O papel do Estágio Curricular Supervisionado na formação (de)colonial de professores do campo em Ciências da Natureza no estado de Goiás

Autores

  • Olga Matias Teles Honorato Universidade Federal de Catalão - UFCat
  • Wender Faleiro Universidade Federal de Catalão - UFCat https://orcid.org/0000-0001-6419-296X

Resumo

Poucos estudos se propuseram a se debruçar sobre Formação Decolonial de docentes nas LEdoCs, assim esse estudo objetiva analisar o papel do Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas em Educação do Campo do Estado de Goiás na promoção positiva da Formação Docente Decolonial. A construção dos dados da presente pesquisa se deu a partir da leitura dos Projetos Políticos-Pedagógicos das Licenciaturas em Educação do Campo e das entrevistas semiestruturadas aos docentes e gestores, atuantes no segundo semestre do ano de 2022, nos dois cursos que existem no Estado de Goiás. Conclui-se que, o Estágio Supervisionado, como disciplina obrigatória dos dois cursos, trata-se de um momento de aprendizagem da docência, bem como um momento de análise do contexto real, indo de encontro com a formação docente na perspectiva decolonial, que parte do exercício da análise e reflexão sobre a práxis, de modo a desvelar o cotidiano escolar pela inserção do licenciando estagiário no campo de atuação profissional. Ademais, é essencial a formação de um profissional crítico, que valorize os saberes da prática docente, por meio da reflexão e da análise do saber teórico e da prática.

Palavras-chaves: licenciatura, educação do campo, formação docente, estágio docência.

 

The role of the Supervised Curriculum Internship in the (de)colonial training of Countryside teachers in Nature Sciences in the state of Goiás

ABSTRACT. Few studies have proposed to address the Decolonial Training of teachers in the LEdoCs, so this study aims to analyze the role of the Supervised Curricular Internship of Degrees in Education in the State of Goiás in the positive promotion of Decolonial Teacher Training. The construction of data for this research was based on reading the Political-Pedagogical Projects of the Degrees in Rural Education and semi-structured interviews with teachers and managers, active in the second half of 2022, in the two courses that exist in the State of Goiás. It is concluded that the Supervised Internship, as a mandatory subject of both courses, is a moment of teaching learning, as well as a moment of analysis of the real context, going against teacher training in the decolonial perspective, which starts from the exercise of analysis and reflection on praxis, in order to unveil the school routine through the insertion of the trainee student in the field of professional activity. Furthermore, it is essential to train a critical professional, who values the knowledge of teaching practice, through reflection and analysis of theoretical and practical knowledge.

Keywords: graduation, rural education, teacher training, teaching internship.

 

El papel de la Pasantía Curricular Supervisada en la formación (des)colonial de profesores rurales de Ciencias Naturales en el estado de Goiás

RESUMEN. Pocos estudios se han centrado en la Formación Decolonial de profesores en las LEdoCs, por lo que este estudio tiene como objetivo analizar el papel de las Prácticas Curriculares Supervisadas en los Cursos de Grado de Educación Rural en el estado de Goiás en la promoción positiva de la Formación Decolonial de Profesores. Los datos para esta investigación fueron recopilados a partir de la lectura de los Proyectos Político-Pedagógicos de los Cursos de Licenciatura en Educación Rural y de entrevistas semi-estructuradas con profesores y gestores que trabajan en el segundo semestre de 2022 en los dos cursos que existen en el estado de Goiás. La conclusión es que la Pasantía Supervisada, como asignatura obligatoria en ambos cursos, es un momento para aprender a enseñar, así como un momento para analizar el contexto real, en consonancia con la formación de profesores desde una perspectiva decolonial, que parte del ejercicio del análisis y la reflexión sobre la praxis, con el fin de desvelar la vida escolar cotidiana a través de la inserción del alumno en prácticas en el campo de la actividad profesional. Además, es fundamental formar un profesional crítico que valore el conocimiento de la práctica docente a través de la reflexión y el análisis del conocimiento teórico y de la práctica.

Palabras clave: licenciatura, educación rural, formación de profesores, prácticas de enseñanza.

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Biografia do Autor

Olga Matias Teles Honorato, Universidade Federal de Catalão - UFCat

Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Catalão. Licenciada em Letras e Pedagogia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC – UFCAT/CNPq. E-mail: olgamatiasteles2019@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0009-0002-3654-5750

Wender Faleiro, Universidade Federal de Catalão - UFCat

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, com dissertação na área de Ecologia Vegetal. Doutorado em Educação na área de Práticas e saberes pela UFU (Enfase no Ensino Médio público). Tem experiência de quatro anos na Educação Básica (Foi Professor concursado do Estado de 2006 a 2010). Foi Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Araguari; e de 2006-2013 foi docente nessa IES. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG; Vice-líder do NEPCampo /UFG e Coordenador de TCC do curso de Pedagogia; Membro NDE - Educação do Campo habilitação em Ciências Naturais. Professor - Pesquisador no Programa de Formação Continuada de Professores CEPAE/UFU. e-mail: wender.faleiro@gmail.com / wender.faleiro@ufg.br

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Matias Teles Honorato, O., & Faleiro, W. (2024). O papel do Estágio Curricular Supervisionado na formação (de)colonial de professores do campo em Ciências da Natureza no estado de Goiás. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e16356. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16356

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