Política de formação discente em tempo ideal nos cursos de licenciaturas da UFT: aspectos teórico-práticos
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15131Resumo
O presente estudo teve por objetivo mapear a formação discente em tempo ideal nos Cursos de Licenciaturas da UFT. A pesquisa envolveu o estudo bibliográfico e documental e permitiu observar que, na lógica de cunho econômico-mercantilista, os cursos de formação de professores das universidades públicas brasileiras vêm, em grande medida, impactando, também, o processo formativo docente no âmbito da UFT. Os dados coletados revelaram que a maioria dos alunos das Licenciaturas da UFT não realiza a formatura em tempo ideal, nem mesmo no tempo máximo permitido, posto que, em grande parte, evade dos cursos antes da sua conclusão. Esses dados parecem sugerir a necessidade de reestruturar o processo de formação de professores na UFT, de assegurar condições materiais de acesso e permanência aos estudantes e de melhorar as condições de realização do trabalho pedagógico, além de valorizar o trabalho docente no processo de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
Palavras-chave: política/gestão, formação de professores, licenciaturas dos campus da UFT, resultados teórico-práticos da formação.
Student training policy in ideal time in the degree courses of UFT: theoretical-practical aspects
ABSTRACT. The present study aimed to map the student training in ideal time in the Degree Courses of UFT. The research involved the bibliographic and documentary study and allowed us to observe that in the logic of economic-mercantilist nature, the teacher training courses of Brazilian public universities also have been impacting to a large extent the teaching training process within the scope of UFT. The data collected revealed that most of the students of UFT Degrees do not graduate in ideal time, not even in the maximum time allowed, since in large part they drop out of the courses before their completion. These data seem to suggest the need to restructure the process of teacher training in UFT, to ensure material conditions of access and permanence for students and to improve the conditions for carrying out the pedagogical work, in addition to valuing the teaching work in the process of education, research, extension and management.
Keywords: politics/management, teacher training, degree courses of UFT campuses, theoretical and practical results of the training.
Política para la formación de estudiantes en tiempo ideal en cursos de licenciatura en la UFT: aspectos teóricos-prácticos
RESUMEN. El presente estudio tuvo como objetivo mapear la formación de los estudiantes en el tiempo ideal en los Cursos de Licenciatura de la UFT. La investigación implicó un estudio bibliográfico y documental y nos permitió observar que, en la lógica económico-mercantilista, los cursos de formación docente en las universidades públicas brasileñas también han impactado, en gran medida, el proceso de formación docente en el ámbito de la UFT. Los datos recolectados revelaron que la mayoría de los estudiantes de Licenciatura de la UFT no completan su graduación en el tiempo ideal, ni siquiera en el tiempo máximo permitido, ya que, en gran parte, abandonan los cursos antes de su conclusión. Estos datos parecen sugerir la necesidad de reestructurar el proceso de formación docente en la UFT, para asegurar condiciones materiales de acceso y permanencia a los estudiantes y mejorar las condiciones para el ejercicio del trabajo pedagógico, además de valorizar el trabajo docente en el proceso de enseñanza, investigación, extensión y gestión.
Palabras clave: política/gestión, formación de profesores, licenciaturas de los campus de la UFT, resultados teórico-prácticos de la formación.
Downloads
Referências
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Carvalho, R. F., Lagares, R., & Carvalho, D. D. A. (2020). Trabalho docente instrumentalizado na política de formação de professores no Brasil: Uma abordagem histórica e teórico-filosófica. Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 28(11), 1-26.
Carvalho, R., Carvalho, D. D. A., & Lagares, R. (2019). Trilhas da Formação de Professores no Brasil: preponderância da instrumentalidade formativa sobre a efetividade político-cultural. In Rocha, D., Veiga, I. P., Santana, J., & Machado, L. C. (Orgs.). Formação de Professoras: currículo, saberes e prática pedagógica (pp. 221-236). Curitiba-PR: Editora CRV.
Carvalho, R. F., & Aguiar de Carvalho, D. D. (2019). Organização e gestão de cursos de licenciaturas em ciclos: implicações para a permanência estudantil. Revista Humanidades e Inovação, 6(18), s./p.
Carvalho, R. F., Lagares, R., & Fernandes, K. L. (2017). Reestruturação Produtiva, Reforma do Estado e os impactos para a Educação. In Carvalho, R. F., & Melo, J. W. R. (Orgs.). Política e Gestão da Educação Superior: Acesso e permanência em cursos de licenciaturas da UFT (pp. 16-36). Curitiba: Appris.
Carvalho, R. F., Lagares, R., & Fernandes, K. L. (2017). A Educação Superior Brasileira no Contexto da Reforma do Estado e da Educação. In Carvalho, R. F., & Melo, J. W. R. (Orgs.). Política e Gestão da Educação Superior: Acesso e permanência em cursos de licenciaturas da UFT (pp. 37-61). Curitiba: Appris.
Carvalho, R. F. (2017). Formação participativa na universidade brasileira na dimensão ético-política e da filosofia da práxis (Projeto de Pós-doutorado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Carvalho, R. F., & Mancebo, D. (2019). Apontamentos para a Formação de Professores na Perspectiva Ético-Política e da Filosofia da Práxis. Revista do Centro de Ciências da Educação, 37(2), 563-580.
Gramsci, A. (2006). Cadernos do Cárcere (4. ed., C. N. Coutinho, Trad.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Han, B. (2015). A sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes.
Marx, K. (1982). Para a crítica da economia política: salário, preço e lucro; o rendimento e suas fontes: a economia vulgar. Trad. Edgard Malagodi. São Paulo: Abril Cultural.
Macêdo, R. K. J. (2021). Mapeamento da formação discente em tempo ideal nos Cursos de Licenciatura da UFT (Relatório de Iniciação Científica). Universidade Federal do Tocantins, Palmas.
Pavão, L. P. (2014). A percepção institucional sobre a evasão escolar absoluta nos cursos de artes e filosofia/palmas: gestores da administração superior e dos cursos (Relatório de Iniciação Científica). Universidade Federal do Tocantins, Palmas.
UFT/Proap (2013). Nota técnica nº 001/Diretoria de Avaliação. Palmas: UFT.
UFT (2016a). Catálogo das condições de oferta dos cursos de graduação da UFT. In Berenice F., et al., (Orgs.). Palmas/TO: UFT.
UFT (2016b). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Tocantins. (UFT) 2016-2020. Palmas: UFT.
UFT (2016c). Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal do Tocantins. Palmas/TO: UFT.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Roberto Francisco de Carvalho, Doracy Dias Aguiar de Carvalho, Roberta Kelly de Jesus Macêdo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).