A resistência comunitária em prol da Escola Municipal do Campo Professora Edith Ebiner Eckert, Paranavaí / PR (1974-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19737

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender o processo de resistência e luta da comunidade das Chácaras Jaraguá, Paranavaí, Paraná para manter a sua escola. Ela foi criada pelo município como escola rural multisseriada em 1967. Discutimos aspectos sócio-históricos da Escola Rural das Chácaras Jaraguá e sua transformação em Escola Municipal do Campo Professora Edith Ebiner Eckert. Mostramos a forte relação da Associação dos Moradores e o papel político exercido por uma liderança do bairro pela sua manutenção. O texto aborda a sua vida legal entretecida a legislação e documentos da escola, da Secretaria Municipal de Educação e Câmara Municipal de Vereadores. Trabalhamos com um grupo focal com cinco ex-professoras e uma ex-cozinheira e também realizamos pesquisa no Jornal Diário do Noroeste. Essa escola resistiu ao desmantelamento das instituições isoladas. Evidenciamos a centralidade que exerce na vida das pessoas, nas aprendizagens, formação de memórias, manutenção de tradições e de integração sociocultural. Muitas histórias de vida foram conformadas nesse lugar e representações sociais constituídas sobre essa instituição majoritariamente voltada para filhos de trabalhadores.

Palavras-chave: escola do campo, escola rural, associação de moradores, educação.

 

Community resistance in favor of the Municipal Campo School Professora Edith Ebiner Eckert, Paranavaí/PR (1974-2023)

ABSTRACT. The objective of this study is to understand the process of resistance and struggle of the community of farms Jaraguá, Paranavaí, Paraná to maintain his school. It was created by the municipality as a multiserous rural school in 1967. We discussed socio-historical aspects of the Jaraguá Rural School and its transformation into Municipal School of Professor Edith Ebiner Eckert. We show the strong relationship of the residents' association and the political role played by a neighborhood leadership for its maintenance. The text addresses its legal life entertained to school legislation and documents, the Municipal Secretariat of Education and City Council. We worked with a focal group with five former teachers and a former company and also conducted research in the newspaper Diário do Noroeste. This school resisted the dismantling of isolated institutions. We highlight the centrality it exerts in people's lives, learning, memories, maintenance of traditions and sociocultural integration. Many life stories were conformed in this place and social representations constituted about this institution mostly focused on children of workers.

Keywords: countryside school, rural school, residents’ association, education.

 

Resistencia comunitaria a favor del profesor Edith Ebiner Eckert Municipal School, Paranavaí / PR (1974-2023)

RESUMEN. El objetivo de este estudio es comprender el proceso de resistencia y lucha de la comunidad de granjas Jaraguá, Paranavaí, Paraná para mantener su escuela. Fue creado por el municipio como una escuela rural múltiple en 1967. Discutimos aspectos sociohistóricos de la Escuela Rural Jaraguá y su transformación en la Escuela Municipal de Profesor Edith Ebiner Eckert. Mostramos la fuerte relación de la Asociación de Residentes y el papel político desempeñado por un liderazgo del vecindario para su mantenimiento. El texto aborda su vida legal entretenida a la legislación y documentos escolares, la Secretaría Municipal de Educación y Ayuntamiento. Trabajamos con un grupo focal con cinco ex maestros y una antigua compañía y también realizamos investigaciones en el periódico Diário do Noroeste. Esta escuela resistió el desmantelamiento de instituciones aisladas. Destacamos la centralidad que ejerce en la vida de las personas, el aprendizaje, los recuerdos, el mantenimiento de las tradiciones y la integración sociocultural. Muchas historias de vida se conformaron en este lugar y las representaciones sociales constituidas sobre esta institución se centraron principalmente en niños de trabajadores.

Palabras clave: escuela del campo, escuela rural, asociación de residentes, educación.

 

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Biografia do Autor

Neiriane Aparecida Cattelan Mataruco, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Graduada em Letras- Português/Inglês pela Unespar - câmpus Paranavaí em 2006, Graduada  em Pedagogia pela Faculdade São Braz em 2014,  especialista em Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa e Literatura, Psicopedagogia, Deficiência Intelectual e mestre em Ensino Interdisciplinar pelo PPIFOR Unespar - Paranavaí , 2024.

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV); Mestrado em Educação, formação de professores, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Doutorado em Educação, História e Historiografia da Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente adjunta no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em regime de Tempo Integral de Dedicação Exclusiva. Docente no Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR). Diretora de Programas e Projetos da Pró-reitoria de Graduação da Unespar. Coordenadora do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE/Unespar). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas (NUHFOPE/UFPR). Associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Desenvolve pesquisas na área de história da educação e formação de professores, coordenando o projeto de pesquisa "História e memória da formação e prática de professores: arquivos, bibliotecas e entrevistas com educadores". Avaliadora de cursos de graduação pelo MEC/INEP. Membro do Comitê editorial da Revista Ensino e Pesquisa e, Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Membro do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente do Estado do Paraná. Ocupante da cadeira no 14 da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, ALVI.

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Fontes de consultas

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Grupo Focal

Dutra, Carolina Pupim. 2023.

Martos, Rosa Maria. 2023.

Zacarias, Aurélia. 2023.

Notícias publicadas no Jornal Diário do Noroeste

Diário do Noroeste. (1997). Escola Jaraguá terá sede própria. Paranavaí, 24 abr.

Diário do Noroeste. (2005). Ampliação de Escola na Chácaras Jaraguá garante aumento no número de vagas. Paranavaí, 5 mar.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Mataruco, N. A. C., & Stentzler, M. M. (2025). A resistência comunitária em prol da Escola Municipal do Campo Professora Edith Ebiner Eckert, Paranavaí / PR (1974-2023) . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19737. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19737

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios