v. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication

					Visualizar v. 8 (2023): Publicação Contínua / Continuous Publication
Publicado: 2023-03-11

Artigos / Articles / Artículos

  • As contribuições dos projetos didáticos para o ensino de Ciências Naturais em escola do campo

    Raimunda Alves Melo Alves Melo, Antonia Dalva França-Carvalho, Weslley Alves
    e15450
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15450
  • Educação Ambiental em Comunidades Tradicionais Rurais da Região Sul do Rio Grande do Sul

    Ottoni Marques Moura de Leon, Karine Ferreira Sanchez, Maiara Moraes Costa, Diuliana Leandro, Larissa Medianeira Bolzan, Fábio Andre Mayer
    e14924
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14924
  • O Ensino da Matemática no contexto da Educação do Campo: limites e possibilidades

    Gasiele Leal Martins, Sueli Fanizzi
    e15983
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15983
  • Acesso ao crédito rural e gênero: uma análise do processo de aquisição do PRONAF Mulher no Assentamento Normandia em Caruaru - PE

    Amanda da Cruz Cavalcante, Rodolfo Araújo de Moraes Filho
    e14939
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14939
  • Inclusão de Alimentos da Agricultura Familiar no PNAE: Análise dos Desafios e Possibilidades por meio de uma Ferramenta Problematizadora

    Bianca da Conceição Cabral, Cleice da Luz Vidal, Paula Valente Leão, Ivanira Amaral Dias, Andréa das Graças Ferreira Frazão
    e14676
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14676
  • Impacto de las acciones ejecutadas en la publicación de artículos científicos en un campus universitario cubano

    Raquel de la Cruz, Tamara Jiménez Padilla, Onelia Guevara Reyes
    e15406
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15406
  • A construção da Educação do Campo como política pública para a rede de ensino no Distrito Federal: dos pressupostos teóricos e metodológicos aos marcos normativos

    Maria Lucimar Matos de Lucena, Mônica Castagna Molina
    e16364
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e16364
  • Esse (des)conhecido sujeito social: a produção acadêmica sobre a juventude das EFAs

    Júlio César de Almeida Pacheco, Luiz Paulo Ribeiro, Maria Isabel Antunes-Rocha
    e13825
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13825
  • O espaço da escola do campo ribeirinha na cidade de Belém do Pará: direções das pesquisas acadêmicas em educação

    Jefferson Luis da Silva Cardoso , Rosângela Araújo Darwich
    e14836
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14836
  • Aclimatação cultural na Educação do Campo da FURG: permanência como direito entre os estudantes indígenas e quilombolas

    Marlon Borges Pestana
    e15247
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15247
  • Terapia ocupacional social junto a jovens pobres rurais: ações na escola pública

    Magno Nunes Farias, Lívia Celegati Pan, Roseli Esquerdo Lopes
    e14582
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14582
  • Paulo Freire’s critical pedagogy and modern rural education

    Olena Budnyk, Inna Nikolaesku, Yuliia Solovei, Olena Grebeniuk, Kateryna Fomin, Valeriia Shynkarova
    e16480
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e16480
  • Entre o ideal e o real: disputas e tensionamentos na construção do currículo de uma escola de Sapeaçu-BA

    Débora Gomes Gonçalves, Tatiana Polliana Pinto de Lima
    e14702
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14702
  • Povos indígenas e educação escolar na Amazônia Brasileira: experiências docentes

    Dilma Costa Ferreira, Rossini Pereira Maduro, Thelma Lima da Cunha Ramos, Wellen Crystinne de Araújo Sousa e Silva, Idemar Vizolli, José Vicente de Souza Aguiar, Carolina Brandão Gonçalves, Leila Adriana Baptaglin
    e15274
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15274
  • A sanitarização dos rurais no discurso higienista da década de 1910

    Pedro de Oliveira Milagres, Anderson da Cunha Baía
    e14659
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14659
  • Concepciones y prácticas de docentes sobre educación intercultural en un contexto mexicano

