O PDDE e os aparatos pedagógicos: a disponibilidade e a utilização dos recursos de custeio no interior das escolas.
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19424Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa relacionada à gestão escolar e a disponibilidade de recursos para as ações pedagógicas, considerando a implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Programa este que visa a melhoria da qualidade do ensino, disponibilizando recursos para a reforma e manutenção da estrutura escolar, para a aquisição de materiais didáticos e outros produtos de consumo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com dados obtidos através do portal do Fundo Nacional de Educação (FNDE) e através do diálogo com a gestão escolar de duas escolas públicas situadas nos estados do Maranhão e Tocantins. A pesquisa tem como objetivo analisar a utilização dos recursos disponibilizados pelo programa na aquisição e distribuição de aparatos pedagógicos de uso corrente por professores e alunos. Constatou-se que os recursos do PDDE têm chegado regularmente às escolas, porém em quantidade insuficiente. Constata-se também que, nos últimos 10 anos, em nenhuma das instituições pesquisadas, o valor de custeio pago foi constante.
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