Perspectivas no Ensino de Ciências e Tecnologias Digitais

Desafios e Oportunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19432

Palavras-chave:

educação em ciências, ferramentas tecnológicas, estudo genético

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma análise detalhada sobre a aplicação de tecnologias digitais no Ensino de Ciências, com ênfase no ensino de Genética e hereditariedade. O estudo teve como objetivo aprimorar o processo de ensino-aprendizagem por meio da integração de softwares educacionais, promovendo atividades interativas que estimularam a construção ativa do conhecimento científico. Utilizando uma metodologia qualitativa com delineamento de estudo de caso, a pesquisa foi conduzida por meio de observação sistemática em quatro aulas, com acompanhamento direto do professor pesquisador. Os resultados indicam que as tecnologias digitais desempenharam um papel fundamental no aumento do engajamento e compreensão dos alunos, permitindo a visualização prática de conceitos complexos e facilitando sua aplicação em situações do cotidiano.

Palavras-chave: educação em ciências, ferramentas tecnológicas, estudo genético.

 

Perspectives in Science Education and Digital Technologies: Challenges and Opportunities

ABSTRACT. This research presents a detailed analysis of the application of digital technologies in Science Education, with an emphasis on teaching Genetics and heredity. The study aimed to improve the teaching and learning process through the integration of educational software, promoting interactive activities that encouraged active construction of scientific knowledge. Using a qualitative methodology with a case study design, the research was conducted through systematic observation in four classes, with direct involvement of the researcher-teacher. The results indicate that digital technologies played a fundamental role in increasing student engagement and understanding, allowing practical visualization of complex concepts and facilitating their application in everyday situations.

Keywords: science education, technological tools, genetic study.

 

Perspectivas en la Enseñanza de Ciencias y Tecnologías Digitales: Desafíos y Oportunidades

RESUMEN. Esta investigación presenta un análisis detallado sobre la aplicación de tecnologías digitales en la enseñanza de las Ciencias, con énfasis en la enseñanza de Genética y herencia. El estudio tuvo como objetivo mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje mediante la integración de software educativo, promoviendo actividades interactivas que fomentaron la construcción activa del conocimiento científico. Utilizando una metodología cualitativa con diseño de estudio de caso, la investigación se llevó a cabo mediante observación sistemática en cuatro clases, con la participación directa del profesor-investigador. Los resultados indican que las tecnologías digitales desempeñaron un papel fundamental en el aumento del compromiso y la comprensión de los estudiantes, permitiendo la visualización práctica de conceptos complejos y facilitando su aplicación en situaciones cotidianas.

Palabras clave: educación en ciencias, herramientas tecnológicas, estudio genético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia de Oliveira Castro, Universidade do Estado do Pará – UEPA

.

Klebson Daniel Sodré do Rosário, Universidade do Estado do Pará – UEPA

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Julho de Mesquita Filho - UNESP; Mestre em Biologia Ambiental (Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos) pela Universidade Federal do Pará - UFPA; Licenciado pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Tem experiências em pesquisa na área de Ensino de Ciências (com ênfase nos Saberes Docentes), Ecologia de Aves associadas aos manguezais e Ecologia Geral; além da experiência no ensino de disciplinas relacionadas a Biologia e Ensino de Biologia. Atualmente, é professor Adjunto I do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia PPGECA, da Universidade do Estado do Pará.

Referências

Assmann, H. (2000). A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ci. Inf., 29(2), 7-15.

Baranauskas, M. C. C. et. al. (2009). Uma taxonomia para ambientes de aprendizado baseados no computador. In Brasil, Ministério da Educação. O computador na sociedade do conhecimento. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: http://www.ged.feevale.br. Acesso em 20 de abril de 2024.

Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Brasil. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf. Acesso em: 20 de abril de 2024.

Brasil (2009). Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs. Brasília: MEC.

Clark, R. C., & Mayer, R. E. (2016). E-learning and the science of instruction: Proven guidelines for consumers and designers of multimedia learning. Hoboken, NJ: Wiley.

Fuentes, S. S. (2012). O porquê e o como das ciências na educação infantil. Pátio – Ciências na Educação Infantil, 10(33), 08-11.

Huizinga, J. (2000). Homo Ludens: O Jogo como Elemento da Cultura. São Paulo: Perspectiva.

Kenski, V. M. (2013). Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus.

Mendonça, A. R. (2008). Metodologia de Pesquisa: Fundamentos, Técnicas e Procedimentos. Rio de Janeiro: FGV Editora.

Morais, E., & Silva, L. (2012). Tecnologias na Educação: Desafios e Perspectivas para o Século XXI. São Paulo: Edusp.

Moran, J. M. (2006). Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus.

Papert, S. (1993). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. New York, NY: Basic Books.

Pino, A., & Strack, R. (2012). Alfabetização Científica: Abordagens e Aplicações. São Paulo: Ática.

Prensky, M. (2001). Digital Game-Based Learning. New York: McGraw-Hill.

Schank, R. C. (2002). Designing World-Class E-Learning: How IBM, GE, Harvard Business School, And Columbia University Are Succeeding At E-Learning. New York: McGraw-Hill.

Schleicher, A. (2012). É preciso continuar avançando. Pátio – Conhecimento Científico no Ensino Médio, 4(12), 14-16.

Yin, R. K. (2009). Case Study Research: Design and Methods. Los Angeles: Sage.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Castro, A. de O., & Sodré do Rosário, K. D. (2024). Perspectivas no Ensino de Ciências e Tecnologias Digitais: Desafios e Oportunidades. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19432. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19432

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares