Das experiências às práticas de alfabetização, letramento e ludicidade na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15735

Resumo

O objetivo do estudo é sistematizar e socializar as vivências de uma professora da Educação Infantil em uma escola pública do município de Uruará – PA, problematizando como têm ocorrido as práticas em relação às orientações dos princípios legais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no tocante à alfabetização e ao letramento na etapa da Educação Infantil. O percurso metodológico foi o Relato de Experiência, fundamentado em Lüdke e Cruz (2010), por compreender que, enquanto modalidade de redação acadêmico-científica, ele contribui para o aperfeiçoamento e a qualificação da construção e discussão do conhecimento crítico e reflexivo. Nesse sentido, o relato da professora nos permitiu pontuar que alfabetizar e letrar são indissociáveis no contexto educativo de crianças bem pequenas e pequenas, pois elas têm suas próprias impressões e interpretações do saber-fazer. Assim, ao explorar, sentir e agir, elaboram, dão sentidos e significados às suas vivências em diferentes contextos de aprendizagens, sendo necessárias, portanto, atividades lúdicas que respeitem essas manifestações e oportunizem o trabalho com as múltiplas linguagens.

Palavras chave: educação infantil, alfabetização, letramento, ensino remoto, BNCC.

 

From experiences to literacy, Literacy and playful practices in early Childhood Education

ABSTRACT. The objective of the study is to systematize and socialize the experiences of a teacher of Early Childhood Education in a public school in the city of Uruará - PA, problematizing how practices have occurred in relation to the guidelines of the legal principles of the National Common Curricular Base (BNCC) regarding literacy and literacy in the Early Childhood Education stage. The methodological course was the Experience Report, based on Lüdke and Cruz (2010), understanding that, as a modality of academic-scientific writing, it contributes to the improvement and qualification of the construction and discussion of critical and reflective knowledge. In this sense, the teacher's report allowed us to point out that literacy and literacy are inseparable in the educational context of children, as they have their own impressions and interpretations of know-how. Thus, when exploring, feeling and acting, they elaborate, give senses and meanings to their experiences in different learning contexts.

Keywords: early childhood education, literacy, remote teaching, BNCC.

 

De las experiencias a la alfabetización, la alfabetización y las prácticas lúdicas en la Educación Infantil

RESUMEN. El objetivo del estudio es sistematizar y socializar las experiencias de una docente de Educación Infantil de una escuela pública de la ciudad de Uruará - PA, problematizando cómo se han producido las prácticas en relación a los lineamientos de los principios legales del Currículo Nacional Común. Base (BNCC) sobre lectoescritura y lectoescritura en la etapa de Educación Infantil. El curso metodológico fue el Informe de Experiencia, basado en Ludke y Cruz (2010), entendiendo que, como modalidad de escritura académico-científica, contribuye a la mejora y calificación de la construcción y discusión del conocimiento crítico y reflexivo. En este sentido, el relato de la docente nos permitió señalar que alfabetización y lectoescritura son inseparables en el contexto educativo de los niños, ya que tienen sus propias impresiones e interpretaciones del saber hacer. Así, al explorar, sentir y actuar, elaboran, dan sentidos y significados a sus experiencias en diferentes contextos de aprendizaje.

Palabras clave: educación infantil, alfabetización, enseñanza a distancia, BNCC.

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Biografia do Autor

Léia Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará – UFPA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará/UFPA, líder do grupo de Estudos e Pesquisa Infância Amazônica e Formação Docente – GEPIAFD e coordenadora de Estágios Supervisionados da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira.

Vilma Aparecida de Pinho, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutora em Educação (2010-PPGE/UFF), Professora da Universidade Federal do Pará, atua na Faculdade de Educação do Campus de Altamira e no PPGEDUC- Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. É coordenadora do GEABI-Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas UFPA/Altamira.

Marcia Lemos Braga, Secretaria Municipal de Educação do Pará

Professora da Educação Infantil, especialista em Práticas de Linguagens, alfabetização e letramento. Secretaria Municipal de Educação/SEMED/Uruará.

Referências

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Gonçalves de Freitas, L., Aparecida de Pinho, V., & Lemos Braga, M. (2023). Das experiências às práticas de alfabetização, letramento e ludicidade na Educação Infantil. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15735. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15735

Edição

Seção

Dossiê: Olhares na Educação Infantil