Community resistance in favor of the Municipal Campo School Professora Edith Ebiner Eckert, Paranavaí/PR (1974-2023)

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DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19737

Résumé

ABSTRACT. The objective of this study is to understand the process of resistance and struggle of the community of farms Jaraguá, Paranavaí, Paraná to maintain his school. It was created by the municipality as a multiserous rural school in 1967. We discussed socio-historical aspects of the Jaraguá Rural School and its transformation into Municipal School of Professor Edith Ebiner Eckert. We show the strong relationship of the residents' association and the political role played by a neighborhood leadership for its maintenance. The text addresses its legal life entertained to school legislation and documents, the Municipal Secretariat of Education and City Council. We worked with a focal group with five former teachers and a former company and also conducted research in the newspaper Diário do Noroeste. This school resisted the dismantling of isolated institutions. We highlight the centrality it exerts in people's lives, learning, memories, maintenance of traditions and sociocultural integration. Many life stories were conformed in this place and social representations constituted about this institution mostly focused on children of workers.

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Neiriane Aparecida Cattelan Mataruco, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Graduada em Letras- Português/Inglês pela Unespar - câmpus Paranavaí em 2006, Graduada  em Pedagogia pela Faculdade São Braz em 2014,  especialista em Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa e Literatura, Psicopedagogia, Deficiência Intelectual e mestre em Ensino Interdisciplinar pelo PPIFOR Unespar - Paranavaí , 2024.

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV); Mestrado em Educação, formação de professores, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Doutorado em Educação, História e Historiografia da Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente adjunta no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em regime de Tempo Integral de Dedicação Exclusiva. Docente no Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR). Diretora de Programas e Projetos da Pró-reitoria de Graduação da Unespar. Coordenadora do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE/Unespar). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas (NUHFOPE/UFPR). Associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Desenvolve pesquisas na área de história da educação e formação de professores, coordenando o projeto de pesquisa "História e memória da formação e prática de professores: arquivos, bibliotecas e entrevistas com educadores". Avaliadora de cursos de graduação pelo MEC/INEP. Membro do Comitê editorial da Revista Ensino e Pesquisa e, Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Membro do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente do Estado do Paraná. Ocupante da cadeira no 14 da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, ALVI.

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Grupo Focal

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Notícias publicadas no Jornal Diário do Noroeste

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Diário do Noroeste. (2005). Ampliação de Escola na Chácaras Jaraguá garante aumento no número de vagas. Paranavaí, 5 mar.

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Publié-e

2025-12-22

Comment citer

Mataruco, N. A. C., & Stentzler, M. M. (2025). Community resistance in favor of the Municipal Campo School Professora Edith Ebiner Eckert, Paranavaí/PR (1974-2023). Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19737. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19737

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios