Resistencia comunitaria a favor del profesor Edith Ebiner Eckert Municipal School, Paranavaí / PR (1974-2023)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19737

Resumen

RESUMEN. El objetivo de este estudio es comprender el proceso de resistencia y lucha de la comunidad de granjas Jaraguá, Paranavaí, Paraná para mantener su escuela. Fue creado por el municipio como una escuela rural múltiple en 1967. Discutimos aspectos sociohistóricos de la Escuela Rural Jaraguá y su transformación en la Escuela Municipal de Profesor Edith Ebiner Eckert. Mostramos la fuerte relación de la Asociación de Residentes y el papel político desempeñado por un liderazgo del vecindario para su mantenimiento. El texto aborda su vida legal entretenida a la legislación y documentos escolares, la Secretaría Municipal de Educación y Ayuntamiento. Trabajamos con un grupo focal con cinco ex maestros y una antigua compañía y también realizamos investigaciones en el periódico Diário do Noroeste. Esta escuela resistió el desmantelamiento de instituciones aisladas. Destacamos la centralidad que ejerce en la vida de las personas, el aprendizaje, los recuerdos, el mantenimiento de las tradiciones y la integración sociocultural. Muchas historias de vida se conformaron en este lugar y las representaciones sociales constituidas sobre esta institución se centraron principalmente en niños de trabajadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neiriane Aparecida Cattelan Mataruco, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

 

 

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV); Mestrado em Educação, formação de professores, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Doutorado em Educação, História e Historiografia da Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente adjunta no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em regime de Tempo Integral de Dedicação Exclusiva. Docente no Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR). Diretora de Programas e Projetos da Pró-reitoria de Graduação da Unespar. Coordenadora do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE/Unespar). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas (NUHFOPE/UFPR). Associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Desenvolve pesquisas na área de história da educação e formação de professores, coordenando o projeto de pesquisa "História e memória da formação e prática de professores: arquivos, bibliotecas e entrevistas com educadores". Avaliadora de cursos de graduação pelo MEC/INEP. Membro do Comitê editorial da Revista Ensino e Pesquisa e, Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Membro do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente do Estado do Paraná. Ocupante da cadeira no 14 da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, ALVI.

Citas

Batista, A. (1998). Crianças lanchando no barracão da Associação de Moradores. (1 fotografia)

Batista, A. (2021). Escola Rural Municipal Professora Edith Ebiner Eckert. (1 fotografia)

Bertucci, L. M., Faria Filho, L. M., & Oliveira, M. A. T. de. (2010). Edward Palmer Thompson: história e formação. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG.

Brasil. (1961). Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1. Recuperado de: https://www.planalt o.gov.br/ccivil_03/leis/L4024compilado.htm.

Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Cidades: 1970 a 2010. Rio de Janeiro, RJ: IBGE. Recuperado de: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view= detalhes&id=772.

Brasil. (2002, 9 de abril). Resolução n. 1, de 3 de abril de 2002. Diário Oficial da União, seção 1. Recuperado de: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/resolucoes/resolucao-ceb-2002.

Dias, B. P., & Vizalli, J. A. (1976). Histórico das Escolas Municipais de Paranavaí. Paranavaí, PR: Secretaria Municipal de Educação.

Mataruco, N. A. C. (2024). Ensino e Formação Sociocultural na Escola Municipal do Campo Edith Ebiner Eckert (EIEF), Chácaras Jaraguá, Paranavaí / PR (1974-2023) (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí.

Paraná. (1981, 7 de dezembro). Parecer nº 358. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.

Paraná. (1982a, 5 de dezembro). Resolução nº 356. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.

Paraná. (1982b, 6 de dezembro). Resolução nº 3.318. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.

Paraná. (1983, 19 de outubro). Resolução nº 3.585. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.

Paraná. (1998, 8 de agosto). Resolução nº 3.120. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.

Paraná. (2002, 7 de março). Resolução nº 619. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.

Paraná. (2012, 10 de agosto). Resolução nº 4.958. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.

Paraná. (2015a, 11 de setembro). Ato nº 212. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, PR.

Paraná. (2015b, 28 de julho). Parecer nº 151. Diário Oficial do Estado do Paraná. Curitiba, PR.

Paraná. (2015c, 30 de setembro). Resolução nº 3.374. Diário Oficial do Estado do Paraná. Curitiba, PR.

Paraná. (2013). Secretaria de Estado da Educação. Vida legal da escola Rural Jaraguá. Curitiba, PR.

Paranavaí (1974). Histórico das escolas rurais: fichas escolares. Paranavaí, PR.

Paranavaí (1974). Foto da Escola Rural Jaraguá. (1 fotografia). Paranavaí, PR.

Paranavaí (1993). Decreto nº 4.507 de 29 de julho. Paranavaí, PR.

Pereira, L. H. C. (2020). Criação e fechamento das Escolas no Campo no Município de Paranavaí-PR (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí. Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/1F4IWCiz_PHN399-RMYZKGeApaeW-q8II/ view.

Rodrigues, V. A., & Conceição, S. (2025). Classes multisseriadas: os desafios do processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação do Campo, 10(1), 1-23. Recuperado de: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/17466/22608

Silva, J. R. da, & Silva, N. dos S. (2024). Educação do Campo: a resistência da Escola Maria Emília Maracajá no Brejo da Paraíba. Revista Brasileira de Educação do Campo, 9(1), 1-24. Recuperado de: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/17039/22511

Silva, P. M. S. (2014). História de Paranavaí. Paranavaí, PR: Fundo Municipal de Cultura; Gráfica CS.

Souza, R. F. de, & Ávila, V. P. da S. de. (2014). Representações, práticas e políticas de escolarização da infância na zona rural. Revista História da Educação, 18(43), 9-11. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/heduc/a/LFNgcxrg3LX5QHSgz4Vv37M/?format=pdf &lang=pt.

Stentzler, M. M., & Lioti, C. (2022). Histórias e memórias de professoras primárias de escolas rurais multisseriadas: Paraná e Santa Catarina. Curitiba, PR: CRV.

Thompson, E. P. (1981). A miséria da teoria ou planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.

Fontes de consultas

Dutra, C. P. (2001). Discurso de inauguração da Escola Rural Edith Ebiner Eckert.

Grupo Focal

Dutra, Carolina Pupim. 2023.

Martos, Rosa Maria. 2023.

Zacarias, Aurélia. 2023.

Notícias publicadas no Jornal Diário do Noroeste

Diário do Noroeste. (1997). Escola Jaraguá terá sede própria. Paranavaí, 24 abr.

Diário do Noroeste. (2005). Ampliação de Escola na Chácaras Jaraguá garante aumento no número de vagas. Paranavaí, 5 mar.

Publicado

2025-12-22

Cómo citar

Mataruco, N. A. C., & Stentzler, M. M. (2025). Resistencia comunitaria a favor del profesor Edith Ebiner Eckert Municipal School, Paranavaí / PR (1974-2023). Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19737. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19737

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios