v. 9 (2024): Publicação Contínua / Continuous Publication

					Visualizar v. 9 (2024): Publicação Contínua / Continuous Publication
Publicado: 2024-03-24

Artigos / Articles / Artículos

  • Educação do Campo: a resistência da Escola Maria Emília Maracajá no Brejo da Paraíba

    José Rogério da Silva, Nilvania dos Santos Silva
    e17039
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17039
  • A construção da política de Educação no Campo no Estado do Paraná: análise a partir dos documentos

    Sandra Garcia Neves, Fabiana Fátima Cherobin, Edilaine Aparecida Vieira
    e19254
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19254
  • A criança vai à escola do campo: discussões sobre legislação da educação infantil no e do campo

    Marciane Maria Mendes, Rodrigo dos Santos, Marli Alves Batista Makowski
    e19299
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19299
  • Ensino Remoto Emergencial: seus desdobramentos na educação básica para alunos do meio rural

    Anelita Guerra Lacerda, Sandra Augusta de Melo
    e19241
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19241
  • Educação Infantil do/no Campo: emancipação humana ou reprodução de desigualdades sociais?

    Airan Celina Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Carmen Lúcia de Oliveira Cabral
    e19324
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19324
  • Reflexões acerca do processo de coleta de dados de um estudo com comunidades escolares rurais do Rio Grande Do Sul

    Morgana Pappen, Ana Carolina Bienert, Betina Franciele Schwinn, Camila Becker, Luci Helen Alvez Freitas, Vitória Gelsdorf Dumke, Hildegard Hedwig Pohl, Suzane Beatriz Frantz Krug
    e19033
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19033
  • Processos de subjetivação de jovens rurais na educação: encontros comunitários, educação à distância e continuidade formativa

    Wanderson Diego Bramé, Antonio dos Santos Andrade
    e19213
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19213
  • Importância e desafios da Liderança, Inovação e criatividade na Gestão Escolar das escolas públicas do Bailundo e Mungo – Angola

    Mário Graça da Costa Costa, Maria Aparecida Santos e Campos
    e18956
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18956
  • Escola Família Agrícola: reflexões a partir das representações sociais de egressos e pais

    Eurivaldo Nunes Rodrigues, Paulo Afrânio Sant’Anna
    e17822
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17822
  • Um olhar para as infâncias do campo: contribuições para práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais

    Priscila Michelon Giovelli, Helenise Sangoi Antunes, Débora Ortiz de Leão
    e18496
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18496
  • Educação do campo, das águas e das florestas: o campesinato no canto poético “Xote Ecológico”

    Ronaldo dos Santos Leonel, Everton Bedin
    e19188
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19188
  • Educação como um direto inegociável: sujeitos do campo, trajetórias e futuros (im)prováveis

    Mariana Martins de Meireles, Ana Cláudia dos Santos
    e17462
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.17462
  • Por uma prática inclusiva na Educação do Campo: uma análise a partir da perspectiva dos professores

    Karine Gonçalves das Neves, Keli Casagrande, Leocilea Aparecida Vieira
    e18826
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18826
  • A concepção de regulação e as políticas de gestão escolar no Brasil: princípios político-pedagógicos e contradições

    Juciley Silva Evangelista Freire , José Carlos da Silveira Freire, José Oto Konzen
    e19422
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19422
  • As dinâmicas de expulsão no Reassentamento Mirindiba (Araguaína/TO): um estudo sobre o deslocamento forçado à luz de Saskia Sassen

    Graciany Costa dos Reis, José André Guedes Soares, Letícia Almeida Nascimento
    e19461
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19461
  • Rural Education in Times of War – The case of Ukraine

    Olena Budnyk, Mykhaylo Kotyk, Kateryna Fomin, Yuliia Popeniuk, Inna Lytvyn, Lyudmila Matsuk
    e19195
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19195
  • Estudo da física térmica a partir da construção de uma chocadeira elétrica: aprendizagem baseada em projetos

    Adenauro Martini, Elizandra Sehn
    e16745
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16745
  • Evasão no Curso de Licenciatura em Educação do Campo: as trajetórias interrompidas e os desafios da permanência

    Valéria da Cruz Viana Labrea, Pedro Eduardo Kiekow, Camila Celistre Frota
    e16757
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16757
  • A importância econômica, ecológica e ambiental das abelhas para os apicultores de Madalena, Ceará

    Maria Eduarda da Silva Araújo, Luana Lima Guimarães
    e17917
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17917
  • Concepções de Educação do Campo: discussões com base nos fundamentos e na construção conceitual desenvolvida nas últimas décadas

    Cleonice Matos Amaral, Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus
    e18145
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18145
  • Algunas reflexiones sobre la alternancia en los CEFFA como sistema pedagógico complejo

    Jordi González-García, Roberto García-Marirrodriga, Cícero da Silva
    e18330
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18330
  • Update of educational strategy for community training in the sustainable user of water

    Raquel de la Cruz, Nisdalys Marrero Hernández, Tamara Jiménez Padilla, Adalberto Q. Gavilla Quiroga
    e18468
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18468
  • Metodologia para o tratamento do discurso científico-acadêmico a partir do proceso de ensino-aprendizagem em carreiras pedagógicas

    Bertha Miqueli Rodríguez, Yaumary Reiné Herrera
    e18471
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18471
  • Las relaciones infantiles inter-edad en la escuela rural

    Paulina De la Fuente-García, Carmen Alvarez
    e18617
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18617
  • Retratos da Educação no Campo: a escolarização dos moradores do Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN

    Ana Cleide da Silva de Oliveira, Emerson Augusto de Medeiros, Késia Kelly Vieira de Castro
    e18838
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18838
  • Saberes culturales e interculturales entre estudiantes de posgrado de la etnia Ch’ol de Chiapas, México

    José Bastiani Gómez, Ana Isabel Ochoa Manrique
    e19003
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19003
  • Affective memories of older adults regarding play in the far North of Brazil

    Verônica Marinho de Sousa, Mayrhon José Abrantes Farias, Juliana de Oliveira Freire, Rubens Vinícius Letieri, Adriano Lopes de Souza
    e19169
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19169
  • Fenómeno de abandono escolar en áreas de alta vulnerabilidad: resultados de un metaanálisis

    Antonella Nuzzaci
    e19190
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19190
  • Cartografías participativas en educación ambiental y territorial: Estudio de caso en Canelones, Uruguay

    Lucía Eluén Morixe, Marcel Achkar, Ana Domínguez
    e18428
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18428
  • Análisis comparativo de las escuelas campesinas de agroecología de la CLOC/Vía Campesina en América Latina y el Caribe

    Magorie St Fleur, Peter Rosset, Cecilia Elizondo, Valentín Val
    19206
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19206
  • Estado del arte sobre prácticas docentes multigrado en países hispanohablantes

    Blanca Araceli Rodríguez Hernández, Oscar Osvaldo Servín Calvillo, Fabiola Isabel Castro Romero
    e19209
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19209
  • Formação de professores para a Agricultura Sustentável: A adubação verde em debate

    Rafael Rossi, Cassiano Garcia Roque
    e19224
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19224
  • Proposta de energia renovável para agricultura familiar em propriedades rurais no Município de Paty do Alferes - RJ

    Juliana Lobo Paes, Mayara Barros Ferreira , Mariana Otero Nogueira, Madelon Rodrigues Sá Braz , Marden Manuel Rodrigues Marques
    e15947
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15947
  • Uma experiência na formação de professores para a Educação do Campo em tempos de Pandemia: o Estágio Supervisionado na Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias

    Lucas Gabriel Popeng , Uberson Rossa, Simão Alberto, Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Reginaldo Leandro Placido
    e16317
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16317
  • Condições de trabalho docente na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) do estado do Amapá (2014-2020)

    Vanessa Lima dos Santos Assunção Assunção, Sidney da Silva Lobato
    e16468
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16468
  • A construção histórica das práticas escolares das escolas Família Agrícola do Rio Grande do Sul

    Daiane Netto, João Ernesto Pelisari Candido, Marilisa Bialvo Hoffmann, Glauco Schultz
    e16739
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16739
  • Questões analíticas e propositivas para transformar a escola do campo em um lugar

    Roberto Antônio Finatto, Maria Isabel Farias
    e16741
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16741
  • Educação do Campo no Tocantins: reflexões sobre a transdisciplinaridade no componente Saberes e Fazeres do Campo

    Kayla Pacheco Nunes, Rute da Silva Santos, Cícero da Silva
    e17276
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17276
  • Articulações entre Agroecologia, Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional na Educação do Campo

    Viviane Camejo Pereira, Shirley Rodríguez González
    e17687
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17687
  • Notas de diálogo entre os saberes das comunidades tradicionais e a Educação do Campo em Mato Grosso

    Karla Rodrigues Mota, Edson Caetano
    e17842
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17842
  • A importância da leitura na formação de sujeitos privados de liberdade

    Eveliny Almeida Feitosa Jácome, Selma Maria Abdalla Dias Barbosa Barbosa
    e18230
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18230
  • Movimentos sociais e educação do campo: resistência, limites e possibilidades na Escola Família Agrícola - EFA Chico Antonio Bié, Ceará

    Francinalda Maria Rodrigues da Rocha, Flávia Sanches de Carvalho
    e18516
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18516
  • Educação do Campo na Amazônia: novos olhares e antigas questões do projeto político pedagógico

    Talita Aranha, Regiara Croelhas Modesto
    e16450
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16450
  • A pedagogia do Movimento Sem Terra e as contribuições do pensamento educacional de M. M. Pistrak

    Lidianny Nascimento Fonseca, Mário Borges Netto
    e18589
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18589
  • Contribución al desarrollo local desde la perspectiva de un campus universitario

    Raquel de la Cruz, Antonio González Portal, Gretter Ledesma Santos, Tamara Jiménez Padilla, Onelia Guevara Reyes
    e15916
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15916
  • Educação do Campo e Agroecologia: a prática pedagógica no ensino de Botânica em acampamento sem-terra do MST

    Jakson da Silva Gonçalves, Sandra Nazaré Dias Bastos, Oscar Ferreira Barros
    e14588
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e14588
  • A contribuição da Metodologia das Produções Narrativas para a compreensão dos processos educativos desenvolvidos por educadoras de uma escola do campo do município de Carangola - MG

    Diego Gonzaga Duarte da Silva, Elizete Oliveira de Andrade, Maria Solange Feliciano Galvão Aguiar
    e15404
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15404
  • Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola: observação das interfaces através de uma revisão sistemática da literatura

    Pedro Léo Alves Costa, Luciano Pires de Andrade , Horasa Maria Lima da Silva Andrade
    e15495
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15495
  • A Licenciatura em Educação do Campo e a formação de professor na Área de Matemática

    Analdino Pinheiro Silva Filho, Marco Antonio Leandro Barzano, Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante
    e15572
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15572
  • O trabalho pedagógico na Educação Científica: um olhar para a diversidade cultural do campo

    Brenda Santos de Sousa, Geilsa Costa Santos Baptista, Frederik Moreira dos Santos
    e15577
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15577
  • A construção coletiva de uma formação continuada específica das escolas do campo de Itapejara D´Oeste/PR

    Silvia Christina Copatti Bussolaro, Carlos Antônio Bonamigo
    e15658
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15658
  • Permanências e mudanças na Educação Rural e na Educação do Campo no município de Salto do Lontra entre os anos de 1998 a 2022

    Elizangela Wessling, Carlos Antônio Bonamigo
    e15659
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15659
  • Análise sobre os cursos de licenciatura em Educação do Campo na região nordeste e a formação para educação de surdos

    Adriana Farias do Nascimento, ANA CRISTINA SILVA DAXENBERGER
    e15673
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15673
  • Sucessão na agricultura familiar brasileira: uma revisão sistemática da literatura

    Elideth Pacheco Monteiro, Cyntia Meireles Martins, Janayna Galvão de Araújo, Marcos Ferreira Brabo, Marcos Antônio Souza dos Santos
    15729
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15729
  • Revisão sistemática sobre a valorização da cultura afro-brasileira nas escolas do campo

    Francislene Alves Bezerra, Jonas Carvalho e Silva, Rosane Balsan
    e15837
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15837
  • A Pedagogia da Alternância sob diferentes olhares: relato de formação com alunos do Curso de Pedagogia, com monitores do CEFFA e com professores do Educampo

    Alberto Dias Valadão
    e16036
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16036
  • Educação e Extensão Rural: correlações sobre o planejamento didático e colaborativo das atividades de Ater

    Renato de Carvalho Lopes, Solange Cardoso, Luís Fernando Soares Zuin
    e16153
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16153
  • A educação para e pela coletividade em Krupskaya, Pistrak e Shulgin: necessidade em tempos de resistência, em escolas vinculadas ao MST, no Paraná

    Marlene Lucia Siebert Sapelli Sapelli, Daniele Terezinha de Lima Baitel
    16170
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16170
  • Os desafios da Educação do Campo na pandemia: o caso do curso de Educação do Campo da Unipampa - Campus Dom Pedrito/RS

    Jonas Anderson Simões das Neves, Annie Mehes Maldonado Brito, Carla Valeria Leonini Crivellaro, José Guilherme Franco Gonzaga
    e16181
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16181
  • Emancipação: Um conceito dado? Diálogos com a Educação do Campo

    Lia Machado dos Santos, Luci Mary Duso Pacheco
    e16199
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16199
  • Entre fios e nós: tecendo uma rede de saberes e conhecimentos em uma escola da ilha

    Bruna Garcia, Leonir Lorenzetti, Marcos Aurelio Zanlorenzi
    e16221
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16221
  • As práticas educativas do Colégio Estadual do Campo Paulo Freire em Francisco Beltrão – PR e a permanência dos jovens no meio rural

    Gilberto Mattos Cordeiro, Suely Aparecida Martins
    e16227
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16227
  • O papel do Estágio Curricular Supervisionado na formação (de)colonial de professores do campo em Ciências da Natureza no estado de Goiás

    Olga Matias Teles Honorato, Wender Faleiro
    e16356
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16356
  • Escolas do campo que não estão no campo no Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu-PR

    Marcus Pereira Andrade, Valdemar João Wesz Junior
    16418
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16418
  • Educação e MST: análise sobre a situação escolar das crianças do Acampamento Marielle Vive! durante a pandemia de Covid-19

    Fabiana de Cássia Rodrigues, Julia Pacheco e Zan
    16420
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16420

Artigo Especial / Special Article

  • Emotional burnout of Ukrainian teachers in the context of a full-scale invasion

    Vadim Tkachenko, Yurii Prysiazhniuk, Olha Verkhovenko, Yuliia Nenko
    e19043
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19043

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19

  • Editorial do Dossiê “Educação do Campo, das águas e das florestas em tempos de Pandemia da Covid-19”

    Natacha Eugênia Janata, Andrea Francine Batista, Ana Cristina Hammel
    e19317
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19317
  • Educação e escola em tempos da Covid-19: desafios na construção da Pesquisa em Rede

    Ana Cristina Hammel, Alex Verdério, Natacha Eugênia Janata, Andrea Francine Batista
    e13792
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e13792
  • Condições do trabalho docente durante a pandemia da Covid 19

    Edson Marcos de Anhaia, Regis Clemente da Costa
    e18527
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18527
  • Formação continuada nas escolas do campo, quilombola, ribeirinha e indígena: diversidade na unidade

    Ionah Beatriz Beraldo Mateus, Natacha Eugência Janata, Ana Cristina Hammel , Alex Verdério
    e18523
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18523
  • As escolas do campo, das águas e das florestas na pandemia de Covid-19: dificuldades e estratégias no ensino remoto emergencial

    Graziela Del Monaco, Janaine Zdebski da Silva, Antony Josué Corrêa, Valter de Jesus Leite
    e18524
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18524
  • “O Professor era pedagogo, era psicólogo, era médico, era dentista, era tudo!” Desafios e estratégias de Professoras de uma escola do campo durante a pandemia de Covid 19

    Daiane Borges de Souza, Graziela Del Monaco
    e18531
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18531
  • Alternância na Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias da UFRB: percepções estudantis sobre atividades remotas na pandemia

    Janaine Zdebski da Silva, José Gabriel Beiginho dos Santos
    e18522
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18522
  • Mulheres, raça, trabalho e Educação do Campo durante a pandemia de Covid-19

    Andrea Francine Batista, Carolina Orquiza Cherfem, Maria Eloa Gehlen
    e18525
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18525
  • Apontamentos sobre a relação entre Agroecologia e escola do campo no contexto da pandemia de Covid-19

    Gabriela Furlan Carcaioli, Marilia Carla de Mello Gaia, Roberto Antônio Finatto
    e18520
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18520
  • A educação e a pandemia da Covid-19: as lições derivadas da prática em defesa da Escola Pública no/do Campo

    Celi Nelza Zulke Taffarel , Selidalva Goncalves, Sicleide Gonçalves Queiroz
    e18720
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18720
  • Los niños pandemia, una verdad a medias

    Ariel Zulueta Bravo
    e18873
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18873
  • Educação do Campo, das Águas e das Florestas e a Educação Popular em Saúde em tempos de pandemia da Covid-19

    Maria Isabel Farias , Adalberto Penha de Paula, Solange Todero Von Onçay
    e18855
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18855
  • Prática pedagógica a partir das dimensões do trabalho e identidade cultural nas escolas das comunidades da Amazônia Tocantina

    Hellen do Socorro de Araujo Silva, Benedito Junior dos Prazeres Silva
    e18843
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18843
  • Educação Popular emancipadora e superexploração: retratos da luta de classes

    Roberta Traspadini
    e18904
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18904

Dossiê: Desafios e perspectivas da formação docente para o desenvolvimento de uma Educação Integral e inclusiva na contemporaneidade

  • Dossiê: Desafios e perspectivas da formação docente para o desenvolvimento de uma Educação Integral e inclusiva na contemporaneidade

    Aline Novaes Conceição, Priscila Caroline Miguel, Adriana Alonso Pereira, Andressa Santos Rebelo
    e19507
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19507
  • Conceptions of Integral Education in contemporary Brazilian context

    Priscila Caroline Miguel, Aline de Novaes Conceição, Adriana Alonso Pereira
    e19326
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19326
  • Educação integral e inclusiva na realidade brasileira: desafios a enfrentar na formação docente

    José Carlos Miguel, Gustavo Cunha de Araújo
    e19404
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19404
  • Conhecimentos contemporâneos na formação inicial docente para atuar em uma perspectiva educacional inclusiva e integral

    Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Regiane da Silva Barbosa
    e19385
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19385
  • Initial teacher education for inclusion, equity, and equality: An analysis of practicum reports

    Maria Alfredo Moreira, Manuel António Silva, Ana Sofia Afonso
    e19389
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19389
  • Formação de Professores na perspectiva da Educação Integral e Inclusiva: experiências práticas de instituições diversas

    Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, Camila Mugnai Vieira, Tamires Alves Monteiro
    e19387
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19387
  • Formação de professores de uma escola do campo sul-mato-grossense: presenças/ausências de perspectivas inclusivas e interculturais

    Luiz Henrique Poloni, Washington Cesar Shoiti Nozu, Andressa Santos Rebelo
    e19378
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19378
  • Formação de professores de Educação Física na perspectiva da educação integral e inclusiva: intersecções possíveis a partir do PIBID-UFV

    Patricia Santos de Oliveira, Doiara Silva dos Santos, Guilherme Tavares Ferreira
    e19386
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19386
  • Accountability e a formação continuada de professores: dissonâncias no oferecimento de uma educação integral

    Eduardo Guimarães Mielo, Cláudia Pereira de Pádua Sabia
    19366
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19366