Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e17800Resumo
A proposta de organização do dossiê nasceu dos estudos, pesquisas e discussões desenvolvidos no Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis socioeducativa e Cultural e convidados de outros grupos de pesquisas. O DOSSIÊ pretende socializar resultados de pesquisas que abordem a política educacional e formação de professores abrangendo o campo e a cidade repercutido entre outras reflexões aquelas relacionadas: à política e gestão educacional e escolar, ao currículo na perspectiva da formação humana e aos aspectos teórico-práticos da formação no âmbito da educação escolar. Pensando a educação como prática social e o processo formativo como práxis educativa o DOSSIÊ busca reunir estudos diversos sobre a temática proposta abrangendo, entre outras, os seguintes subtemas: direito a educação; formação de gestores, gestão democrática avaliação institucional, reforma curricular do ensino fundamental e médio e suas repercussões para os cursos de formação de professores, livros e materiais didáticos, política de acesso e permanência nos cursos de licenciaturas e práticas educativas no âmbito da educação básica e superior. Esperamos com o presente dossiê publicizar um conjunto de pesquisas realizadas na perspectiva teórico-prática da filosofia da práxis e contribuir com a ampliação das reflexões acerca da POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES em sentido amplo, contemplando incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas.
Downloads
Referências
Carvalho, R. F., Birck, R., Martins, A. R., & Sousa, R. C. (2023). Editorial: Política Educacional e Formação de Professores: incursões acerca da gestão da educação, currículo e práticas formativas. Rev. Bras. Educ. Camp., 8, e17800. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e17800
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Roberto Francisco de Carvalho , Rosemeri Birck, Adriana dos Reis Martins , Raquel Castilho Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).