Corpo, gestos e movimentos na Educação Infantil: o olhar de professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15764Resumo
Focaliza os contextos de ensino na Educação Infantil brasileira, em especial, às questões relacionadas ao corpo, movimento e Educação Física. Objetiva conhecer aspectos do trabalho pedagógico com o tema corpo, gestos e movimentos sob a ótica de professores de Educação Física na Educação Infantil. A produção dos dados parte da análise documental de normativos nacionais, estaduais e municipais para a primeira etapa da Educação Básica e de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professores da área inseridos em diferentes instituições de Educação Infantil. Os resultados indicam que os professores acreditam na relevância do trato da temática na infância ao contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial das crianças, bem como para a formação em tempo de vida presente e futuro. No entanto, expressam pouco conhecimento advindos das propostas curriculares em interface com a Educação Física. Conclui-se que as compreensões acerca do tema corpo, gestos e movimentos são ainda incipientes na prática pedagógicas dos professores.
Palavras-chave: educação infantil, educação física, corpo, gestos e movimentos.
Body, gestures and movements in Early Childhood Education: the perspective of PE teachers
ABSTRACT. This study focuses on teaching contexts in Brazilian Early Childhood Education, in particular, on issues related to the body, movement and PE. It aims to know aspects of the pedagogical work with the theme body, gestures and movements from the perspective of PE teachers in. Data production starts from analysis of national, state and municipal document regulations for the Early Childhood Education and from semi-structured interviews carried out with four teachers in the area in different institutions of Early Childhood Education. The results indicate that teachers believe in the relevance of dealing with the theme in childhood by contributing to the biopsychosocial development of children, as well as to training in their present and future lives. However, they express little knowledge arising from the curricular proposals in interface with PE. The study concluded that the understandings about the body, gestures and movements are still incipient in the teachers' pedagogical practice.
Keywords: early childhood education, physical education, body, gestures and movements.
Cuerpo, gestos y movimientos en la Educación Infantil: la perspectiva del profesorado de Educación Física
RESUMEN. Se centra en contextos de enseñanza en la Educación Infantil brasileña, en particular, en cuestiones relacionadas con el cuerpo, el movimiento y la Educación Física. Tiene como objetivo conocer aspectos del trabajo pedagógico con el tema cuerpo, gestos y movimientos en la perspectiva de los profesores de Educación Física en la Educación Infantil. La producción de datos parte del análisis documental de normativas nacional, estatal y municipal para la Educación Infantil y de entrevistas semiestructuradas realizadas a cuatro profesores del área de diferentes instituciones de Educación Infantil. Los resultados indican que los profesores creen en la pertinencia de tratar el tema en la infancia contribuyendo al desarrollo biopsicosocial de los niños, así como a la formación en su vida presente y futura. Sin embargo, expresan escasos saberes provenientes de las propuestas curriculares en relación con la Educación Física. Se concluye que las comprensiones sobre el cuerpo, gestos y movimientos aún son incipientes en la práctica pedagógica de los profesores.
Palabras clave: educación infantil, educación física, cuerpo, gestos y movimientos.
Downloads
Referências
Ayoub, E. (2001). Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, 4, 53-60. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139594
Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo (17a ed.). Lisboa: Edições 70.
Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidente da República, Centro Gráfico. Senado Federal: Brasília.
Brasil. (1996). Lei n° 5692 de 23 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília.
Brasil. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília: MEC.
Brasil. (1998). Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília: MEC.
Brasil. (2009). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília: MEC.
Brasil (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília: MEC.
Brasil. (2017). Base nacional comum curricular: educação é a base. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc
Bonfietti, P. E., Spolaor, G. C., Grillo, R. M., & Prodócimo, E. (2019). O/a professor/a de educação física na educação infantil. Revista @mbienteeducação, 12(1), 160-176. https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.674.p160-176
Buss-Simão, M. (2006). Novas concepções de corpo na Educação Física e sua interface com a Pedagogia da Infância (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Carvalho, E. S., & Lavoura, T. N. (2020). Contribuições de Daniil Elkonin para o ensino da educação física na infância. Revista Pensar a Prática, 23, e59958. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59958
Coletivo de Autores. (1992). Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez.
Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-63. https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008
Goiás. Secretaria Municipal de Educação e Esporte (2019). Documento Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Goiânia: SME.
Lerina, G. L., & Sayão, D. T. (2004). Corpo e Movimento, adultos e crianças: experiências e desafios. In Secretaria Municipal de Educação – SME. Divisão de Educação Infantil. Caderno de Formação. Florianópolis: PRELO, 108-127.
Manzini, E. J. (2003). Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In Marquezine, M. C., Almeida, M. A., & Omote, S. (Orgs.). Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial (pp. 11-25). Londrina: Eduel.
Martins, R. L. R., Ventorim, S., Locatelli, A. B., Ferreira Neto, A., & Mello, A. S. (2016). Experiências formativas da educação física com a educação infantil desenvolvidas no PIBID. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 24(4), 85-99. https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i4.6656
Mello, A. S., Zandomínegue, B. A. C., Barbosa, R. F. M., Martins, R. L. R., & Santos, W. (2016). A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física. Motrivivência, 28(48), 130-149. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p130
Oliveira, L. D., & Prodócimo, E. (2015). A prática do professor de educação Física na Educação Infantil. Corpoconsciência, 19, 37-48. Recuperado de: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043
Paschoal, J. D., & Machado, M. C. G. (2009). A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista Histedbr on-line, 9(33), 78-95. https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639555
Quaranta, S. C., Franco, M. A. R. S., & Betti, M. (2015). Ensino da educação física na educação infantil: dificuldades e possibilidades. Práxis Educacional, 12(23), 57-81. Recuperado de: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/906
Rocha, M. C., Quintão de Almeida, F., & Moreno Doña, A. (2021). A produção do conhecimento da Educação Física sobre Educação Infantil como tema de pesquisa. Educación Física y Ciencia, 23(2), e171. https://doi.org/10.24215/23142561e171
Rosemberg, F. (1984). O movimento de mulheres e a abertura política no Brasil: o caso da creche. Cadernos de pesquisa, 51, 73-79. Recuperado de: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1462
Santos Filho, J. C., & Gamboa, S. S. (org.). (1995). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. (3. ed.). São Paulo: Cortez.
Sayão, D. T. (1997) Educação Física na Pré-Escola: principais influências teóricas. Anais do X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1, 594-600. Recuperado de: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/issue/view/146
Silva, A. M., & Damiani, I. R. As práticas corporais na contemporaneidade: pressupostos de um campo de pesquisa e intervenção social. (2005). In Silva, A. M., & Damiani, I. R. (Orgs.). Práticas corporais: gênese de um movimento investigativo em Educação Física (pp. 17-27). Florianópolis, SC: Nauemblu Ciência & Arte.
Tonietto, M. R., & Garanhani, M. C. (2017). A cultura infantil e a relação com os saberes da Educação Física na escola. Movimento, 23(2), 517-528. https://doi.org/10.22456/1982-8918.66236
Triviños, A. N. S. (1994). Introdução à pesquisa e ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação (2. ed.). São Paulo, SP: Atlas.
Vaz, A. F. (2002). Aspectos, contradições e mal-entendidos da educação do corpo e a infância. Motrivivência, 19, 1-7. https://doi.org/10.5007/%25x
Zandomínegue, B. A. C., Barbosa, R. F. M., & Guimarães, V. (2022). Engenharia do currículo: a educação física na articulação curricular com a educação infantil. Revista Didática Sistêmica, 23, 123-136. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12745
Zanotto, L. (2021). Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente. Retratos Da Escola, 15(31), 165-181. https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1073
Zanotto, L., Alves, F. D., & Januário, C. (2022). Base de conhecimentos de professores de educação física na pré-escola: o conhecimento do sujeito e o conhecimento do conteúdo. Revista Didática Sistêmica, 23, 51-68. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12598
Zanotto, L., & Costa, L. B. R. (2021). Cultura Corporal na Educação Infantil: uma análise da Base Nacional Comum Curricular e suas implicações para o trabalho docente. Revista Cocar, 15(3), 1-17. Recuperado de: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4139
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Danillo Santos Coutinho, Luana Zanotto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).