    Erika García Torres
    e15373
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15373
  • Formation of Professional Competence Among Students of Rural Institutions of Education in the Context of COVID-19

    Sergii Chyrchyk, Alla Rudencenko, Oleksandr Livshun, Oksana Poltavets – Guida, Volodymyr Tymenko
    e16955
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e16955
  • Projeto Político Pedagógico: um olhar para a educação inclusiva no campo

    Tatiane Motta Da Costa e Silva, Rodrigo de Souza Balk, Mylena Francini da Rosa, Joana dos Santos da Silva Corbette
    e14845
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14845
  • A formação básica da população do campo: questões e impasses que atravessam o processo de escolarização desses sujeitos

    Valdirene de Jesus Ferreira, Rita de Cássia de Souza
    e15255
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15255
  • Mulheres camponesas e a quebra das cercas do latifúndio educacional: do campo ao ensino superior

    Isabel Mariana Ferreira da Silva, Suzana Gomes Lopes
    e14464
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14464
  • O Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia (NAGU): uma práxis cultural em defesa da vida

    Kelci Anne Pereira, Millena Ayla da Mata Dias, Railson Borges Lima, Valcilene Rodrigues da Silva
    e14602
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14602
  • Povos Campesinos: caminhos para a democratização de acesso à educação

    Raphaella Ferreira de Moura Negromonte, Maria de Fátima Gomes da Silva
    e14765
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14765
  • Diseño e Implementación de la Licenciatura en Educación Multigrado en México: Aportes a la Formación Inicial Docente

    Juan David González Fraga, Gustavo Gaona Vargas, Diego Juarez Bolaños, Ernesto Ponce Rodríguez
    e15233
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15233
  • Identidade e interculturalidade na Educação do Campo brasileira: intersecção com o currículo

    Leandro dos Santos, Leonardo Mendes Bezerra, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues
    e14578
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14578
  • A importância das estratégias didáticas no ensino-aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos e na Educação do Campo

    Marta da Silva Simões, Emerson Antônio Rocha
    e14693
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14693
  • Arpillerando com jovens do Ensino Médio de uma escola do campo – bordados coletivos da luta pela terra

    Louise Löbler, Maria Cristina Schefer
    e14974
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14974
  • Os reflexos da questão da alimentação e da produção de alimentos na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular Gaúcho e os ecos na escola do campo

    Milene Ferreira Miletto, José Vicente Lima Robaina
    e14229
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14229
  • As “cercas” da Formação por Alternância nas LEdoCs de Goiás: vozes e viesses dos professores formadores

    Wender Faleiro, Rafaela Aparecida Silva Ferreira Diniz
    e14417
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14417
  • Propostas didáticas em aquicultura para o currículo da educação do campo na região amazônica

    Izabel Cristina Miranda, Ivaney dos Santos Cardoso, Jéssica Paloma Pinheiro da Silva , Débora Tatyane Oliveira Xavier, Ana Célia Barbosa Guedes, Luã Caldas de Oliveira, Regiara Croelhas Modesto, Cássio Eduardo Flexa, Vanilda de Magalhães Martins Vasconcelos, Fabricio Nilo Lima da Silva
    e13973
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13973
  • Saberes a serem tratados na escola com turmas multisseriadas: reflexões outras a partir das expectativas da comunidade campesina

    Isaias Silva, Janssen Felipe da Silva
    e14312
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14312
  • A educação do campo na América Latina: um estudo histórico

    Patricia de Souza Machado Gregorio, Gledson Vigiano Bianconi
    e14618
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14618
  • As transformações na realidade agrária e as escolas do campo do núcleo regional de educação de Dois Vizinhos - PR

    Leandro Turmena, Marcos Vinicius Pereira Ribeiro, Sidemar Presotto Nunes
    e14290
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14290
  • Alfabetização Científica na Educação Infantil: experiência em uma escola do campo em tempos de pandemia

    Lia Heberlê de Almeida, Elenize Rangel Nicoletti, José Vicente Lima Robaína
    e14489
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14489
  • Educação do Campo e os desafios da profissionalização docente no Noroeste Fluminense – Rio de Janeiro

    Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Marcela Pereira Mendes Rodrigues, Jacqueline de Souza Gomes
    e14037
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14037
  • Ser professor de Escolas Rurais no Paraná/BR entre 1915 e 1946

    Denize Santi, André Paulo Castanha
    e14314
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14314
  • Recampesinización de jóvenes indígenas como estrategia de defensa del territorio en Chiapas

    Chahim Huet Macz, Peter Rosset, Saraí Miranda Juárez, León Enrique Ávila Romero
    e14870
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14870
  • Um experimento didático no ensino de Biologia a partir de um olhar sobre gravidez na adolescência em comunidades ribeirinhas no Marajó-PA

    Hermison Bruno Baia Palheta, Fábio José da Costa Alves
    e13279
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13279
  • Processo de formação de professores: debate sobre a Cultura Corporal no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Jorge Luis D'Ávila
    e14293
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14293
  • Agroecologia e Cultura Corporal: proposta ético-política da Educação Física na Educação do Campo

    Leonardo Lemos Silveira, Giovanni Frizzo, Carla Rosane Mota, Bruno Nicanor da Silva, Mayara Galvão Gonçalves
    e14534
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14534

Letters to the Editor / Carta ao Editor

Dossiê Horizontes educativos populares (pos)pandémicos en los mundos rurales

Artigo Especial / Special Article

  • The teaching approach for Ukrainian children affected by war: addressing challenges in the 21st Century

    Olena Budnyk, Valentyna Delenko, Natalya Dmytryshchuk, Halyna Podanovska, Vitaliy Kuras, Kateryna Fomin
    e17332
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e17332

Dossiê: Olhares na Educação Infantil

  • Editorial: Olhares na Educação Infantil

    Arinalda Silva Locatelli, Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Cássia Ferreira Miranda, Francisca Rodrigues Lopes, Juliane Gomes de Sousa
    e16674
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e16674
  • A contação de histórias com uso das tecnologias no Pré-Escolar Mãe Eduvirgens: limites e desafios em tempos de pandemia

    Ludymila Alves Damascendo, Marilene Soares da Silva
    e15680
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15680
  • Narrando experiências de estágio em Educação Física na Educação Infantil: a timidez e agressividade em foco

    Ian Melo Silveira, Mayrhon José Abrantes Farias, Adriano Lopes de Souza
    e15628
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15628
  • O interesse acadêmico pela educação infantil no campus de Tocantinópolis-TO: uma pesquisa documental

    Juliana Oliveira da Cunha, Adriano Lopes de Souza
    e15601
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15601
  • Ações de formação continuada para os professores da Educação Infantil na rede municipal de Tocantinópolis no período de 2016-2021

    Zilma Ferreira de Oliveira, Juliane Gomes de Sousa
    e15595
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15595
  • Avaliação na educação infantil a partir da compressão de professoras de uma pré-escola

    Zanadréya Marinho Sodré , Joedson Brito dos Santos
    e15645
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15645
  • A educação infantil e a pedagogia histórico-crítica: elementos para um currículo escolar no campo

    Klívia de Cássia Silva Nunes, Wansley Ferreira de Freitas
    e15721
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15721
  • “Eu gosto quando luta”: as vozes das crianças e os usos das brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil

    Raquel Firmino Magalhães Barbosa
    e15776
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15776
  • A correlação entre cuidar e educar a partir do olhar de monitoras e professoras de creche

    Mércia Cristina Borges dos Anjos, Arinalda Silva Locatelli
    e15573
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15573
  • Representações de professores homens na Educação Infantil: Reflexões a partir dos filmes Um Tira no Jardim de Infância

    Denilson Brito dos Santos, Cássia Ferreira Miranda
    e15632
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15632
  • O uso de mídias digitais na educação infantil: uma reflexão a partir das competências e habilidades

    Cibele dos Santos Silva, Francisca Rodrigues Lopes
    e15677
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15677
  • Corpo, gestos e movimentos na Educação Infantil: o olhar de professores de Educação Física

    Danillo Santos Coutinho, Luana Zanotto
    e15764
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15764
  • BNCC, Educação Infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos

    Anna Thércia José Carvalho de Amorim, Marco Aurélio Gomes de Oliveira
    e15625
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15625
  • Planejamento na educação infantil e contexto pandêmico: implicações e desafios

    Erika Cristina Pereira Guimarães, Joedson Brito dos Santos
    e15671
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15671
  • Das experiências às práticas de alfabetização, letramento e ludicidade na Educação Infantil

    Léia Gonçalves de Freitas, Vilma Aparecida de Pinho, Marcia Lemos Braga
    e15735
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15735
  • Educação das relações étnico-raciais na educação infantil: as artes de fazer docente

    Érica Bolzan, André da Silva Mello
    e15785
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15785
  • Avaliação do trabalho docente durante a Pandemia: a realidade da Educação Infantil, no interior do estado do Tocantins

    Ângela Maria Vasconcelos Santana, Cleomar Locatelli
    e15593
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15593
  • Notas sobre saúde em registros de campo de estagiários de Educação Física na Educação Infantil

    Fabíola de Jesus Silva, Fabrícia de Jesus Silva Ferraz, Mayrhon José Abrantes Farias
    e15636
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15636
  • Infância Indígena Apinayé: reflexões sobre o ser criança na aldeia

    Rosimar Locatelli, Janaina Ribeiro de Rezende
    e15692
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15692
  • O problema da superlotação e suas implicações nas aprendizagens das crianças na Educação Infantil no município de Porto de Moz - PA

    Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo
    e15765
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15765
  • A Educação Infantil na BNCC: desafios à consolidação de direitos de aprendizagem e desenvolvimento

    José Carlos Miguel, Matheus Estevão Ferreira da Silva, Priscila Caroline Miguel
    e16076
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e16076
  • Pensando sobre as Artes na Educação Infantil: um olhar a partir do ponto de vista docente em duas instituições de ensino de Tocantinópolis-TO

    Gracilene dos Santos, Cássia Ferreira Miranda
    e15631
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15631
  • A Educação Infantil em contexto de pandemia: arranjos curriculares e pedagógicos

    Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Adriano Malaquias de Oliveira
    e15674
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15674
  • Análise das práticas pedagógicas da educação física com crianças com deficiências no âmbito da educação infantil: Uma revisão integrativa

    Paulo Sergio Avelino dos Santos, Ricardo de Almeida Pimenta, Rodrigo Lema Del Rio Martins
    e15753
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15753
  • O que nos dizem as crianças? A escuta e a observação apontando direções

    Hardalla do Valle, Angela Bersch, Eliane Piske
    e15801
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15801
  • A cultura na Educação Infantil: breves reflexões sobre um campo de disputa de concepções

    Thalita Melo de Souza Medeiros, Gustavo Cunha de Araújo
    e15635
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15635

Resenhas / Reviews

  • Resenha: Langer, S. (2020). A revolução de Anita. São Paulo: Editora Expressão Popular.

    Leonardo Paes Niero
    e15127
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15127

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas

    Roberto Francisco de Carvalho , Rosemeri Birck, Adriana dos Reis Martins , Raquel Castilho Sousa
    e17800
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e17800
  • Reestruturação produtiva, reforma do Estado e políticas educacionais no Brasil pós 1990

    Wanessa Cardoso Gomes Muniz, Roberto Francisco de Carvalho , Núbia Mária Soares de Souza
    e15364
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15364
  • A influência do neoliberalismo na educação em tempos de globalização

    Meire Lúcia Andrade da Silva, Lúcia Maria de Assis, Suely Pereira de Sousa, Joicy Mara Rezende Rolindo
    e15335
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15335
  • Cultura política, democracia e participação social no Brasil: a gestão da educação em debate

    Doracy Dias Aguiar de Carvalho
    e15309
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15309
  • Política de formação discente em tempo ideal nos cursos de licenciaturas da UFT: aspectos teórico-práticos

    Roberto Francisco de Carvalho, Doracy Dias Aguiar de Carvalho, Roberta Kelly de Jesus Macêdo
    e15131
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15131
  • Política do curso de Licenciatura em Filosofia da UFT: desafios para a gestão da formação dos alunos ingressantes em tempo ideal

    Roberto Francisco de Carvalho, Mariana Aparecida Aranha, Doracy Dias Aguiar de Carvalho
    e15151
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15151
  • Percepções sobre o trabalho docente na formação inicial de educadores(as) do campo: tecituras a partir do estágio curricular supervisionado

    Juliane Gomes de Sousa, Sônia Regina dos Santos Teixeira
    e15068
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15068
  • O Programa Residência Pedagógica Ciências da Natureza e Matemática (Ledoc/UFMA): potencializar concepções teóricas e metodológicas do paradigma da Educação do Campo em escolas públicas maranhenses

    Sabrina Zientarski de Bragança, Hermeson Claudio Mendonça Menezes, Clarice Zientarski
    e15361
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15361
  • Tecnologia, formação dos professores e ludicidade no ensino da matemática

    Vinicius da Silva Freitas, Rosayna Frota Bazhuni, Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
    e15357
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15357
  • A proposta de ensino híbrido do Parecer CNE/CP 14/22 e a precarização da formação docente

    Thaise Luciane Nardim, Leonardo Pereira da Costa
    e15370
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15370
  • Entre as condições históricas objetivas e a construção de outra educação municipal

    Rosilene Lagares, Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira, Robson Vila Nova Lopes, Geraldo Grossi Junior
    e16308
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e16308
  • As plataformas digitais, a materialização do currículo e a ressignificação de sentidos na gestão dos sistemas municipais de Educação no âmbito do Programa PRISME/TO

    Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, Ana Cleia Gomes da Silva, Eduardo José Cesari, Lêda lira Costa Barbosa
    e15374
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15374
  • O Fundeb permanente e as condicionalidades do VAAR em municípios tocantinenses

    Ítalo Bruno Paiva Gonçalves, Celestina Maria Pereira de Souza, Paulo Vinícius Santos Sulli Luduvice, Jocyleia Santana dos Santos
    e15371
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15371
  • A participação estudantil na construção da gestão democrática municipal como elemento do sistema municipal de educação ou ensino

    Meire Lúcia Andrade da Silva, Thaise Luciane Nardim , Meyrivane Teixeira Santos Arraes , Alessandro Pimenta
    e15362
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15362
  • Gestão democrática: experiências de práticas de gestores em escolas de educação básica

    Juliane Bonez, Almir Paulo dos santos, Moises Marques Prsybyciem
    e15376
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15376
  • As materialidades como um fundamento para o trabalho docente na Educação Infantil

    Lidiane Pereira Evangelista, Camila Vieira da Rosa Alves, Julice Dias
    e15269
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15269
  • Políticas educacionais para o enfrentamento do analfabetismo de jovens e adultos no extremo norte do Bico do Papagaio - Tocantins: o caso do município de Augustinópolis

    Walisson Mariano Carvalho Silva, Juciley Silva Evangelista Freire
    e15365
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15365

Entrevistas / Interviews

  • Educação do Campo no norte do Tocantins: relatos das experiências da Licenciatura em Educação do Campo na UFT

    George Leonardo Coelho
    e9934
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9934

Nominata de Avaliadores ad hoc / Reviewers and Referees

Política Editorial / Editorial Policy

Diretrizes e Normas para Publicação / Guidelines and Instructions for Authors