Perspectivas no Ensino de Ciências e Tecnologias Digitais
Desafios e Oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19432Palavras-chave:
educação em ciências, ferramentas tecnológicas, estudo genéticoResumo
Esta pesquisa apresenta uma análise detalhada sobre a aplicação de tecnologias digitais no Ensino de Ciências, com ênfase no ensino de Genética e hereditariedade. O estudo teve como objetivo aprimorar o processo de ensino-aprendizagem por meio da integração de softwares educacionais, promovendo atividades interativas que estimularam a construção ativa do conhecimento científico. Utilizando uma metodologia qualitativa com delineamento de estudo de caso, a pesquisa foi conduzida por meio de observação sistemática em quatro aulas, com acompanhamento direto do professor pesquisador. Os resultados indicam que as tecnologias digitais desempenharam um papel fundamental no aumento do engajamento e compreensão dos alunos, permitindo a visualização prática de conceitos complexos e facilitando sua aplicação em situações do cotidiano.
Palavras-chave: educação em ciências, ferramentas tecnológicas, estudo genético.
Perspectives in Science Education and Digital Technologies: Challenges and Opportunities
ABSTRACT. This research presents a detailed analysis of the application of digital technologies in Science Education, with an emphasis on teaching Genetics and heredity. The study aimed to improve the teaching and learning process through the integration of educational software, promoting interactive activities that encouraged active construction of scientific knowledge. Using a qualitative methodology with a case study design, the research was conducted through systematic observation in four classes, with direct involvement of the researcher-teacher. The results indicate that digital technologies played a fundamental role in increasing student engagement and understanding, allowing practical visualization of complex concepts and facilitating their application in everyday situations.
Keywords: science education, technological tools, genetic study.
Perspectivas en la Enseñanza de Ciencias y Tecnologías Digitales: Desafíos y Oportunidades
RESUMEN. Esta investigación presenta un análisis detallado sobre la aplicación de tecnologías digitales en la enseñanza de las Ciencias, con énfasis en la enseñanza de Genética y herencia. El estudio tuvo como objetivo mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje mediante la integración de software educativo, promoviendo actividades interactivas que fomentaron la construcción activa del conocimiento científico. Utilizando una metodología cualitativa con diseño de estudio de caso, la investigación se llevó a cabo mediante observación sistemática en cuatro clases, con la participación directa del profesor-investigador. Los resultados indican que las tecnologías digitales desempeñaron un papel fundamental en el aumento del compromiso y la comprensión de los estudiantes, permitiendo la visualización práctica de conceptos complejos y facilitando su aplicación en situaciones cotidianas.
Palabras clave: educación en ciencias, herramientas tecnológicas, estudio genético.
Downloads
Referências
Assmann, H. (2000). A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ci. Inf., 29(2), 7-15.
Baranauskas, M. C. C. et. al. (2009). Uma taxonomia para ambientes de aprendizado baseados no computador. In Brasil, Ministério da Educação. O computador na sociedade do conhecimento. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: http://www.ged.feevale.br. Acesso em 20 de abril de 2024.
Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Brasil. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf. Acesso em: 20 de abril de 2024.
Brasil (2009). Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs. Brasília: MEC.
Clark, R. C., & Mayer, R. E. (2016). E-learning and the science of instruction: Proven guidelines for consumers and designers of multimedia learning. Hoboken, NJ: Wiley.
Fuentes, S. S. (2012). O porquê e o como das ciências na educação infantil. Pátio – Ciências na Educação Infantil, 10(33), 08-11.
Huizinga, J. (2000). Homo Ludens: O Jogo como Elemento da Cultura. São Paulo: Perspectiva.
Kenski, V. M. (2013). Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus.
Mendonça, A. R. (2008). Metodologia de Pesquisa: Fundamentos, Técnicas e Procedimentos. Rio de Janeiro: FGV Editora.
Morais, E., & Silva, L. (2012). Tecnologias na Educação: Desafios e Perspectivas para o Século XXI. São Paulo: Edusp.
Moran, J. M. (2006). Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus.
Papert, S. (1993). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. New York, NY: Basic Books.
Pino, A., & Strack, R. (2012). Alfabetização Científica: Abordagens e Aplicações. São Paulo: Ática.
Prensky, M. (2001). Digital Game-Based Learning. New York: McGraw-Hill.
Schank, R. C. (2002). Designing World-Class E-Learning: How IBM, GE, Harvard Business School, And Columbia University Are Succeeding At E-Learning. New York: McGraw-Hill.
Schleicher, A. (2012). É preciso continuar avançando. Pátio – Conhecimento Científico no Ensino Médio, 4(12), 14-16.
Yin, R. K. (2009). Case Study Research: Design and Methods. Los Angeles: Sage.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andréia de Oliveira Castro, Klebson Daniel Sodré do Rosário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).