As “cercas” da Formação por Alternância nas LEdoCs de Goiás: vozes e viesses dos professores formadores
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14417Resumo
O presente artigo objetiva conhecer as concepções e olhares vivenciados pelos professores formadores, em Educação do Campo habilitação em Ciências da Natureza do estado de Goiás, sobre Alternância. Para alcançar esse objetivo, temos como recorte temporal 2014-2019 (cinco anos de implantação), e todos os professores formadores da UFG e da UFCAT que atuavam no curso no segundo semestre de 2019 foram convidados a responder um questionário online disponibilizado na Plataforma Google forms. Os dados foram tratados a partir da Análise de Conteúdo. Sem a intenção comparativa ou julgadora, o estudo mostra fragilidades de ambos os grupos quanto ao planejamento e desenvolvimento da Alternância. A falta de recursos financeiros e de infraestrutura foram presentes em ambas IES, contudo fica nítido no estudo as fragilidades formativas, identitárias e de pertencimento, de muitos, frente ao curso que estão, ou seja, “cercas” que precisam ser transpostas para o fortalecimento dessa Licenciatura.
Palavras-chave: formação de professores, ciências da natureza, decolonial.
The “fences” of academic formation by alternance in the LEdoCs of Goiás - Brazil: voices and biases of teacher educators
ABSTRACT. The present research aims to know the conceptions and views experienced by the teachers, in Rural Education, qualification in Natural Sciences of the state of Goiás, on Alternation. In order to achieve this goal, we have a time frame of 2014-2019 (five years of implementation), and all professors from UFG and UFCAT who worked on the course in the second half of 2019 were invited to answer an online questionnaire made available on the Google Forms Platform . The data were treated based on Content Analysis. Without a comparative or judgmental intention, the study shows weaknesses in both groups regarding the planning and development of Alternation. The lack of financial and infrastructure resources were present in both Universities, however the training, identity and belonging weaknesses of many in the face of the course they are in are clear in the study, that is, “fences” that need to be overcome to strengthen this Graduation.
Keywords: teacher training, natural sciences, decolonial.
Las “cercas” de formación por alternancia en las LEdoCs de Goiás - Brasil: voces y parcialidad de los formadores de docentes
RESUMEN. La presente investigación tiene como objetivo conocer las concepciones y visiones vividas por los docentes en Educación Rural, titulación en Ciencias Naturales del estado de Goiás, Brasil, sobre Alternancia. Para lograr este objetivo, tenemos un marco de tiempo de 2014-2019 (cinco años de implementación), y todos los profesores de UFG y UFCAT que trabajaron en el curso en el segundo semestre de 2019 fueron invitados a responder un cuestionario en línea disponible en el Plataforma de formularios de Google. Los datos fueron tratados en base al análisis de contenido. Sin una intención comparativa o de juicio, el estudio muestra debilidades en ambos grupos en cuanto a la planificación y desarrollo de la Alternancia. La falta de recursos económicos e infraestructura estuvo presente en ambas Universidades, sin embargo son claras las debilidades formativas, identidad y de pertenencia de muchas, de cara al rumbo en el que se encuentran, es decir, “vallas” que hay que trasponer al curso en el estudio Fortalecimiento de este Grado.
Palabras clave: formación de profesores, ciencias de la naturaleza, decolonial.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2012). Outros sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis: Vozes.
Cordeiro, G. N. K., Reis, N. S., & Hage, S. M. (2011). Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, 24(85), 115-125.
Farias, M. C. G., & Hage, S. A. M. (2021). Alternância na formação de educadores do campo: contribuições dos movimentos sociais para sua materialidade. Revista e-Curriculum, 19(1), 474-496. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p474-496
Freire, P. (2000). Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP. https://doi.org/10.1590/S1414-32832001000100016
Hage, S., Farias, M. C. G., & Araujo, H. S. (2016). Alternância Pedagógica como estratégia de formação dos Educadores do Campo no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Comunicação apresentada na I Reunião da ANPED Norte. Belém-PA.
Oliveira, L. M. T., & Campos, M. (2012) Educação Básica do Campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano P., & Frigotto. G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (s./p.). Expressão Popular.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wender Faleiro, Rafaela Aparecida Silva Ferreira Diniz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).