A importância da leitura na formação de sujeitos privados de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18230Resumo
Discutir educação para sujeitos privados de liberdade é um tema polêmico. Porém, oportuniza o surgimento de outros caminhos e possibilidades de mais pesquisas na área. O interesse pela temática surgiu após conhecer o projeto de extensão Clube dos Livres, da Universidade Federal do Norte do Tocantins, desenvolvido na Unidade Penal de Tocantinópolis com privados de liberdade. Este artigo, feito em coautoria com a Orientadora, é um recorte da pesquisa desenvolvida a partir de um estudo de caso do projeto extensionista. Assim, propõe-se identificar os significados atribuídos pelos participantes do projeto às experiências com leituras na prisão, discutir algumas compreensões dos direitos atribuídos a esses sujeitos, dentro e fora da prisão, e como a leitura tem o poder de potencializar a formação de leitores mesmo dentro de um espaço excluidor e pouco favorável para um aprendizado. Buscamos teóricos que discutem literatura e direitos humanos voltados para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, como é o caso dos detentos, objetivando responder ao seguinte questionamento “Como a leitura, como instrumento de remição de pena, contribui para a formação leitora dos sujeitos que estiveram em situação de privação de liberdade na Unidade Penal de Tocantinópolis? Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, dentro da área da Linguística Aplicada (LA), utilizando para esse fim entrevistas semiestruturadas que captaram a percepção dos sujeitos investigados com as experiências vividas e como os processos educativos vivenciados na prisão contribuíram para o convívio em sociedade de forma que eles se sentissem inseridos ou não na sociedade.
Palavras-chave: direitos humanos, leitura, literatura, formação de leitores, biblioteca.
The importance of reading in the education of people deprived of their liberty
ABSTRACT. Discussing education for individuals deprived of their freedom is a controversial topic. However, it provides the opportunity for the emergence of other paths and possibilities for further research in the area. The interest in the topic arose after learning about the Clube dos Livres extension project, from the Federal University of Northern Tocantins, developed at the Tocantinópolis Penal Unit with people deprived of liberty. This article, co-authored with the Advisor, is an excerpt from the research developed from a case study of the extension project. Thus, it is proposed to identify the meanings attributed by project participants to experiences with reading in prison, discuss some understandings of the rights attributed to these subjects, inside and outside prison, and how reading has the power to enhance the formation of readers even within an exclusionary space that is unfavorable for learning. We are looking for theorists who discuss literature and human rights aimed at people in situations of extreme vulnerability, as is the case of prisoners, aiming to answer the following question “How does reading, as an instrument of remission of sentence, contribute to the reading formation of subjects who have been in a situation of deprivation of liberty in the Tocantinópolis Penal Unit? To this end, qualitative research was developed, with an interpretative nature, within the area of Applied Linguistics (LA), using for this purpose semi-structured interviews that captured the perception of the subjects investigated with their experiences and how the educational processes experienced in prison contributed to live in society so that they felt included or not in society.
Keywords: human rights, reading, literature, reader training, library.
La importancia de la lectura en la formación de sujetos privados de libertad
RESUMEN. Hablar de educación para personas privadas de libertad es un tema controvertido. Sin embargo, brinda la oportunidad para el surgimiento de otros caminos y posibilidades para futuras investigaciones en el área. El interés por el tema surgió después de conocer el proyecto de ampliación del Clube dos Livres, de la Universidad Federal de Tocantins Norte, desarrollado en la Unidad Penal de Tocantinópolis con personas privadas de libertad. Este artículo, en coautoría con el Asesor, es un extracto de la investigación desarrollada a partir de un estudio de caso del proyecto de extensión. Así, se propone identificar los significados atribuidos por los participantes del proyecto a las experiencias de lectura en prisión, discutir algunas interpretaciones sobre los derechos atribuidos a estos sujetos, dentro y fuera de la prisión, y cómo la lectura tiene el poder de mejorar la formación de lectores incluso dentro de prisión. un espacio excluyente y desfavorable para el aprendizaje. Buscamos teóricos que discutan sobre literatura y derechos humanos dirigidos a personas en situación de extrema vulnerabilidad, como es el caso de los presos, pretendiendo responder a la siguiente pregunta “¿Cómo contribuye la lectura, como instrumento de remisión de la pena, a la lectura? formación de sujetos que han estado en situación de privación de libertad en la Unidad Penal de Tocantinópolis? Para ello se desarrolló una investigación cualitativa, de carácter interpretativo, dentro del área de Lingüística Aplicada (LA), utilizando para ello entrevistas semiestructuradas que captaron la percepción de los sujetos investigados con sus vivencias y cómo se desarrollan los procesos educativos. Las experiencias vividas en prisión contribuyeron a vivir en sociedad de modo que se sintieran incluidos o no en la sociedad.
Palabras clave: derechos humanos, lectura, literatura, formación lectora, biblioteca.
Downloads
Referências
Bobbio, N. (1992). A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (1988). Brasília, DF. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Brasília, DF, 11 jul. 1984. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm.
Campos, A. (2019). Ler e escrever na prisão: experimentações em Tocantinópolis –TO. Brasília, (DF): Croma Tecnologias.
Campos, A., & Silva, V. L. (2020). Extensão Universitária e Cadeia Pública: uma experiência no Tocantins. Revista Brasileira de Execução Penal, 1(1), 103-121.
Castrillón, S. (2011). O direito de ler. In Castrillón, S. (Org.). O direito de ler e escrever. São Paulo: Pulo do Gato.
Dias, A. C. (2016). Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s). Revista Cerrados, 25, 221-228.
Foucault, M. (2015). A sociedade punitiva: curso no College de France. São Paulo: WMF Martins Fontes.
Freire, P. (2021). A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez.
Groulx, L-H. (2014). Contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social. In Poupart, J., & et al. (Orgs.). A pesquisa qualidade. Petrópolis (RJ): Vozes.
Petit, M. (2021). A arte de ler ou como resistir à adversidade. 2. ed. São Paulo: Editora 34.
Ramos, R. S. (2016). Letramento na prisão? Curitiba: Appris.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eveliny Almeida Feitosa Jácome, Selma Maria Abdalla Dias Barbosa Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).