Escola da Terra no estado de Goiás: uma proposta interdisciplinar do debate de gênero para o currículo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13831Resumo
A Escola da Terra no estado de Goiás iniciou suas atividades no ano de 2018. Em duas edições atendeu 320 educadoras e educadores do campo. Assim, com a abrangência que a Escola da Terra alcançou no estado, procuramos com este trabalho, tecer reflexões sobre como os temas interdisciplinaridade, currículo e gênero permitem uma percepção mais coerente do processo do ensinar, na escola do nosso tempo. Buscamos o referencial teórico do discurso e seu significado, dentro da análise do discurso de linha francesa, que tem Michel Foucault como referencial. Como recurso metodológico adotamos perguntas semiestruturadas, usando o espaço virtual como meio de acesso as falas dos professores participantes. A partir das falas dos sujeitos da pesquisa compreendemos que o debate e a formação continuada tem possibilitado romper com a visão biologizante e naturalizada de gênero, auxiliando o entendimento da sexualidade. Ademais, pensar o currículo e a importância das diferenças na sala de aula é possível por meio de um trabalho de colaboração que exige desafio, negociação, e flexibilidade para construir uma proposta interdisciplinar contextualizada com a realidade do campo e dos seus sujeitos.
Palavras-chave: escola da terra, interdisciplinaridade, currículo, gênero, educação do campo.
Escola da Terra in the state of Goiás: an interdisciplinary proposal of the gender debate for the curriculum
ABSTRACT. Escola da Terra in the state of Goiás started its activities in 2018. In two editions, it served 320 educators in the field. Based on the scope that Escola da Terra has reached in the state, with this work we seek to reflect on how the themes of interdisciplinarity, curriculum and gender allow a more coherent perception of the teaching process in the school of our time. We seek the theoretical framework of discourse and its meaning, within the analysis of French discourse, which has Michel Foucault as a reference. As a methodological resource, we adopted semi-structured questions, using the virtual space as a means of accessing the speeches of the participating teachers. From the speeches of the research subjects, we understand that the debate and continuing education have made it possible to break with the biological and naturalized view of gender, helping the understanding of sexuality. Furthermore, thinking about the curriculum and the importance of differences in the classroom is possible through collaborative work that requires challenge, negotiation, and flexibility to build an interdisciplinary proposal contextualized with the reality of the field and its subjects.
Keywords: escola da terra, interdisciplinarity, curriculum, gender, rural education.
Escola da Terra en el estado de Goiás: una propuesta interdisciplinaria del debate de género para el currículo
RESUMEN. Escola da Terra en el estado de Goiás inició sus actividades en 2018. En dos ediciones, atendió a 320 educadores en el área. A partir del alcance que Escola da Terra ha alcanzado en el estado, con este trabajo buscamos reflexionar sobre cómo los temas de interdisciplinariedad, currículo y género permiten una percepción más coherente del proceso de enseñanza en la escuela de nuestro tiempo. Buscamos el marco teórico del discurso y su significado, dentro del análisis del discurso francés, que tiene como referente a Michel Foucault. Como recurso metodológico, adoptamos preguntas semiestructuradas, utilizando el espacio virtual como medio de acceso a los discursos de los profesores participantes. A partir de los discursos de los sujetos de investigación, entendemos que el debate y la educación permanente han permitido romper con la visión biológica y naturalizada del género, ayudando a la comprensión de la sexualidad. Además, pensar el currículo y la importancia de las diferencias en el aula es posible a través del trabajo colaborativo que requiere desafío, negociación y flexibilidad para construir una propuesta interdisciplinaria contextualizada con la realidad del campo y sus sujetos.
Palabras-clave: escola da terra, interdisciplinariedad, currículo, género, educación rural.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2011). Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes.
Arroyo, M. G., & Fernandes, B. M. (1999). A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo.
Barbosa, A. I. C. (2012). A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UNB: do projeto às emergências e tramas do caminhar (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília.
Brasil. MEC/CNE/CEB. Proposta de regulamentação da Pedagogia da Alternância.
Brasília, 2020. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-deeducacao/audiencias-e-consultas-publicas. Acesso em: 10/06/2020. Documento no prelo.
Cardoso, E. C. F. (2020). A formação de professores de ciências na Licenciatura em Educação do Campo: tecendo tramas na Alternância (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Fazenda, I. (1999). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4.ed. Campinas: Papirus.
Fernandes, C. A. (2012). Discurso e sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios.
Fischer, R. M. B. (2001). Foucault e a análise de discurso em educação. Cadernos de pesquisa, (114), 197-223. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300009
Foucault, M. (1999). As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes.
Japiassu, H. (1976). Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago.
Louro, G. L. (1999). O corpo educado: Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autentica.
Mann, C., & Stewart, F. (2000). Internet communication and qualitative research: A handbook for researching online. London: SAGE Publications. https://doi.org/10.4135/9781849209281
Marcuschi, L. A. (2004). Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In Marcuschi, L. A., & Xavier, A. C. S. (Orgs.). Hipertexto e Gêneros Digitais (pp. 13-67). Rio de Janeiro: Lucerna.
Miskolci, R. (2011). Novas conexões: Notas teórico-metodológicas para pesquisas sobre o uso de mídias digitais. Cronos: R. Pós-Grad. Ci. Soc., 12(02), 9-22.
Santos, W. B. (2016). Adolescência heteronormativa masculina: entre a construção obrigatória e a desconstrução necessária. Intermeios.
Santos, W. B., Sant’Anna, T. F., Dias W., & & Faleiro, W. (2018). O Masculino e o Feminino na Escola: as contradições da norma e da forma discursivamente imposta. Uberlândia: Navegando.
Santos, W. B., Sousa, C. J., Ribeiro, D. F. K. S., Alves, D. O., & Faleiro, W. S. (2019). Modelos 3DR nas Ciências da Natureza: um repensar do capital cultural na escola do campo. Goiânia, Kelps.
Silva, L. H. (2012). As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Curitiba: CRV.
Silva, L. H. (2013). Novas faces da Pedagogia da Alternância na Educação do Campo. In Begnami, J. B., & Burghgrave, T. (Orgs.) Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade (pp. 167-180). Orizona: UNEFAB.
Silva, L. H. (2015). A pedagogia da alternância na educação do campo: velhas questões, novas perspectivas de estudo. Eccos Revista Científica, 36, 143-158.
Silva, T. T. (1999). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica.
Silva, G. F., & Machado Júnior, S. S. (2016). A Construção do Sujeito em Michel Foucault. Entreletras, 7(1), s./p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).