Um olhar para as infâncias do campo: contribuições para práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais

Autores

  • Priscila Michelon Giovelli Universidade Federal de Santa Maria – UFSM https://orcid.org/0000-0002-7808-9055
  • Helenise Sangoi Antunes Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Débora Ortiz de Leão Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18496

Resumo

Esta escrita trata-se de um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo geral é compreender como as infâncias do campo são consideradas nas práticas pedagógicas dos professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas para construção de dados, acolhendo contribuições de crianças e docentes participantes de uma escola estadual do campo, do interior do município de Nova Palma (RS), articulando-se suas narrativas com o referencial teórico. Conclui-se que os participantes são protagonistas de sua história e valorizaram o ambiente em que vivem, apontando que compreendem as potencialidades encontradas neste espaço, bem como, buscam desenvolver práticas pedagógicas acolhedoras, lúdicas e que sejam significativas para essas crianças.

Palavras-chave: infâncias, educação do campo, práticas pedagógicas.

 

A look at rural childhoods: contributions to pedagogical practices in Early Childhood Education and Early Years

ABSTRACT. This writing is an excerpt from a Course Conclusion Paper (TCC) presented to the Pedagogy Course at the Federal University of Santa Maria (UFSM). The general objective is to understand how rural childhoods are considered in the pedagogical practices of Early Childhood Education and Early Years teachers. Methodologically, a qualitative research was developed, of the case study type, with semi-structured interviews to construct data, accepting contributions from children and teachers participating in a rural state school, in the interior of the municipality of Nova Palma (RS), articulating them their narratives with the theoretical framework. It is concluded that the participants are protagonists of their story and valued the environment in which they live, pointing out that they understand the potential found in this space, as well as seeking to develop welcoming, playful and meaningful pedagogical practices for these children.

Keywords: childhood, rural education, pedagogical practices.

 

Una mirada a las infancias rurales: aportes a las prácticas pedagógicas en Educación Infantil y Primera Infancia

RESUMEN. Este escrito es un extracto de un Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) presentado en el Curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Santa María (UFSM). El objetivo general es comprender cómo se consideran las infancias rurales en las prácticas pedagógicas de los docentes de Educación Infantil y Primera Infancia. Metodológicamente, se desarrolló una investigación cualitativa, del tipo estudio de caso, con entrevistas semiestructuradas para la construcción de datos, aceptando contribuciones de niños y profesores participantes de una escuela estatal rural, en el interior del municipio de Nova Palma (RS), articulando sus narrativas con el marco teórico. Se concluye que los participantes son protagonistas de su historia y valoraron el entorno en el que viven, señalando que comprenden el potencial que se encuentra en este espacio, además de buscar desarrollar prácticas pedagógicas acogedoras, lúdicas y significativas para estos niños.

Palabras clave: infancia, educación rural, prácticas pedagógicas.

 

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Biografia do Autor

Priscila Michelon Giovelli, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Concursada no Município de São João do Polêsine (RS), atuando como Professora Itinerante de Turmas Multisseriadas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA/UFSM).

Helenise Sangoi Antunes, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Educação (UFRGS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA/UFSM).

Débora Ortiz de Leão, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desempenha atividades profissionais vinculadas ao Departamento de Administração Escolar, do Centro de Educação. Pós doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). Pesquisadora vice-lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA/UFSM). 

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Michelon Giovelli, P., Sangoi Antunes, H., & Ortiz de Leão, D. (2024). Um olhar para as infâncias do campo: contribuições para práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e18496. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18496

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos