Educação e escola em tempos da Covid-19: desafios na construção da Pesquisa em Rede
Resumo
O artigo expressa reflexões sobre os desafios de produzir Pesquisa em Rede diante dos limites da condição pandêmica e do contexto de um Ensino Superior voltado ao padrão individualista e meritocrático inerente ao modelo hegemônico das universidades brasileiras. Partimos da experiência da pesquisa Educação e Escolas do Campo em tempos de pandemia da Covid-19 desenvolvida de maio de 2020 a dezembro de 2023, por cinco grupos da Rede Latino-Americana de Estudos e Pesquisas Marxistas em Educação do Campo. Ao longo desses três anos foram desenvolvidas 91 atividades integrando os grupos envolvidos, abrangendo a construção e o desenvolvimento de todo o processo, incluindo a realização dos procedimentos metodológicos e de análise de forma coletiva e interinstitucional. Como resultados, identificamos limites dos instrumentos virtuais impostos pela condição de isolamento social, ao mesmo tempo que se evidencia o trabalho coletivo e cooperativo da experiência investigativa como reafirmação dos princípios e da materialidade de origem da Educação do Campo.
Palavras-chave: educação do campo, pesquisa em rede, pandemia.
Education and school in the Covid-19 pandemic: challenges in building collective research
ABSTRACT: The article addresses the challenges faced in conducting network research, considering the constraints imposed by the pandemic condition and the predominant individualistic and meritocratic context in Brazilian universities. The focus is on the research Education and Rural Schools in times of the Covid-19 pandemic" conducted from May 2020 to December 2023 by five groups of the Latin American Network of Marxist Studies and Research in Rural Education/Educação do Campo. Over the three years of research, 91 activities were carried out, involving participating groups and covering all stages of the process, from conception to methodological analysis, collectively and interinstitutionally. The text highlights the influence of virtual tools in research due to social isolation, pointing out limitations. On the other hand, it emphasizes collective and cooperative work as a positive response, reaffirming the principles and materiality of Rural Education Educação do Campo.
Keywords: education in rural areas, network research, pandemic.
Educación y escuela en la pandemia de Covid-19: desafíos en la construcción de investigaciones colectivas
RESUMEN. El artículo expresa reflexiones sobre los desafíos de producir investigación en red dados los límites de la condición de pandemia y el contexto de la Educación Superior centrada en el estándar individualista y meritocrático inherente al modelo hegemónico de las universidades brasileñas. Partimos de la experiencia de la investigación Educación y Escuelas Rurales en tiempos de la pandemia Covid-19 desarrollada desde mayo de 2020 a diciembre de 2023, por cinco grupos de la Red Latinoamericana de Estudios e Investigaciones Marxistas en Educação do Campo. A lo largo de estos tres años se desarrollaron 91 actividades integrando a los grupos involucrados, abarcando la construcción y desarrollo de todo el proceso, incluyendo la realización de procedimientos metodológicos y analíticos de manera colectiva e interinstitucional. Como resultados, identificamos límites a los instrumentos virtuales impuestos por la condición de aislamiento social, al tiempo que destacamos el trabajo colectivo y cooperativo de la experiencia investigativa como reafirmación de los principios y materialidad original de la educación em territórios rurales/Educação do Campo.
Palabras clave: educación en territorios rurales, investigación en red, pandemia.
Downloads
Referências
Araújo, I. L. (1998). Introdução à Filosofia da Ciência (2a. ed.). Curitiba: Editora UFPR.
Caldart, R. (2009). Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, 7(1), 35-64. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?format=pdf&lang=pt
Carcanholo, M. (2011). Conteúdo e forma da crise atual do capitalismo: lógica, contradições e possibilidades. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, 1(3).
Chaui, M. (1999). A universidade operacional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 04(03, Supl. 01), 03-08. Recuperado de: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000600002&lng=pt&tlng=pt.
Delgado, G. C. (2012). Do capital financeiro na agricultura à economia do agronegócio: mudanças cíclicas em meio século (1965-2012). Porto Alegre: Editora da UFRGS.
GT Entrevista (2023a). Matriz para Sistematização de cada Entrevista. Pesquisa Educação e Escolas do Campo em tempos de pandemia da Covid-19. Florianópolis: UFSC.
GT Entrevista (2023b). Orientações para análise dos dados e produção escrita por grupos temáticos. Pesquisa Educação e Escolas do Campo em tempos de pandemia da Covid-19. Florianópolis: UFSC.
Hammel, A. C., Carcioli, G. F., Mônaco, G. Del., & Finatto, R. A. (Orgs.) (2020a). Estudos Sobre a Realidade Brasileira: fundamentos e processos em educação (Vol. 1). Curitiba: CRV.
Hammel, A. C., Carcioli, G. F., Mônaco, G. Del, & Finatto, R. A. (Orgs.) (2020b) Estudos Sobre a Realidade Brasileira: práticas e movimentos contra-hegemônicos (Vol. 2). Curitiba: CRV.
Mészáros, I. (2011a, 13 de junho). Crise Estrutural necessita de mudança estrutural [Conferência de Abertura]. II Encontro de São Lázaro, Salvador.
Mészáros, I. (2011b). A crise estrutural do sistema do capital. In Mészáros, I. (Org.). Para além do Capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo.
Katz, C. (2016). Neoliberalismo, neodesenvolvimentismo e socialismo. SP: Expressão Popular; Fundação Perseu Abramo.
Marx, K. (2008). Contribuição à Crítica da Economia Política (2a. ed.) São Paulo: Expressão Popular.
Moraes M. C. M. (2001). Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, 14(1),7-25. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37414102.
Paulo Netto, J. (2011). Introdução ao Estudo do Método de Marx São Paulo: Expressão Popular.
Pereira, J. M. M. (2017). Metamorfose da política de ajuste estrutural do Banco Mundial, (1980-2014). Revista Sociologias, 19(44), 390-422. https://doi.org/10.1590/15174522-019004422
Tonet, Ivo. (2005). Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Unijuí.
Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC]. (2020). Projeto de Pesquisa Educação e Escolas do Campo em tempos de pandemia da Covid-19. Florianópolis: UFSC.
Universidade Federal da Fronteira Sul [UFFS]. (2019). Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Especialização em Realidade Brasileira. Laranjeiras do Sul: UFFS.
Via Campesina. (2023). Portal de La Via Campesina. Movimento Campesino Internacional. Recuperado de: https://viacampesina.org/es/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Cristina Hammel, Alex Verdério, Natacha Eugênia Janata, Andrea Francine Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).