A formação básica da população do campo: questões e impasses que atravessam o processo de escolarização desses sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15255

Palavras-chave:

educação escolar, educação do campo, educação básica, população do campo, evasão escolar

Resumo

Esse artigo aborda sobre a escolarização básica da população do campo e apresenta resultados parciais de uma pesquisa realizada no âmbito do mestrado, que tinha como principal objetivo conhecer o processo de evasão escolar de moradores do campo do município de Viçosa-MG. Assim sendo, neste trabalho, os objetivos foram: demonstrar o quanto o ensino básico ofertado a esses moradores foi mudando ao longo do tempo; discorrer sobre o processo de transição da proposta de educação rural para a da educação do campo; discutir sobre a política de nucleação das escolas, que tem aumentado os  índices de evasão escolar dos estudantes do campo e apresentar alguns impasses que atravessam o processo de escolarização básica desses sujeitos. Realizamos uma revisão de literatura e  entrevistas com quatorze moradores da zona rural que haviam deixado a escola básica. E a partir das análises desses materiais, concluímos que apesar do aumento da escolarização da população brasileira nos últimos anos, os sujeitos do campo permanecem com dificuldades de avançar no processo escolar, de participar de processos educativos que considerem as especificidades de seus cotidianos, o que poderia contribuir para a sua aprendizagem e fortalecer seus vínculos com o ambiente escolar, diminuindo a evasão. Enfim, há desafios para garantir o acesso e a permanência a uma educação básica à população do campo que perduram nos dias atuais e demandam maior investimento público.

Palavras-chave: educação rural, educação do campo, educação básica, população do campo, evasão escolar.

 

The Basic Education of the Rural Population: issues and impasses that cross the schooling process of these subjects                          

ABSTRACT. This article deals with the basic schooling of the rural population and presents partial results of a research project carried out as part of a master's degree, the main objective of which was to learn about the process of school dropout among rural residents in the municipality of Viçosa-MG. Therefore, the objectives of this work were: to demonstrate how the basic education offered to these residents has changed over time; to discuss the transition process from the proposal of rural education to that of education in the countryside; to discuss the policy of school nucleation, which has increased the dropout rates of students in the countryside and to present some impasses that cross the basic schooling process of these subjects. We carried out a literature review and interviews with fourteen rural residents who had dropped out of elementary school. Based on the analysis of these materials, we concluded that despite the increase in the schooling of the Brazilian population in recent years, rural dwellers continue to have difficulties making progress in the school process, participating in educational processes that take into account the specificities of their daily lives, which could contribute to their learning and strengthen their links with the school environment, reducing dropout rates. In short, there are challenges to guaranteeing access and permanence to basic education for the rural population that persist today and demand greater public investment.

Keywords: rural education, rural education, basic education, rural population, school dropout.

 

La educación básica de la población rural: problemas e impasses que atraviesan el proceso de escolarización de estos individuos

RESUMEN. Este artículo trata de la escolarización básica de la población rural y presenta resultados parciales de un proyecto de investigación realizado en el ámbito de una maestría, cuyo principal objetivo fue conocer el proceso de abandono escolar de los residentes rurales del municipio de Viçosa-MG. Los objetivos de este estudio fueron: demostrar cómo la educación básica ofrecida a estos residentes ha cambiado a lo largo del tiempo; discutir la transición de la educación rural a la educación rural; discutir la política de nucleamiento escolar, que ha aumentado las tasas de deserción de los estudiantes rurales; y presentar algunos de los impasses que atraviesan el proceso de escolarización básica de estos individuos. Realizamos una revisión bibliográfica y entrevistas con catorce residentes rurales que habían abandonado la escuela primaria. A partir del análisis de estos materiales, concluimos que, a pesar del aumento de la escolarización de la población brasileña en los últimos años, los habitantes rurales siguen teniendo dificultades para avanzar en el proceso escolar, participando en procesos educativos que tengan en cuenta las especificidades de su vida cotidiana, lo que podría contribuir a su aprendizaje y fortalecer sus vínculos con el entorno escolar, reduciendo las tasas de abandono. En síntesis, existen desafíos para garantizar el acceso y permanencia a la educación básica de la población rural que persisten en la actualidad y demandan mayor inversión pública.

Palabras clave: educación rural, educación básica, población rural, abandono escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdirene de Jesus Ferreira, Universidade Federal de São Carlos - UFScar

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), processo nº 2022/11616-1.

Rita de Cássia de Souza, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, com experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação.

Referências

Arroyo, M. G. (2004). A educação básica e o movimento social do campo. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. Por uma educação do campo (pp. s./p.). Petrópolis: Vozes.

Azevedo, D. S. (2017). As ‘Reuniões Gerais’ como dispositivo pedagógico de modelação no ensino de Agricultura em Minas Gerais (1928-1951). Revista Brasileira de História da Educação, 17(1), 116-139. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.847

Bezerra Neto, L. (2016). Educação rural no Brasil: do ruralismo pedagógico ao movimento por uma educação do campo. Uberlândia: Editora Navegando Publicações.

Brasil. (2010). Decreto n.° 7.352, de 4 de novembro de 2010. Política Nacional de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Diário Oficial, Brasília, DF.

Brasil. (2021). Ministério da saúde. Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Saúde. Ofício Circular nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS. 2021. Recuperado de: http://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf.

Brasil. (2002). Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui as Diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo. Diário Oficial, Brasília, DF.

Brasil. (2018). Secretaria Nacional de Juventude. Diagnóstico Situacional e Diretrizes para Políticas Públicas para as Juventudes Rurais Brasileira. Secretaria de Governo.Recuperado de: https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/handle/192/259.

Calazans, M. J. C. (1993). Para compreender a educação do estado no meio rural: traços de uma trajetória. In Therrien, J., & Damasceno, M. N. (Org.). Educação e Escola no campo (pp. s./p.). Campinas: Papirus.

Caldart, R. S. (2003). Escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, 3(1). Recuperado de: https://biblat.unam.mx/pt/revista/curriculo-sem-fronteiras/articulo/a-escola-do-campo-em-movimento.

Coutinho, J. (2009). Experiências de formação da FETAG-RJ: educação do campo em questão (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. Recuperado de: https://locus.ufv.br//handle/123456789/4110.

Damasceno, M. N., & Beserra, B. (2004). Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa, 30(1). https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100005.

Fávero, O. (2004). MEB – Movimento de Educação de Base, primeiros tempos: 1961-1966. V Encontro Luso-Brasileiro de História da Educação. Lisboa-Badajoz, Recuperado de: http://www.forumeja.org.br/files/meb_historico.pdf.

Ferreira, M. A. B. (2017). Evasão escolar na zona rural: estudo realizado em escola da rede municipal de ensino na comunidade do Juá - Caruaru/PE. IV Congresso Nacional de Educação. Minas Gerais.

Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, 23(79). https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.

Ferreira, V. J. (2022). A evasão escolar na educação básica: um estudo com moradores do campo (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.396.

Freire, P. (1967). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.

Gadotti, M. (2014). Alfabetizar e Politizar: Angicos, 50 anos depois. Foro de Educación, 12(16). Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=447544538003.

Gergen, K. (2009). O movimento do construcionismo social na psicologia moderna. Revista Internacional Interdisciplinar, 6(1). https://doi.org/10.5007/1807-1384.2009v6n1p299.

Hoeller, S. C., & Miguel, M. E. B. (2018). O movimento de transição da Educação Rural para Educação do Campo: contradições e tensionamentos. Revista Diálogo Educacional, 18(59). Recuperado de: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24311.

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 20 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

Machado, L. C. T. (2017). Da educação rural à educação do campo: conceituação e problematização. Educere XIII Congresso Nacional de Educação. Ribeirão Preto (SP). Recuperado de: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25113_12116.pdf.

Marinho, C. M. (2008). Um estudo exploratório sobre a escola rural em Viçosa- MG: saberes e práticas docentes (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. Recuperado de: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/4101.

Marques, M. I. M. (2002). O conceito de espaço rural em questão. Terra Livre, 2(19). Recuperado de: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/160.

Musial, G. B. da S. (2011). A emergência da Escola Rural em Minas Gerais (1892- 1899): quando a distinção possibilita a exclusão (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Recuperado de: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92RLHJ/1/tese_gilvanice_musial.pdf.

Pavani, G. A., & Andreis, A. M. (2017). O processo de nucleação e fechamento de escolas no campo e a luta dos movimentos sociais pela educação do campo. Simpósio Internacional de Geografia Agrária. Curitiba - Paraná. Recuperado de: https://singa2017.files.wordpress.com/2017/12/gt14_1506706386_arquivo_greti_finalsinga.pdf.

Projeto de Lei n. 2111 de 26 de junho de 2015. (2015, 26 de junho). Altera artigos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1531540.

Rangel, M., & Carmo, R. B. (2011). Da educação rural à educação do campo: revisão crítica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 20(36). Recuperado de: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v20n36/v20n36a18.pdf.

Ribeiro, M. (2015). Reforma agrária, trabalho agrícola e educação rural: desvelando conexões históricas da educação do campo. Educação e Pesquisa, 41(1), 79–100. https://doi.org/10.1590/s1517-97022014111587.

Rodrigues, A. C. S., Marques, D. F., Rodrigues, A. M., & Dias, G. L. (2017). Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. Educação & Realidade, 42(2). https://doi.org/10.1590/2175-623657687.

Rodrigues, C. L. (2009). Educação no meio rural: Um estudo sobre salas multisseriadas (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Recuperado de: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-8MAHYM.

Silva, P. T., & Feitosa, D. A. (2013). Juventude rural e os povos do campo no contexto da educação escolar. Seminários do GEPEC. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Recuperado de: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/publicacoes-seminarios-do-gepec/seminarios-de-2013/4-educacao-do-campo-escola-curriculo-projeto-pedagogico-e-eja/d22-juventude-rural-e-os-povos-do-campo-no.pdf.

Silveira, G. A. B. (2019). A educação infantil como direito: o acesso e permanência de crianças de 4 e 5 anos em escolas rurais de Paracatu-MG (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Goiás. Recuperado de: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9776.

Talaska, A., Silveira, R. L., & Etges, V. E. (2014). Cidade e campo: para além dos critérios e atributos, as relações e contradições entre o urbano e o rural. Revista Bibliográfica de Geografia y Ciencias Sociales, 19(1090). Recuperado de: http://www.ub.es/geocrit/b3w-1090.htm.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Como Citar

Ferreira, V. de J., & Souza, R. de C. de. (2023). A formação básica da população do campo: questões e impasses que atravessam o processo de escolarização desses sujeitos. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15255. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15255

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos