Rural Education present challenges such as decreasing the dropout/Leave of Absence rates, and guaranteeing that those who were banned from the educational system have the right to continue and finish their higher-education courses. As it is known, the precarization and belittling of the teaching career is generalized in Brazil, but that reality is even more starkly evident in Rural Education.

Keywords: graduates, rural education, teacher training, natural sciences, socioeconomic profile.

 

Graduado de Educación de Campo en Ciencias Naturales: perfil socioeconómico

RESUMEN. El Programa Nacional de Educación sobre el Campo - PROCAMPO, lanzado en 2012, buscó establecer un conjunto de acciones articuladas para servir mejor a la educación de las regiones rurales del país basadas en la capacitación docente ajustada a dicha demanda. En este contexto, el presente estudio buscó conocer el perfil socioeconómico de los graduados en Educación Rural con calificación en Ciencias Naturales, y quienes obtuvieron el título de graduados de UFERSA, UFGD, UFTM y UFFS de 2014 a 2018. Los resultados muestran que el 66.67% de los graduados son mujeres; 57.14% se declaran blancos; edad promedio actual de 32.5 años; 43% están casados; y tener un ingreso familiar de 2 salarios mínimos (33%). Los títulos de licenciatura en educación rural presentan desafíos tales como la disminución de la tasa de deserción / bloqueo, garantizando a los excluidos del sistema educativo el derecho a quedarse y completar su título universitario. Como se sabe, la precariedad y el demérito de la profesión docente en nuestro país es general, sin embargo, se acentúa y se revela claramente en los maestros del campo.

Palabras clave: graduados, educación de campo, formación docente, ciencias naturales, perfil socioeconómico.

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Biografia do Autor

Juliano da Silva Martins de Almeida, Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima - UFRR

Professor EBTT de Química na Escola Agrotécnica da UFRR. Doutor e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pós-doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Bolsista PNPD-CAPES (2018-2019). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Interdisciplinar e Tecnológica – GEPEITEC

Wender Faleiro, Universidade Federal de Catalão - UFCat

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Catalão. Biólogo; Pedagogo; mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e Doutorado em Educação pela UFU. Pós Doutor em Educação pela PUC-GO. Líder-fundador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC/UFCAT-CNPq.

Welson Barbosa Santos, Universidade Federal de Goiás – UFG

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás – UFG, Regional Goiás, no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Graduado em Ciências Biológicas e Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Pós Doutor em Educação pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP).

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Publicado

2021-01-26

Como Citar

Silva Martins de Almeida, J. da ., Faleiro, W., & Barbosa Santos, W. (2021). Egressos da Educação do Campo nas Ciências da Natureza: perfil socioeconômico. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e7750. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7750

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