Educação e escola em tempos da Covid-19: desafios na construção da Pesquisa em Rede

Autores

  • Ana Cristina Hammel Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
  • Alex Verdério Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
  • Natacha Eugênia Janata Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC https://orcid.org/0000-0001-8308-0736
  • Andrea Francine Batista Universidade Federal do Paraná – UFPR

Resumo

O artigo expressa reflexões sobre os desafios de produzir Pesquisa em Rede diante dos limites da condição pandêmica e do contexto de um Ensino Superior voltado ao padrão individualista e meritocrático inerente ao modelo hegemônico das universidades brasileiras. Partimos da experiência da pesquisa Educação e Escolas do Campo em tempos de pandemia da Covid-19 desenvolvida de maio de 2020 a dezembro de 2023, por cinco grupos da Rede Latino-Americana de Estudos e Pesquisas Marxistas em Educação do Campo. Ao longo desses três anos foram desenvolvidas 91 atividades integrando os grupos envolvidos, abrangendo a construção e o desenvolvimento de todo o processo, incluindo a realização dos procedimentos metodológicos e de análise de forma coletiva e interinstitucional. Como resultados, identificamos limites dos instrumentos virtuais impostos pela condição de isolamento social, ao mesmo tempo que se evidencia o trabalho coletivo e cooperativo da experiência investigativa como reafirmação dos princípios e da materialidade de origem da Educação do Campo.

Palavras-chave: educação do campo, pesquisa em rede, pandemia.

 

Education and school in the Covid-19 pandemic: challenges in building collective research

ABSTRACT: The article addresses the challenges faced in conducting network research, considering the constraints imposed by the pandemic condition and the predominant individualistic and meritocratic context in Brazilian universities. The focus is on the research Education and Rural Schools in times of the Covid-19 pandemic" conducted from May 2020 to December 2023 by five groups of the Latin American Network of Marxist Studies and Research in Rural Education/Educação do Campo. Over the three years of research, 91 activities were carried out, involving participating groups and covering all stages of the process, from conception to methodological analysis, collectively and interinstitutionally. The text highlights the influence of virtual tools in research due to social isolation, pointing out limitations. On the other hand, it emphasizes collective and cooperative work as a positive response, reaffirming the principles and materiality of Rural Education Educação do Campo.

Keywords: education in rural areas, network research, pandemic.

 

Educación y escuela en la pandemia de Covid-19: desafíos en la construcción de investigaciones colectivas

RESUMEN. El artículo expresa reflexiones sobre los desafíos de producir investigación en red dados los límites de la condición de pandemia y el contexto de la Educación Superior centrada en el estándar individualista y meritocrático inherente al modelo hegemónico de las universidades brasileñas. Partimos de la experiencia de la investigación Educación y Escuelas Rurales en tiempos de la pandemia Covid-19 desarrollada desde mayo de 2020 a diciembre de 2023, por cinco grupos de la Red Latinoamericana de Estudios e Investigaciones Marxistas en Educação do Campo. A lo largo de estos tres años se desarrollaron 91 actividades integrando a los grupos involucrados, abarcando la construcción y desarrollo de todo el proceso, incluyendo la realización de procedimientos metodológicos y analíticos de manera colectiva e interinstitucional. Como resultados, identificamos límites a los instrumentos virtuales impuestos por la condición de aislamiento social, al tiempo que destacamos el trabajo colectivo y cooperativo de la experiencia investigativa como reafirmación de los principios y materialidad original de la educación em territórios rurales/Educação do Campo.

Palabras clave: educación en territorios rurales, investigación en red, pandemia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Hammel, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Doutora em História, na Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon.Possui graduação em historia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2002), graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, atuou como professora - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação de Laranjeiras do Sul. Estuda a história agrária no Centro Sul paranaense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, educadores do campo, ciclo de formação; escola; educação do campo., escola, construção, comunidade, PPP e escola; comunidade; movimento social.

Alex Verdério, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Doutorado em Educação. Docente no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Natacha Eugênia Janata, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Professora do Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação pela UFSC e estágio de pós-doutoramento em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Atua com ensino, pesquisa e extensão nas áreas de juventude do campo, escolas do campo, e formação docente

Andrea Francine Batista, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutorado em Serviço Social . Docente da Universidade FEderal do Paraná (UFPR), Setor Litoral.

Referências

Araújo, I. L. (1998). Introdução à Filosofia da Ciência (2a. ed.). Curitiba: Editora UFPR.

Caldart, R. (2009). Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, 7(1), 35-64. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?format=pdf&lang=pt

Carcanholo, M. (2011). Conteúdo e forma da crise atual do capitalismo: lógica, contradições e possibilidades. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, 1(3).

Chaui, M. (1999). A universidade operacional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 04(03, Supl. 01), 03-08. Recuperado de: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000600002&lng=pt&tlng=pt.

Delgado, G. C. (2012). Do capital financeiro na agricultura à economia do agronegócio: mudanças cíclicas em meio século (1965-2012). Porto Alegre: Editora da UFRGS.

GT Entrevista (2023a). Matriz para Sistematização de cada Entrevista. Pesquisa Educação e Escolas do Campo em tempos de pandemia da Covid-19. Florianópolis: UFSC.

GT Entrevista (2023b). Orientações para análise dos dados e produção escrita por grupos temáticos. Pesquisa Educação e Escolas do Campo em tempos de pandemia da Covid-19. Florianópolis: UFSC.

Hammel, A. C., Carcioli, G. F., Mônaco, G. Del., & Finatto, R. A. (Orgs.) (2020a). Estudos Sobre a Realidade Brasileira: fundamentos e processos em educação (Vol. 1). Curitiba: CRV.

Hammel, A. C., Carcioli, G. F., Mônaco, G. Del, & Finatto, R. A. (Orgs.) (2020b) Estudos Sobre a Realidade Brasileira: práticas e movimentos contra-hegemônicos (Vol. 2). Curitiba: CRV.

Mészáros, I. (2011a, 13 de junho). Crise Estrutural necessita de mudança estrutural [Conferência de Abertura]. II Encontro de São Lázaro, Salvador.

Mészáros, I. (2011b). A crise estrutural do sistema do capital. In Mészáros, I. (Org.). Para além do Capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo.

Katz, C. (2016). Neoliberalismo, neodesenvolvimentismo e socialismo. SP: Expressão Popular; Fundação Perseu Abramo.

Marx, K. (2008). Contribuição à Crítica da Economia Política (2a. ed.) São Paulo: Expressão Popular.

Moraes M. C. M. (2001). Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, 14(1),7-25. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37414102.

Paulo Netto, J. (2011). Introdução ao Estudo do Método de Marx São Paulo: Expressão Popular.

Pereira, J. M. M. (2017). Metamorfose da política de ajuste estrutural do Banco Mundial, (1980-2014). Revista Sociologias, 19(44), 390-422. https://doi.org/10.1590/15174522-019004422

Tonet, Ivo. (2005). Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Unijuí.

Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC]. (2020). Projeto de Pesquisa Educação e Escolas do Campo em tempos de pandemia da Covid-19. Florianópolis: UFSC.

Universidade Federal da Fronteira Sul [UFFS]. (2019). Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Especialização em Realidade Brasileira. Laranjeiras do Sul: UFFS.

Via Campesina. (2023). Portal de La Via Campesina. Movimento Campesino Internacional. Recuperado de: https://viacampesina.org/es/

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Hammel, A. C., Verdério, A., Janata, N. E., & Batista, A. F. (2024). Educação e escola em tempos da Covid-19: desafios na construção da Pesquisa em Rede . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e13792. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/13792

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19