Editorial do Dossiê “Educação do Campo, das águas e das florestas em tempos de Pandemia da Covid-19”

Autores

  • Natacha Eugênia Janata Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC,Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml https://orcid.org/0000-0001-8308-0736
  • Andrea Francine Batista Universidade Federal do Paraná - UFPR,UFPR
  • Ana Cristina Hammel Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS,Universidade Federal da Fronteira Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19317

Resumo

Esse Dossiê apresenta resultados da pesquisa “Educação e Escolas do Campo em tempos de pandemia da Covid-19” que foi realizada de forma coletiva e articulada por cinco instituições da Rede Latino-americana de Estudos e Pesquisas Marxistas em Educação do Campo, as quais se propuseram a analisar as condições objetivas da educação e das escolas nas comunidades do campo, das águas e das florestas e suas consequências em tempos de pandemia da Covid-19.

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Biografia do Autor

Natacha Eugênia Janata, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC,Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação do Campo. Pós-Doutora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1999). Foi professora da Rede Estadual de Educação do Paraná no período de 1997 a 2000, bem como de 2005 a 2008. Atuou como professora e coordenadora do Curso de Formação de Docentes em escola de área de reforma agrária. Linha de extensão e pesquisa na área da juventude, educação e trabalho; escola do campo, de assentamentos e acampamentos da reforma agrária. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Escola do Campo e Agroecologia (GECA/UFSC), integrante da Rede latino-americana de estudos marxistas em Educação do Campo.

Andrea Francine Batista, Universidade Federal do Paraná - UFPR,UFPR

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), Mestrado em Geografia (Produção do Espaço Geográfico) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013), e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é docente da Universidade Federal do Paraná, e, professora colaboradora da Universidade Estadual Paulista (UNESP) atuando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe - TerritoriAL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Questão Agrária, Educação Popular, Educação do Campo, Movimentos Sociais do Campo, Movimentos Populares Latino-americanos, Gênero, Feminismo e Marxismo.

Ana Cristina Hammel, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS,Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em História, na Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon.Possui graduação em historia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2002), graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, atuou como professora - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação de Laranjeiras do Sul. Estuda a história agrária no Centro Sul paranaense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, educadores do campo, ciclo de formação; escola; educação do campo., escola, construção, comunidade, PPP e escola; comunidade; movimento social.

Referências

Janata, N. E., Batista, A. F., & Hammel, A. C. (2024). Editorial do Dossiê “Educação do Campo, das águas e das florestas em tempos de Pandemia da Covid-19”. Rev. Bras. Educ. Camp., 9, e19317. DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19317

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Publicado

2024-08-23

Como Citar

Janata, N. E., Batista, A. F., & Hammel, A. C. (2024). Editorial do Dossiê “Educação do Campo, das águas e das florestas em tempos de Pandemia da Covid-19”. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19317. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19317

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19