Processo de formação de professores: debate sobre a Cultura Corporal no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Jorge Luis D'Ávila Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14293

Resumo

O objetivo do texto é discutir a Cultura Corporal no processo de formação de professores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCMPO), oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sinalizando para o impacto que essa abordagem teórico-metodológica pode exercer nas escolas do campo com vistas à construção de uma educação vinculada ao pensamento coletivo, na busca da superação do modo de produção capitalista que sucumbe o homem e a natureza em prol do desenfreado acúmulo do capital, transformando em mercadoria descartável tudo o que pode gerar lucros extraordinários ao capitalista. Para tanto, utilizamos as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Consideramos que a Linguagem Corporal, analisada a luz da teoria que embasa o entendimento da Cultura Corporal, contribui de maneira significativa para mudanças de paradigmas nas escolas do campo brasileiras.

Palavras-chave: cultura corporal, linguagem corporal, educação do campo.

 

Teacher education process: debate about body culture in the Rural Education License Course of the Federal University of Mato Grosso do Sul

ABSTRACT. The object of the text is to discuss the Corporal Culture in the process of teacher training for the Degree Course in Rural Education (LEDUCMPO) offered by the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), signaling for the impact that this theoretical-methodological approach can have on rural schools with a view to building an education linked to collective thinking in the search to overcome the capitalist mode of production that succumbs man and nature in favor of the unbridled accumulation of capital, transforming it into disposable merchandise anything that can generate extraordinary profits for the capitalist. Based on the techniques of bibliographic and documentary research. We believe that Body Language understood in the light of the theory that underlies the understanding of Body Culture contributes significantly to paradigm changes in schools in the Brazilian countryside.

 Keywords: corporal culture, body language, rural education.

 

Proceso de formación docente: debate sobre la cultura del cuerpo en el curso de Licencia de Educación en el Campo de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul

RESUMEN. El objeto del texto es discutir  la Cultura Corporal en el proceso de formación docente para la Licenciatura en Educación Rural (LEDUCMPO) que imparte la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), señalando para la impacto que este enfoque teórico-metodológico puede tener en las escuelas rurales con miras a construir una educación ligada al pensamiento colectivo en la búsqueda de superar el modo de producción capitalista que sucumbe al hombre y la naturaleza en favor de la acumulación desenfrenada de capital, transformándolo en mercancía desechable cualquier cosa que pueda generar beneficios extraordinarios para el capitalista. Basado en las técnicas de investigación bibliográfica y documental Creemos que el lenguaje corporal entendido a la luz de la teoría que subyace en la comprensión de la Cultura Corporal contribuye significativamente a los cambios de paradigma en las escuelas del campo brasileño. 

Palabras clave: cultura corporal, lenguaje corporal, educación rural.

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Biografia do Autor

Jorge Luis D'Ávila, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Professor Doutor em educação pela UFMS Curso Educação do Campo

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Publicado

2023-05-13

Como Citar

D’Ávila, J. L. (2023). Processo de formação de professores: debate sobre a Cultura Corporal no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e14293. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14293

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos