Editorial do Dossiê “Educação do Campo, das águas e das florestas em tempos de Pandemia da Covid-19”

Autores/as

Resumen

Esse Dossiê apresenta resultados da pesquisa “Educação e Escolas do Campo em tempos de pandemia da Covid-19” que foi realizada de forma coletiva e articulada por cinco instituições da Rede Latino-americana de Estudos e Pesquisas Marxistas em Educação do Campo, as quais se propuseram a analisar as condições objetivas da educação e das escolas nas comunidades do campo, das águas e das florestas e suas consequências em tempos de pandemia da Covid-19.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natacha Eugênia Janata, Universidad Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação do Campo. Pós-Doutora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1999). Foi professora da Rede Estadual de Educação do Paraná no período de 1997 a 2000, bem como de 2005 a 2008. Atuou como professora e coordenadora do Curso de Formação de Docentes em escola de área de reforma agrária. Linha de extensão e pesquisa na área da juventude, educação e trabalho; escola do campo, de assentamentos e acampamentos da reforma agrária. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Escola do Campo e Agroecologia (GECA/UFSC), integrante da Rede latino-americana de estudos marxistas em Educação do Campo.

Andrea Francine Batista, UFPR

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), Mestrado em Geografia (Produção do Espaço Geográfico) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013), e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é docente da Universidade Federal do Paraná, e, professora colaboradora da Universidade Estadual Paulista (UNESP) atuando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe - TerritoriAL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Questão Agrária, Educação Popular, Educação do Campo, Movimentos Sociais do Campo, Movimentos Populares Latino-americanos, Gênero, Feminismo e Marxismo.

Ana Cristina Hammel, UFFS

Doutora em História, na Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon.Possui graduação em historia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2002), graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, atuou como professora - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação de Laranjeiras do Sul. Estuda a história agrária no Centro Sul paranaense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, educadores do campo, ciclo de formação; escola; educação do campo., escola, construção, comunidade, PPP e escola; comunidade; movimento social.

Citas

Janata, N. E., Batista, A. F., & Hammel, A. C. (2024). Editorial do Dossiê “Educação do Campo, das águas e das florestas em tempos de Pandemia da Covid-19”. Rev. Bras. Educ. Camp., 9, e19317.

Publicado

2024-08-23

Cómo citar

Janata, N. E., Batista, A. F., & Hammel, A. C. (2024). Editorial do Dossiê “Educação do Campo, das águas e das florestas em tempos de Pandemia da Covid-19”. Revista Brasileña De Educación Rural, 9, e19317. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/19317

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19