A resistência comunitária em prol da Escola Municipal do Campo Professora Edith Ebiner Eckert, Paranavaí / PR (1974-2023)
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19737Resumo
O objetivo deste estudo é compreender o processo de resistência e luta da comunidade das Chácaras Jaraguá, Paranavaí, Paraná para manter a sua escola. Ela foi criada pelo município como escola rural multisseriada em 1967. Discutimos aspectos sócio-históricos da Escola Rural das Chácaras Jaraguá e sua transformação em Escola Municipal do Campo Professora Edith Ebiner Eckert. Mostramos a forte relação da Associação dos Moradores e o papel político exercido por uma liderança do bairro pela sua manutenção. O texto aborda a sua vida legal entretecida a legislação e documentos da escola, da Secretaria Municipal de Educação e Câmara Municipal de Vereadores. Trabalhamos com um grupo focal com cinco ex-professoras e uma ex-cozinheira e também realizamos pesquisa no Jornal Diário do Noroeste. Essa escola resistiu ao desmantelamento das instituições isoladas. Evidenciamos a centralidade que exerce na vida das pessoas, nas aprendizagens, formação de memórias, manutenção de tradições e de integração sociocultural. Muitas histórias de vida foram conformadas nesse lugar e representações sociais constituídas sobre essa instituição majoritariamente voltada para filhos de trabalhadores.
Palavras-chave: escola do campo, escola rural, associação de moradores, educação.
Community resistance in favor of the Municipal Campo School Professora Edith Ebiner Eckert, Paranavaí/PR (1974-2023)
ABSTRACT. The objective of this study is to understand the process of resistance and struggle of the community of farms Jaraguá, Paranavaí, Paraná to maintain his school. It was created by the municipality as a multiserous rural school in 1967. We discussed socio-historical aspects of the Jaraguá Rural School and its transformation into Municipal School of Professor Edith Ebiner Eckert. We show the strong relationship of the residents' association and the political role played by a neighborhood leadership for its maintenance. The text addresses its legal life entertained to school legislation and documents, the Municipal Secretariat of Education and City Council. We worked with a focal group with five former teachers and a former company and also conducted research in the newspaper Diário do Noroeste. This school resisted the dismantling of isolated institutions. We highlight the centrality it exerts in people's lives, learning, memories, maintenance of traditions and sociocultural integration. Many life stories were conformed in this place and social representations constituted about this institution mostly focused on children of workers.
Keywords: countryside school, rural school, residents’ association, education.
Resistencia comunitaria a favor del profesor Edith Ebiner Eckert Municipal School, Paranavaí / PR (1974-2023)
RESUMEN. El objetivo de este estudio es comprender el proceso de resistencia y lucha de la comunidad de granjas Jaraguá, Paranavaí, Paraná para mantener su escuela. Fue creado por el municipio como una escuela rural múltiple en 1967. Discutimos aspectos sociohistóricos de la Escuela Rural Jaraguá y su transformación en la Escuela Municipal de Profesor Edith Ebiner Eckert. Mostramos la fuerte relación de la Asociación de Residentes y el papel político desempeñado por un liderazgo del vecindario para su mantenimiento. El texto aborda su vida legal entretenida a la legislación y documentos escolares, la Secretaría Municipal de Educación y Ayuntamiento. Trabajamos con un grupo focal con cinco ex maestros y una antigua compañía y también realizamos investigaciones en el periódico Diário do Noroeste. Esta escuela resistió el desmantelamiento de instituciones aisladas. Destacamos la centralidad que ejerce en la vida de las personas, el aprendizaje, los recuerdos, el mantenimiento de las tradiciones y la integración sociocultural. Muchas historias de vida se conformaron en este lugar y las representaciones sociales constituidas sobre esta institución se centraron principalmente en niños de trabajadores.
Palabras clave: escuela del campo, escuela rural, asociación de residentes, educación.
Downloads
Referências
Batista, A. (1998). Crianças lanchando no barracão da Associação de Moradores. (1 fotografia)
Batista, A. (2021). Escola Rural Municipal Professora Edith Ebiner Eckert. (1 fotografia)
Bertucci, L. M., Faria Filho, L. M., & Oliveira, M. A. T. de. (2010). Edward Palmer Thompson: história e formação. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG.
Brasil. (1961). Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1. Recuperado de: https://www.planalt o.gov.br/ccivil_03/leis/L4024compilado.htm.
Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Cidades: 1970 a 2010. Rio de Janeiro, RJ: IBGE. Recuperado de: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view= detalhes&id=772.
Brasil. (2002, 9 de abril). Resolução n. 1, de 3 de abril de 2002. Diário Oficial da União, seção 1. Recuperado de: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/resolucoes/resolucao-ceb-2002.
Dias, B. P., & Vizalli, J. A. (1976). Histórico das Escolas Municipais de Paranavaí. Paranavaí, PR: Secretaria Municipal de Educação.
Mataruco, N. A. C. (2024). Ensino e Formação Sociocultural na Escola Municipal do Campo Edith Ebiner Eckert (EIEF), Chácaras Jaraguá, Paranavaí / PR (1974-2023) (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí.
Paraná. (1981, 7 de dezembro). Parecer nº 358. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.
Paraná. (1982a, 5 de dezembro). Resolução nº 356. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.
Paraná. (1982b, 6 de dezembro). Resolução nº 3.318. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.
Paraná. (1983, 19 de outubro). Resolução nº 3.585. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.
Paraná. (1998, 8 de agosto). Resolução nº 3.120. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.
Paraná. (2002, 7 de março). Resolução nº 619. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.
Paraná. (2012, 10 de agosto). Resolução nº 4.958. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.
Paraná. (2015a, 11 de setembro). Ato nº 212. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.
Paraná. (2015b, 28 de julho). Parecer nº 151. Diário Oficial do Estado do Paraná. Curitiba, PR.
Paraná. (2015c, 30 de setembro). Resolução nº 3.374. Diário Oficial do Estado do Paraná. Curitiba, PR.
Paraná. (2013). Secretaria de Estado da Educação. Vida legal da escola Rural Jaraguá. Curitiba, PR.
Paranavaí (1974). Histórico das escolas rurais: fichas escolares. Paranavaí, PR.
Paranavaí (1974). Foto da Escola Rural Jaraguá. (1 fotografia). Paranavaí, PR.
Paranavaí (1993). Decreto nº 4.507 de 29 de julho. Paranavaí, PR.
Pereira, L. H. C. (2020). Criação e fechamento das Escolas no Campo no Município de Paranavaí-PR (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí. Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/1F4IWCiz_PHN399-RMYZKGeApaeW-q8II/ view.
Rodrigues, V. A., & Conceição, S. (2025). Classes multisseriadas: os desafios do processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação do Campo, 10(1), 1-23. Recuperado de: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/17466/22608
Silva, J. R. da, & Silva, N. dos S. (2024). Educação do Campo: a resistência da Escola Maria Emília Maracajá no Brejo da Paraíba. Revista Brasileira de Educação do Campo, 9(1), 1-24. Recuperado de: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/17039/22511
Silva, P. M. S. (2014). História de Paranavaí. Paranavaí, PR: Fundo Municipal de Cultura; Gráfica CS.
Souza, R. F. de, & Ávila, V. P. da S. de. (2014). Representações, práticas e políticas de escolarização da infância na zona rural. Revista História da Educação, 18(43), 9-11. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/heduc/a/LFNgcxrg3LX5QHSgz4Vv37M/?format=pdf &lang=pt.
Stentzler, M. M., & Lioti, C. (2022). Histórias e memórias de professoras primárias de escolas rurais multisseriadas: Paraná e Santa Catarina. Curitiba, PR: CRV.
Thompson, E. P. (1981). A miséria da teoria ou planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.
Fontes de consultas
Dutra, C. P. (2001). Discurso de inauguração da Escola Rural Edith Ebiner Eckert.
Grupo Focal
Dutra, Carolina Pupim. 2023.
Martos, Rosa Maria. 2023.
Zacarias, Aurélia. 2023.
Notícias publicadas no Jornal Diário do Noroeste
Diário do Noroeste. (1997). Escola Jaraguá terá sede própria. Paranavaí, 24 abr.
Diário do Noroeste. (2005). Ampliação de Escola na Chácaras Jaraguá garante aumento no número de vagas. Paranavaí, 5 mar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Neiriane Aparecida Cattelan Mataruco, Márcia Marlene Stentzler

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





