Saberes a serem tratados na escola com turmas multisseriadas: reflexões outras a partir das expectativas da comunidade campesina

Autores

  • Isaias Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Janssen Felipe da Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE https://orcid.org/0000-0001-8113-3478

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14312

Resumo

Este artigo apresenta uma interlocução entre escola com turmas multisseriadas e saberes campesinos. Assim, esse estudo tem como objetivo identificar e caracterizar os saberes a serem tratados na escola com turmas multisseriadas a partir das narrativas da comunidade campesina. A lente teórica utilizada fundamenta-se nos Estudos Pós-Coloniais. Metodologicamente este estudo constitui-se a partir das narrativas realizadas com moradores(as) campesinos(as) do Engenho Galileia, localizado no município de Vitória de Santo Antão-PE. As análises evidenciam que a comunidade campesina tem muito a dizer sobre os saberes que podem/poderiam fazer parte das práticas pedagógicas e curriculares da escola com turmas multisseriadas do campo, contribuindo assim na construção de uma instituição no viés decolonial, ao reconhecer os saberes próprios da comunidade em suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave: educação do campo, escola com turmas multisseriadas, saberes campesinos, estudos pós-coloniais.

 

Knowledge to be treated in school with multi-seriated classes: other reflections from the expectations of the peasant community

ABSTRACT. This article presents an interlocution between school with multigrade classes and peasant knowledge. Thus, this study aims to identify and characterize the knowledge to be treated at school with multigrade classes based on the narratives of the peasant community. The theoretical lens used is based on Postcolonial Studies. Methodologically, this study is based on narratives carried out with peasant residents of Engenho Galileia, located in the municipality of Vitória de Santo Antão-PE. The analyzes show that the peasant community has a lot to say about the knowledge that can/could be part of the school's pedagogical and curricular practices with multi-grade classes from the countryside, thus contributing to the construction of an institution in the decolonial bias, by recognizing the specific knowledge of the community in their pedagogical practices.

Keywords: rural education, school with multigrade classes, peasant knowledge, post-colonial studies.

 

Saberes a tratar en la escuela con clases multiseriadas: otras reflexiones desde las expectativas de la comunidad campesina

RESUMEN. Este artículo presenta una interlocución entre la escuela con clases multigrado y el saber campesino. Así, este estudio tiene como objetivo identificar y caracterizar los saberes a tratar en la escuela con clases multigrado a partir de las narrativas de la comunidad campesina. El lente teórico utilizado se basa en los Estudios Postcoloniales. Metodológicamente, este estudio se basa en narrativas realizadas con campesinos residentes de Engenho Galileia, ubicado en el municipio de Vitória de Santo Antão-PE. Los análisis muestran que la comunidad campesina tiene mucho que decir sobre los saberes que pueden/podrían ser parte de las prácticas pedagógicas y curriculares de la escuela con clases multigrados del campo, contribuyendo así a la construcción de una institución en el sesgo decolonial, al reconocer los saberes específicos de la comunidad en sus prácticas pedagógicas.

Palabras clave: educación rural, escuela con clases multigrado, saberes campesinos, estudios poscoloniales.

 

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Biografia do Autor

Isaias Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Educação Contemporânea, PPGEduC-UFPE/CAA. Mestre em Educação Contemporânea, PPGEduC-UFPE/CAA (2021). Especialista em Ensino de Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas/ Universidade de Pernambuco- UPE(2018). Especialista em Educação Especial- Faculdade Futura (2018). Especialista em Libras- Faculdade Futura (2018). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clinica e Hospitalar- FAVAPI (2017). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco-Centro Acadêmico do Agreste UFPE/CAA (2016). Professor do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Facol- UNIFACOL. Professor da rede municipal de Vitória de Santo Antão-PE (atuando atualmente como Supervisor Escolar na Secretaria Municipal de Educação e Coordenador do Núcleo de Formação Continuada e Supervisão Escolar). Professor da rede municipal de Barra de Guabiraba-PE. Integrante do Grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade na Educação. Membro do Grupo de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos - (GPENAPE) e do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC/UFPE). Possui interesse/experiência nas áreas de: Formação Docente, Prática Pedagógica, Currículo, Educação do Campo, Multisseriação e Inclusão Social. ORCID iD https://orcid.org/0000-0003-1455-9836

Janssen Felipe da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pedagogo pela FAFIRE (1995), Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela UFPE. Professor Associado III do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE nos Cursos de licenciatura em Pedagogia e Intercultural Indígena. Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) e em Educação Contemporânea do CAA. Ex-Coordenador do Instituto de Estudos da América Latina - UFPE. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Associação Latino Americana de Sociologia. Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (Nupefec) do CAA. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: a) Ensino-Aprendizagem e Processos Educativos; b) Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Infoinclusão Docente GPEINFO; c) Formação de Professor e Profissionalização Docente. Coordena o Grupo de Estudo Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação. Editor Chefe da Revista Interritórios https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/index. Orienta pesquisa com foco no Currículo no trato da Educação das Relações Étnico-Raciais nos Territórios Campesinos, tendo como Abordagens Teórico-Metodológicas as Epistemologias do Sul, em especial, os Estudos Pós-Coloniais, o Pensamento Decolonial e a Teoria da Complexidade. ORCID http://orcid.org/0000-0001-8113-3478.

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Publicado

2023-03-11

Como Citar

Silva, I., & Felipe da Silva, J. (2023). Saberes a serem tratados na escola com turmas multisseriadas: reflexões outras a partir das expectativas da comunidade campesina. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e14312. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14312

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos