v. 10 (2025): Publicação Contínua / Continuous Publication

Publicado: 2025-01-01

Artigos / Articles / Artículos

  • Análises de Produções Acadêmicas que Problematizam as Abordagens Teóricas, Metodologias e Práxis Formativas do Pronera

    Jenilson Aguiar Biano, Jane Amorim da Silva, Jucileide Alves Ribeiro, Laudemir Luiz Zart, Loriége Pessoa Bitencourt
    e16892
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16892
  • Processos socioeducativos entre quebradeiras de coco de babaçu: um estudo com a comunidade Sítio no sul do Piauí

    Millena Ayla da Mata Dias, Kelci Anne Pereira, Ozaias Antonio Batista
    e16989
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16989
  • A integração das tecnologias digitais no contexto da Educação do Campo: documentos oficiais

    Maria Juliana Farias Silva, Marlúbia Corrêa de Paula, Flaviana dos Santos Silva
    e17358
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17358
  • Sociobiodiversidade Kalunga sob a ótica dos estudantes de graduação da Universidade de Brasília - UnB

    Noara Modesto Pimentel, Monica Castagna Molina
    e17881
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17881
  • Agricultura Familiar Alfenense e Programa Nacional de Alimentação Escolar: instrumentos para a concretização da soberania alimentar em Alfenas – MG

    Maria Luísa Monteiro Martins, Everton Rodrigues da Silva, Fernando Batista Pereira
    e17890
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17890
  • Integração de saberes na Educação do Campo: compreensões de educadoras e educadores

    Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Andrea Brandão Locatelli
    e18037
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18037
  • A injustiça espacial e o fechamento de escolas do campo nos dados do INEP (2022)

    Gabriel de Oliveira Campana, Edmerson dos Santos Reis, Márcia Guena dos Santos
    e18532
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18532
  • Territórios e Identidades: o percurso formativo dos licenciandos em Ciências da Vida e da Natureza na Educação do Campo

    Matheus de Castro Silva, Penha Souza Silva
    e18670
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18670
  • Reinventando o olhar da educação do campo a partir do diálogo com os saberes ancestrais: uma leitura sob o enfoque das Epistemologias do Sul

    Lucila Leal da Costa Araújo, Sérgio Roberto Moraes Corrêa
    e18727
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18727
  • Território Ecofeminista: semeando o Estado da Arte

    Fabio Alves Gomes de Oliveira, Karina Soares Bragança
    e18745
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18745
  • Licenciatura em Educação do Campo: uma revisão bibliográfica sobre políticas públicas emancipatórias

    Catiane Cinelli, Solange Struwka
    e19212
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19212
  • A desterritorialização das escolas no campo no Sul do Brasil: conflitos, resistências e desafios

    Cassia Betania Rodrigues Santos
    e19264
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19264
  • Educação Infantil do Campo e as interseções da colonialidade no contexto cultural: uma análise das produções acadêmicas

    Louriete Ribeiro de Araújo, Samuel Penteado Urban, Arilene Maria Soares de Medeiros
    e19267
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19267
  • A pesquisa científica em extensão rural no mundo: insights para a construção do conhecimento

    Wagner Gervazio, Anderson de Souza Gallo, Nathalia de F. Guimarães
    e19341
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19341
  • As aprendizagens dos alunos da Educação do Campo na perspectiva do capital cultural de Pierre Bourdieu

    Alynne de Lima Lopes, Gilcilene Lélia Souza do Nascimento, Simone Cabral Marinho dos Santos
    e19359
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19359
  • As escolas de várzea na Amazônia paraense: estudo a partir de um polo no município de Óbidos-PA

    Juliana Figueira Nogueira, Anselmo Alencar Colares
    e19371
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19371
  • Mulheres rurais e literacia digital: relato da experiência da articulação entre pesquisa, ensino e extensão

    Ivonete da Silva Lopes, Bianca Aparecida Lima Costa, Júlia Maria Nogueira Silva
    e19395
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19395
  • Educação em Solos e Agroecologia na Pedagogia da Alternância: Metodologias Participativas como Ferramenta de Emancipação

    Maria Clara Estoducto Pinto, Renato Linhares de Assis, Adriana Maria de Aquino
    e19400
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19400
  • A transição agroecológica no curso de Pedagogia, com ênfase em Educação do Campo do Instituto Federal Catarinense, partindo da Teoria Decolonial

    Célia Regina Appio, Adolfo Ramos Lamar
    e19425
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19425
  • Educação do Campo: Impactos da nucleação e do transporte escolar na garantia de acesso à educação

    Enildo Chaves Caldas, Eraldo Souza do Carmo
    e19489
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19489
  • Mulheres rurais em luta: uma perspectiva autoetnográfica sobre a vida cotidiana

    Helen Carolina Gomes Neves, Magno Nunes Farias
    e19491
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19491
  • Indígenas em ambiente escolar urbano: o caso de Marabá, sudeste do Pará

    Airton dos Reis Pereira, Gabriella Cruz Furtado , Jamilly Samira dos Santos Vaz , Carliane Barros dos Santos
    e19635
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19635
  • Ensino remoto durante a pandemia: vozes dos docentes da Escola Municipal Rural em Caldas Novas, Goiás, Brasil

    Jaqueline de Araújo Silvestre Batista, Luciana Ramos Jordão, Nara Rúbia Rodrigues do Nascimento Silva, Thiago Henrique Costa Silva
    e19651
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19651
  • Escritos curriculares do currículo disciplinar ao currículo integrado de pedagogia da UFT

    José Damião Trindade Rocha
    e19718
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19718
  • Agroecologia – ciência, prática e movimento: uma análise a partir da Escola Educandário Humberto de Campos (EHC)/Goiás

    Camila de Oliveira Ferreira, Joelson Gonçalves de Carvalho
    e19850
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19850
  • Ensino e formação de professores: investigando a produção do conhecimento na perspectiva das teorias pedagógicas na educação do/no campo no programa de pós-graduação da UFAL/Maceió, no período de 2001-2022

    Gabriela do Espirito Santo, Celi Nelza Zulke Taffarel
    e20003
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e20003
  • Acciones, actividades, iniciativas e implementación de la estrategia medio ambiental en un campus universitario

    Raquel de la Cruz, Gretter Ledesma Santos, Adalberto Quintín Gabilla Quiroga, María Antonieta Rodríguez Toledo
    e18473
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18473
  • Consecuencias de la Movilidad Escolar en el Bienestar Laboral Docente: un estudio de caso en una Escuela Rural de la V Región de Chile

    Amanda Contreras, Bastián Urrutia, Yanara Figueroa
    e19687
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19687
  • Gender Differences in Academic Motivation among Rural Indonesian Junior High School Students

    Adaninggar Septi Subekti
    e19634
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19634
  • Classes multisseriadas: os desafios do processo de ensino e aprendizagem

    Vilma Aurea Rodrigues, Silvano da Conceição
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17466
  • Sustainable development goals at local level, horticulture, and rural women: an experience in Restrepo - Colombia

    karen Paola Duran, Jorge Luis Triana Riveros, Monica del Pilar Rodriguez Rodriguez
    e19375
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19375

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares

  • Dossiê: Conhecimento e autonomia docente no campo do ensino das Áreas Curriculares

    Arinalda Silva Locatelli, Andrey Patrick Monteiro de Paula, Jéferson Muniz Alves Gracioli
    19519
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19519
  • Saberes socioculturais de povos indígenas do Tocantins: alguns diálogos interculturais no ensino

    Jurandi Suwate Xerente , José Ricardo e Souza Mafra , Elisangela Aparecida Pereira de Melo, Gerson Ribeiro Bacury
    e19443
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19443
  • Projeto Ciclo de Leitura da UFNT: uma experiência baseada na perspectiva histórico-cultural

    Gracieda dos Santos Araujo, Ana Márcia de Sousa Ribeiro Silva, Thais Vitória Araújo da Silva, Clecitânia Maia da Silva Pereira
    19475
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19475
  • Abordagens, considerações conceituais e subjetivas sobre Astronomia e Astrologia no contexto acadêmico

    Arthur Lima de Arruda, Dionata Almeida Reis, Erik Almeida Carvalho, Luis Vinicius de Alencar Cunha, Wagner dos Santos Mariano
    19472
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19472
  • Explorando Metodologias de Ensino em Ciências: Uma Análise a partir do Estágio Supervisionado no Colégio Estadual Osvaldo Franco em Araguatins-TO

    Drielly Duarte Teixeira, Suzilene Chagas Leite Rangel, Kenya Maria Vieira Lopes
    e19471
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19471
  • O que o Programa Residência Pedagógica me ensinou? análise dos aprendizados de um residente

    Patrick Monteiro de Paula, Joel Borges Freire
    19467
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19467
  • O Ensino por Investigação como promotor do Letramento Científico em Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental

    Moizés Barros Cordeiro, Rejane Gomes-Pimentel
    19465
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19465
  • A formação do professor reflexivo e identidade docente: reflexões e perspectivas formadas no Programa Residência Pedagógica

    Vitória dos Santos Cirqueira, Arinalda Silva Locatelli
    19458
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19458
  • Discussões acerca da memória da Ditadura Civil-Militar: patrimônio cultural, lembrança e educação

    Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo, Anezia Martins Arruda Lopes, Fabiana Oliveira de Sousa Silva
    19454
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19454
  • Reinventando/recontando a Ditadura: novas narrativas e perspectivas para abordar a ditadura militar no ensino de sociologia e história na educação básica

    Gabriel Francisco Cavalcante Júnior, Chirley Rodrigues Mendes
    e19451
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19451
  • Uma análise das contribuições da disciplina de Psicologia da Educação para a formação inicial de professores de matemática

    Sthefany Corso Mikulski, Claudenice Cardoso Brito
    e19449
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19449
  • Letramento literário e contação de histórias: da teoria à prática com um relato experiência do Programa de Residência Pedagógica

    Pedro Barroso da Silva Junior, Arinalda Silva Locatelli, Thiago de Melo Barbosa
    19447
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19447
  • Algumas das experiências vivenciadas pelos docentes licenciados em Matemática pelo IFTO durante a pandemia da Covid-19

    Kênya Maria Vieira Lopes, Marta Maria Pontin Darsie, Wesley Vieira da Silva
    19446
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19446
  • Educação-cartografia: descentralizando saberes na educação matemática

    Priscila Venancio Costa, Elisangela Aparecida Pereira de Melo
    19399
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19399
  • O ensino da literatura na formação leitora de aluno com deficiência visual dos anos iniciais

    Maria Sueneide da Silva Colares, César Alessandro Sagrillo Figueiredo Figueiredo
    19441
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19441
  • Programa Residência Pedagógica: o caminho aprendente de uma preceptora O caminho aprendente de uma preceptora

    Darlene Martins dos Santos, Andrey Patrick Monteiro de Paula, Arinalda Silva Locatelli
    19438
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19438
  • GerminAR-TE: oficinas com infâncias, arte e natureza que semeiam outras relações, outras convivências e outros mundos possíveis

    Pedro Lucas Nunes Lopes, Ana Paula Moreira de Souza Brito, Janaína Ribeiro de Rezende
    19437
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19437
  • A ausência de aspectos e conceitos envolvendo a etnobotânica no ensino de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise dos livros didáticos do novo ensino médio utilizados nas escolas estaduais de Araguaína

    Eduardo de Alcantara Alencar, Karen Letícia Gomes da Silva, Thauane Maria Pereira da Silva, Victor Almeida Rivero, Wagner dos Santos Mariano
    19436
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19436
  • Perspectivas no Ensino de Ciências e Tecnologias Digitais Desafios e Oportunidades

    Andréia de Oliveira Castro, Klebson Daniel Sodré do Rosário
    e19432
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19432
  • O PDDE e os aparatos pedagógicos: a disponibilidade e a utilização dos recursos de custeio no interior das escolas.

    Andressa da Silva Martins, Camila Cristina França Pereira, Iala Pereira Costa, Janessa Carvalho Vieira, Maria Victória Coelho Oliveira, Cleomar Locatelli
    19424
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19424
  • Geopoesia na Educação: Explorando Criatividade e Consciência Socioambiental em uma Escola Família Agrícola

    Elionay Ramos Félix , Eliane Cristina Testa
    19423
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19423
  • Oficina de brinquedos com materiais recicláveis: relato de experiência pedagógica na Educação Física Escolar

    Milena Pedro de Morais
    19421
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19421
  • O desenvolvimento da atitude interdisciplinar em futuros professores a partir da participação no Programa Residência Pedagógica

    Gerciane Oliveira de Souza, João Aurélio Rodrigues Aguiar , Andrey Patrick Monteiro de Paula
    19420
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19420
  • Os métodos de ensinar e de aprender e suas relações com a história e a memória da educação

    Francisca Rodrigues Lopes, José Ricardo Souza Mafra
    19419
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19419
  • A educação indígena Apinajé para as relações interpessoais e para o cuidado com o ambiente na história de origem Panhĩ

    Raimundo Nonato de Pádua Câncio, Gabriel Francisco Cavalcante Junior, Maria Victória Lima dos Santos, Raquel Cassiano dos Santos, Aline Campos, Gilberto Pereira Apinajé
    19415
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19415

DOSSIÊ: (DES) CAMINHOS DA ÉTICA EM PESQUISAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO

  • Editorial: (des)caminhos da ética em pesquisas e práticas na educação

    Camila Mugnai Vieira, Maewa Martina Gomes da Silva e Souza , Adriana Alonso Pereira, Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu , Sadao Omote
    e19571
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19571
  • Revisão por pares em periódicos: seus méritos e questões éticas

    Sadao Omote
    e19583
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19583
  • Assistência à criança neurodivergente e suas implicações práticas na terapia ocupacional

    Carolina Cangemi Gregorutti, Maria Madalena Moraes Sant ́Anna, Sarah Raquel Almeida Lins
    e19573
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19573
  • Sob a lupa da ética: um olhar para os obstáculos e inconsistências nas pesquisas em Educação Especial

    Clarissa Maria Marques Ogeda, Ketilin Mayra Pedro
    e19568
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19568
  • Reflections on ethics in scientific research: specificities of the field of education

    Camila Mugnai Vieira, Ana Carolina Nonato , Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu
    e19549
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19549
  • Desafios éticos em pesquisa com amostragem diversificada

    Fabiana Oliveira Koga, Rosemeire de Araújo Rangni
    e19520
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19520
  • Dialogues on the relationship between the role of research ethics committees and research methods in the field of education

    Priscila Caroline Miguel, Adriana Alonso Pereira, Gustavo Cunha de Araújo
    e19517
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19517
  • Aspectos éticos para a escuta de crianças nas pesquisas educacionais

    Aline de Novaes Conceição, Maewa Martina Gomes da Silva e Souza , Thelma Helena Costa Chahini
    e19513
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19513

Ensaios / Essays

  • A Epistolaridade e a Sociopoética na Educação do Campo

    Cássia Elen Nunes de Almeida, Sabrina Stein, Ana Tereza Reis da Silva
    e19350
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19350

Entrevistas / Interviews

  • Educação do Campo e Escola da terra: experiências da LEDOC-UFCAT

    George Leonardo Seabra Coelho
    e18463
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18463

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios

  • Editorial: Educação do Campo: Culturas e Territórios

    Ozana Luzia Galvão Baldotto, Maria Isabel Antunes Rocha , Charles Moreto, Erineu Foerste
    e20307
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e20307
  • Formação de educadores no MST no contexto do estado do Espírito Santo

    Marle Aparecida Fideles de Oliveira Vieira, Adelar João Pizetta, Valdete Côco
    e18337
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18337
  • Desafios e possibilidades na construção de um currículo intercultural, com foco na educação escolar quilombola

    Esmeraldina dos Santos, Piedade Lino Videira, Elivaldo Serrão Custódio, Angleson Pantoja Pinheiro, Neliane Alves de Freitas
    e19607
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19607
  • Raízes e Horizontes: Desafios e Potencialidades na Educação do Campo - Um Estudo na Escola Familiar Agrícola Rita Lore Wicklein

    Eliete dos Santos da Silva, Kelly Almeida de Oliveira, Jhonatan Wendell Tavares Ferreira
    e19657
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19657
  • A implementação da BNCC nas escolas de Ensino Médio na Educação do Campo no Acre

    Maristela Bortolon de Matos, Marcondes de Lima Nicácio
    e19662
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19662
  • Oficina Pedagógica como Instrumento para o Ensino de Geografia na Educação do Campo

    Júlio César Mascoto de Souza, Leonardo Gama Campos
    e19678
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19678
  • A escola multisseriada como mediadora na valorização da infância e da cultura dos povos tradicionais pomeranos

    Bruna Silveira Schultz, Gerda Margit Schütz Foerste
    e19680
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19680
  • Formação Continuada de Professores da Educação do Campo: um olhar voltado para as ações de uma secretaria municipal de educação na Mata Norte de Pernambuco

    Carlos Eduardo Dias da Silva, Waldenia leão de Carvalho
    e19704
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19704
  • O currículo narrativo na Educação do Campo como perspectiva de superação do currículo prescritivo

    Fernando Amorim, Maria Antônia de Souza
    e19705
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19705
  • Entre a normatividade e a resistência: Tensões curriculares na implementação da Educação Escolar Quilombola

    Almir João da Rocha, Saulo Ferreira Feitosa
    e19707
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19707
  • A formação da identidade docente sob a ótica da Educação Contextualizada e da Sustentabilidade, imersão à Escola Família Agrícola Serra da Capivara, no Piauí

    Roberlândio da Silva Ferreira, Whevenny D’arc Pereira de Souza, Edmerson Dos Santos Reis
    e19709
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19709
  • Alfabetizar-letrando, multisseriado e formação continuada: indagações e desafios à educação do campo

    Sidmar da Silva Oliveira, Luiz Paulo Almeida Neiva
    e19712
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19712
  • A Educação do Campo no Caparaó Capixaba: Território, Cultura e Silenciamentos

    Josiléia Curty de Oliveira, Erineu Foerste
    e19719
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19719
  • Pedagogia da Alternância (PA): trabalho pedagógico que articula escola e territórios campesinos

    Auristela Batista da Silva Barcelos, Monica do Carmo Soares, Adelícia de Oliveira, Ozana Luzia Galvão Baldotto, Erineu Foerste
    e19725
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19725
  • Desafios para diálogos entre currículo escolar e culturas ribeirinhas

    Benedita Alho da Silva, Cezar Luís Seibt
    e19726
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19726
  • Agrotóxicos e Educação no Campo: A pertinência da Formação Continuada de Professores a partir da reali-dade de vida no campo

    Valquíria Machado Cardoso Weiss, Gabriela Furlan Carcaioli
    e19729
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19729
  • Práticas pedagógicas de Educação Física em escolas do campo na perspectiva libertadora

    Silvana Martins de Carvalho, Débora Monteiro do Amaral
    e19730
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19730
  • Contradições do fechamento das escolas do campo: a relevância social da escola para a comunidade

    Juliana Maria Dalvi, Josiléia Curty de Oliveira, Ana Cláudia Hebling Meira
    e19733
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19733
  • Entre o sonho de “ser cowboy” e a formação da identidade de crianças camponesas: uma análise a partir do Grupo Focal

    Kelly Bittencourt Silva Rosa, Luana Patrícia Costa Silva
    e19734
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19734
  • Experiências de Agroecologia em escolas do campo de territórios da Reforma Agrária

    Kamila Karine dos Santos Wanderley, Dionara Soares Ribeiro
    e19735
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19735
  • A resistência comunitária em prol da Escola Municipal do Campo Professora Edith Ebiner Eckert, Paranavaí / PR (1974-2023)

    Neiriane Aparecida Cattelan Mataruco, Márcia Marlene Stentzler
    e19737
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19737
  • Silêncios que ensinam, vozes que resistem: narrativas de violência na formação de sujeitos do campo

    Daíse Beatriz Souza Freire Silva, Beatriz Litoldo
    e19739
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19739
  • Os itinerários formativos para os estudantes do campo na Amazônia Acreana e o currículo transgressor

    Klebe Miranda de Lima, Beatriz França de Morais, Tânia Mara Rezende Machado
    e19740
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19740
  • Análise do Estado de conhecimento sobre o termo Educação do Campo nos trabalhos de conclusão de curso na faculdade de Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FECAMPO/UNIFESSPA)

    Claudia Maria Rodrigues Barros, Ruan Fellipe dos Santos Carréra, Carlos Nazareno Ferreira Borges
    e19742
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19742
  • A infância do lugar: o território como matriz formativa de educadores da educação infantil do campo

    Fabiana Castelo Branco, Idalina Souza Mascarenhas Borghi
    e19743
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19743
  • Incongruências nas políticas públicas de educação para a formação inicial de professores da escola do campo

    Cleide Carvalho de Matos, Eliane Miranda Costa, Vivianne Nunes da Silva Caetano
    e19744
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19744
  • Estagiar em Pedagogias e floresteios com o rio Purus

    Monica Silva Aikawa, Mônica de Oliveira Costa, Caroline Barroncas de Oliveira
    e19745
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19745
  • Entre o rio e a sala de aula: a Educação do Campo como instrumento de inclusão e formação crítica de ribeirinhos na Amazônia

    Matheus de Jesus Gaia Dias, Lucas Rodrigues Lopes
    e19749
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19749
  • Concepção de natureza na Educação do Campo: uma investigação à luz do materialismo histórico-dialético

    Ana Paula Inacio Diório, Waisenhowerk Vieira de Melo, Rosane Moreira Silva de Meirelles
    19750
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19750
  • Intencionalidades e impactos da Reforma do Ensino Médio nas escolas do/no campo no contexto capixaba

    Karolline Schimmelpfennig Neitzel Kunsch, Sandra Soares Della Fonte
    e19753
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19753
  • A alfabetização de jovens e adultos no Brasil: a invisibilidade dos trabalhadores e trabalhadoras rurais

    Leandro Lampe, Shirley Winter, Mariglei Severo Maraschin
    e19754
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19754
  • Ensino de Ciências em uma escola integral e do campo a partir da problematização baseada no Arco de Maguerez

    Marcello Ferreira, Daylane Soares Diniz, Carol Corso von Eye, Claudia Marchesan , Josiane Ladelfo
    e19755
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19755
  • Auto-organização dos estudantes na Escola Itinerante Herdeiros do Saber em Rio Bonito do Iguaçu: reflexões a partir da pedagogia socialista

    Fernanda Maria Azevedo, Ana Cristina Hammel
    e19756
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19756
  • Cultura e Identidade Territorial: Uma análise a partir da Organização do Trabalho Pedagógico na Educação do Campo

    Rodrigo Cardoso da Silva, Doriedson do Socorro Rodrigues
    e19757
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19757
  • A educação do campo nas comunidades ribeirinhas de Porto Velho-RO e a necessidade de construção de uma pedagogia do rio

    Marcos Vinicius dos Santos Sousa, Marilsa Miranda de Souza
    e19758
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19758
  • Educação do Campo em Território Caiçara: Temas Geradores como Prática de (Re)Existência nas Ilhas de Guaraqueçaba-PR

    Jackson Morais Barcelos, Helena Midori Kashiwagi da Rocha
    e19764
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19764
  • Aproximações e distanciamentos entre Educação do Campo e Alfabetização Científica: Uma Comparação Teórica e Pedagógica

    Anniquele Souza das Neves, Luciana Sedano de Souza
    e19765
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19765
  • Mulheres, protagonismo, lutas e resistências no cenário brasileiro: perspectivas sobre a Amazônia

    Dalvina Teixeira Rolim, Iolete Ribeiro da Silva; Orleans dos Santos Brito
    e19766
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19766
  • A assim chamada Acumulação Primitiva como chave hermenêutica para Educação do Campo no Brasil

    Ivan Carlos Costa Martins
    e19771
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19771
  • Formação de educadores do campo com ênfase em Tecnologias Digitais e metodologias ativas

    Ronaldo dos Santos Leonel, Everton Bedin, Lucicléia Pereira da Silva
    e19777
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19777
  • Tecnologias Digitais e práticas inventivas na Educação do Campo: vivências com crianças em território de assentamento rural em Montes Claros-MG

    Izabela Soares de Souza, Fábia Magali Santos Vieira
    e19789
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19789
  • Território, Luta e Educação: A Experiência da Escola Agrícola 25 de Maio em Fraiburgo (SC)

    Agatha da Rosa dos Santos, Yuri Lima Perotto, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Carlos José Espíndola
    e19798
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19798
  • A Educação do Campo para além da construção de um Território Educativo: a contribuição da EJA Campo na formação de sujeitos sociais no Quilombo Uxizal Mocajuba-Pará

    Terezinha de Jesus Pompeu de Castro, Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira
    e19799
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19799
  • Formação permanente de educadores(as) da Educação do Campo: reinventando a práxis da Pedagogia da Alternância na perspectiva freireana

    Flavia Zemke Braun, Débora Monteiro do Amaral
    e19801
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19801
  • Professoras alfabetizadoras de escolas multisseriadas: narrativas da prática docente

    Jacilene Costa Gomes Silva, Maria Zenaide Alves
    e19805
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19805
  • Relato de experiência no curso de Licenciatura em Educação do Campo na aprendizagem sobre Agroecologia

    Lázaro Azevedo de Paula, Tarci Gomes Parajara, Ramofly Bicalho
    e19806
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19806
  • Os impactos da Inteligência Artificial (IA) no ensino de Matemática na Educação do Campo

    Wlisses Carvalho, Jaqueline Grilo
    e19807
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19807
  • A escola como vitrine da agricultura sustentável: experiências e desafios de uma Escola Família Agrícola em uma comunidade pomerana

    Mariana Petri, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca
    e19808
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19808
  • Educação em Agroecologia na Pedagogia da Alternância: uma proposta formativa

    Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Débora Monteiro do Amaral
    e19810
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19810
  • “O longo caminho até...”: uma pesquisa audiovisual participativa do cotidiano escolar do campo em Barbalha, Ceará

    Maria Laís dos Santos Leite, João Vitor da Silva, Luiz Paulo Ribeiro, Patrícia de Castro Sousa, Geyciane Emanuelle Gomes Barros
    e19813
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19813
  • Educação do Campo em Mato Grosso do Sul: um caminho de emancipação, desafios e perspectivas

    Gleisson Santos de Oliveira, Carla Regina Mariano da Silva
    e19816
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19816
  • A retomada pós pandemia: vozes de professoras, alunos e mães sobre o ensino-aprendizagem em contexto rurbano

    Ana Carolina Guedes, Denise Lino de Araújo
    e19817
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19817
  • Escolas multisseriadas e gestão democrática: Possibilidades de resistência na Educação do Campo

    Eduardo Carlos Souza Cunha, Cláudia Vieira Kuffer Chagas, Erineu Foerste
    e19818
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19818
  • Educação do Campo, Agroecologia e Letramentos: Escola da Terra e a formação continuada de professores no Sertão de Minas Gerais

    Ivana Cristina Lovo, Helder de Moraes Pinto, Amanda Aparecida Marcatti, Natália Faria de Moura
    e19819
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19819
  • O binômio “no/do campo” e a constituição de sujeitos

    Adriana do Nascimento Santos, Suelen Assunção Santos
    e19821
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19821
  • Educa Pampa: uma proposta para cuidar da Pampa e dos saberes de suas gentes

    Cassiane da Costa, Biane de Castro, Josieli de Oliveira Rodrigues, Natieli Adriani de Souza da Cunha, Rogério Antonio Enderle
    e19822
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19822
  • Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP e Multiletramentos Digitais na Educação do Campo: relato de experiência com uma turma do 5º ano

    Taísa Ângela Freire de Souza Aureliano, Kathia Marise Borges Sales, Nívea Eulália Guimarães dos Santos
    e19823
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19823