Concepções de Educação do Campo: discussões com base nos fundamentos e na construção conceitual desenvolvida nas últimas décadas

Autores

  • Cleonice Matos Amaral Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB image/svg+xml
  • Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB,Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB https://orcid.org/0000-0002-3038-9286

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18145

Palavras-chave:

educação do campo, concepções de educação do campo, território em disputa, construção coletiva.

Resumo

A Educação do Campo é um conceito em movimento que emerge das práticas sociais dos sujeitos coletivos do campo e busca produzir uma práxis emancipatória. Neste artigo, apresentamos alguns elementos para discussão sobre as concepções de Educação do Campo com base em seus fundamentos, tal como sobre a construção conceitual desenvolvida nas últimas décadas, cujo intuito é contribuir com o fortalecimento e com a consolidação desse novo paradigma, além de possibilitar uma reflexão acerca das práticas denominadas como Educação do Campo no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, inspirada no Materialismo Histórico Dialético. As discussões apresentadas foram construídas no decorrer da pesquisa de Amaral (2023), defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Os resultados evidenciaram que a concepção de Educação do Campo não é um conceito fechado e fixo, mas dinâmico e em movimento, que busca apreender uma realidade histórica ainda em processo de constituição e se configura como território de disputa, marcado por interesses diversos e contraditórios.

Palavras-chave: educação do campo, concepções de educação do campo, território em disputa, construção coletiva.

 

Conceptions of Rural Education: discussions based on the foundations and conceptual construction developed in recent decades                                                         

ABSTRACT. Rural education is a moving concept that emerges from social practices of collective rural subjects and seeks to produce an emancipatory praxis. In this article, we present some elements for discussion about the concepts of field education based on its foundations, such as the conceptual construction developed in recent decades, whose aim is to contribute to the strengthening and consolidation of this new paradigm, in addition to enabling a reflection on practices called Rural Education in Brazil.  This is a bibliographical research with a qualitative approach, inspired by dialectical historical materialism.  Discussions were constructed during the research by Amaral (2023), defended with the Postgraduate Program in Teaching, at the State University of Southwest Bahia (UESB). Results showed that the concept of field education is not a closed and fixed concept, but dynamic and in movement, which seeks to highlight a historical reality, still in the process of being constituted and is configured as a territory of dispute, marked by diverse and contradictory interests.

Keywords: rural education, conceptions of rural education, disputed territory, collective construction.

 

Concepciones de la educación rural: debates basados en los fundamentos y la construcción conceptual desarrollados en las últimas décadas

RESUMEN. La educación de campo es un concepto en movimiento que surge de las prácticas sociales de los sujetos rurales colectivos y busca producir una praxis emancipadora. En este artículo presentamos algunos elementos de discusión sobre los conceptos de educación de campo a partir de sus fundamentos, como la construcción conceptual desarrollada en las últimas décadas, cuyo objetivo es contribuir al fortalecimiento y consolidación de este nuevo paradigma, además de permitir una reflexión sobre las prácticas denominadas Educación de Campo en Brasil. Se trata de una investigación bibliográfica con enfoque cualitativo, inspirada en el Materialismo Histórico Dialéctico. Las discusiones presentadas fueron construidas durante la investigación de Amaral (2023), defendida en el Programa de Postgrado en Docencia, de la Universidad Estadual del Sudoeste de Bahía (UESB). Los resultados mostraron que el concepto de educación de campo no es un concepto cerrado y fijo, sino dinámico y en movimiento, que busca captar una realidad histórica, aún en proceso de constituirse y configurarse como un territorio de disputa, signado por intereses diversos y contradictorios.

Palabras clave: educación de campo, concepciones de educación de campo, territorio en disputa, construcción colectiva.

 

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Biografia do Autor

Cleonice Matos Amaral, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) da UESB - 2023; pós-graduada a Nível de Especialização em: Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA) - 2005; Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - 2007; Direito Educacional pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) - 2010; Gestão Educacional pela Faculdade Hélio Rocha (FHR) - 2012; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - 2004; atua como coordenadora pedagógica na Rede Estadual de Ensino da Bahia no Colégio Estadual do Campo de Botuporã (CECB) e participa do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos da UESB. Tem experiência na área de Educação com ênfase em coordenação pedagógica, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos.

Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB,Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. É professora titular no Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e no Programa de Pós graduação em Ensino da UESB, onde desenvolve pesquisa sobre Educação do Campo, EJA, Currículos e Movimentos Sociais

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Matos Amaral, C., & Ambrósio de Oliveira Mateus, K. (2024). Concepções de Educação do Campo: discussões com base nos fundamentos e na construção conceitual desenvolvida nas últimas décadas. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e18145. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18145

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos