Educação do Campo e os desafios da profissionalização docente no Noroeste Fluminense – Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14037Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a profissionalização de docentes da Educação Básica em três escolas do campo, localizadas no município de Santo Antônio de Pádua – RJ. Metodologicamente, adotamos a observação-participante, por meio da qual as vivências nas escolas pesquisadas, durante o período de 2015 a 2019, suscitaram uma diversidade de dados. Enquanto resultados mais significativos, a pesquisa evidencia o abandono, por parte do poder público, no tocante à infraestrutura das escolas, à formação inicial e continuada de docentes; bem como, à falta de projetos políticos-pedagógicos e de práticas de ensino e aprendizagem pautadas nos princípios da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância. Todas essas ausências geram impactos na autonomia docente e na desterritorialização – identitária e geográfica – das comunidades que frequentavam/frequentam essas escolas.
Palavras-chave: educação do campo, profissionalização docente, pedagogia da alternância.
Rural Education and teacher professionalization challenges in Northwestern Rio de Janeiro State
ABSTRACT. The aim of the present article is to analyze Basic Education teachers’ professionalization in three rural schools in Santo Antônio de Pádua County, –Rio de Janeiro State, Brazil. The adopted methodology followed the participatory observation, which allowed experiences lived in the investigated schools from 2015 to 2019 to raise data diversity. Most of all research results have shown abandonment by the public authorities regarding schools’ infrastructure, teachers’ initial and continuing training, as well as lack of both political-pedagogical projects and teaching/learning practices based on the principles set for Rural Education and the Pedagogy of Alternation. All these missing elements have impact on teaching autonomy and lead to the degradation in the identity and geography of communities that have attended and still attend to these schools.
Keywords: rural education, teacher professionalization, pedagogy of alternation.
Educación Rural y los desafíos de la profesionalización docente en el Noroeste Fluminense – Rio de Janeiro
RESUMEN. El presente artículo tiene como objetivo analizar la profesionalización de los profesores de Educación Básica en tres escuelas rurales, ubicadas en el municipio de Santo Antônio de Pádua – Rio de Janeiro, Brasil. Metodológicamente, adoptamos la observación participante, por medio de las culas las experiencias en las escuelas encuestadas, durante el período de 2015 a 2019, posibilitaron el acceso a una diversidad de datos. Como resultados más significativos, la investigación destaca el abandono, por parte de los poderes públicos, en cuanto a la infraestructura de las escuelas, la formación inicial y continua de los docentes; así como la carencia de proyectos político-pedagógicos y de prácticas de enseñanza y aprendizaje basados en los principios de la Educación Rural y de la Pedagogía de la Alternancia. Todas estas ausencias generan impactos en la autonomía docente y en la desterritorialización – identitaria y geográfica – de las comunidades que asistieron/asisten a estas escuelas.
Palabras clave: educación rural, profesionalización docente, pedagogía de la alternancia.
Downloads
Referências
Andrade, F. M. R., Nogueira, L. P. M., Neves, L. C., & Rodrigues, M. P. M. (2019). Educação do Campo em giro decolonial: a experiência do Tempo Comunidade na Universidade Federal Fluminense (UFF). Revista Brasileira de Educação Do Campo, 4, e7178, 1-30. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7178
Andrade, F. M. R., & Rodrigues, M. P. M. (2020). Escolas do Campo e Infraestrutura: aspectos legais, precarização e fechamento. Educação em Revista, 36, 1-19. https://doi.org/10.1590/0102-4698234776
Andrade, F. M. R., & Neves, L. C. (2021). Educadores do Campo e Movimentos Sociais em formação: embates políticos em defesa das escolas do campo no Noroeste Fluminense. Cadernos CIMEAC, 11(2), 63-92. https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i2.5434
Antonio, C. A., & Lucini, M. (2007). Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cadernos Cedes, 27(72), 177-195. https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000200005
Antunes-Rocha, M. I. (2011). Formação de docentes para atuação nas Escolas do Campo: lições aprendidas com as Escolas Normais Rurais. In Munarim, A., Beltrame, S.; Conde, S., Peixer, Z. (Orgs). Educação do campo: reflexões e perspectivas, 2a ed., (pp. 123-143). Florianópolis, SC: Insular.
Arroyo, M. G. (2007). Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cadernos Cedes, 27(72), 157-176. https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004
Arroyo, M. (2012). Formação de educadores do campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da educação do campo (pp. 361-367). Escola politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Brasil. (2010). Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, DF. Recuperado em 27 fevereiro 2021: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm.
Bavaresco, P. R., & Rauber, V. D. (2014). Educação do Campo: uma trajetória de lutas e conquistas. Unoesc & Ciência-ACHS, 5(1), 83-92.
Caldart, R. S. (2012). Educação do campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da educação do campo (pp. 257-265). Escola politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Fernandes, B. M., & Molina, M. C. (2004). O campo da educação do campo. In Molina, M., & Jesus, S. M. (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo (pp. 32-53). Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”.
Hage, S. M., & Barros, O. F. (2010). Currículo e educação do campo na Amazônia: referências para o debate sobre a multisseriação na escola do campo. Revista Espaço do Currículo, 3, 348-362.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2010). Santo Antônio de Pádua – IBGE Cidades. Recuperado em 27 fevereiro 2021: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/santo-antonio-de-padua/panorama.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. (2007). Panorama da educação do campo. Brasília, 44. Recuperado em 27 fevereiro 2021: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/panorama-da-educacao-do-campo.
Lima, M. A. D. D. S., Almeida, M. C. P. D., & Lima, C. C. (1999). A utilização da observação participante e da entrevista semi-estruturada na pesquisa de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, 20(Especial), 130-142.
Machado, L. C. T. (2017). Da Educação Rural à Educação do Campo: conceituação e problematização. In Anais do Educere XIII Congresso Nacional de Educação, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação–SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA/UNESCO) (pp. 2176-1396). Curitiba, PR.
Mignolo, W. (2017). Desafios decoloniais hoje. Revista Epistemologias do Sul, 1(1), 12-32.
Molina, M. C. (2017). Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, 38, 587-609. https://doi.org/10.1590/es0101-73302017181170
Molina, M. C., & Hage, S. M. (2015). Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão da educação superior. Revista Educação em questão, 51(37), 121-146. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7174
Mónico, L., Alferes, V., Parreira, P., & Castro, P. A. (2017). A Observação Participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. CIAIQ 2017, 3, 724-733.
Neves, L. C., Santos, P. P. J., Corrêa, B. O., & Andrade, F. M. R. (2019). Memória social e resistência: organização comunitária contra o fechamento da escola Alice do Amaral Peixoto. In Costa, Á. D. (Org.). Cultura, cidadania e políticas públicas (pp. 130-137). Ponta Grossa (PR): Atena Editora. https://doi.org/10.22533/at.ed.80319250112
Oliveira, A. C. N. (2016). A Formação de professores na Educação do Campo: uma reflexão a partir do processo formativo na Escola Núcleo Seráfico Palha do Amaral (Trabalho de Conclusão de Curso). Amargosa, BA.
Oliveira, L. F. D., & Candau, V. M. F. (2010). Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, 26(1), 15-40. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100002
Oliveira, M. A. A., & Santos, A. P. (2018). Políticas públicas na Educação do Campo: campo, formação de educadores e marcos legais. Revista Educação e Políticas em Debate, 7(1), 113-131. https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-09
Queiroz, D. T., Vall, J., Souza, Â. M. A., & Vieira, N. F. C. (2007). Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Rev. enferm. UERJ, 276-283.
Quijano, A. (2005). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In Lander, E. (Org.). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-Americanas (pp. 107-130). Colección Sur Sur. CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires.
Ribeiro, M. (2013). Movimento Camponês, Trabalho, Educação – liberdade, autonomia, emancipação como princípios/fins da formação humana. São Paulo, Expressão Popular.
Santos, J. R. (2019). Educação do Campo, multisseriação e formação de professores. Revista Brasileira de Educação do Campo, 4, e3834-e3834, 1-26. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e3834
Teruya, T. K., Walker, M. R., Nicácio, M. D. L., & Pinheiro, M. J. M. (2013). Classes multisseriadas no Acre. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 94, 564-584. https://doi.org/10.1590/S2176-66812013000200011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Marcela Pereira Mendes Rodrigues, Jacqueline de Souza Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).