Desafios e possibilidades na construção de um currículo intercultural, com foco na educação escolar quilombola

Autores

  • Esmeraldina dos Santos Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Piedade Lino Videira Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade do Estado do Amapá https://orcid.org/0000-0002-2947-5347
  • Angleson Pantoja Pinheiro Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Neliane Alves de Freitas Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19607

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a inter-relação entre educação, cultura e diversidade, com ênfase na discussão de um currículo intercultural que reconheça e valorize a pluralidade cultural, destacando particularmente as experiências e saberes das comunidades quilombolas. A partir de uma revisão bibliográfica, são discutidas as contribuições de autores como Nascimento (2016), Candau (2016), Munanga (2005), Gomes (2015), Gonzalez e Hasenbalg (2022), entre outros, que abordam os desafios e as possibilidades de um currículo que contemple as especificidades étnico-raciais, especialmente no contexto escolar quilombola. A análise ressalta a importância da educação popular e da interculturalidade, destacando a necessidade de problematizar as relações de poder e as desigualdades sociais nas escolas, com atenção particular à realidade quilombola. Conclui-se que um currículo intercultural é essencial para a formação de cidadãos críticos e participativos, capazes de contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, que valorize a história e a cultura quilombola, respeitando suas tradições e saberes.

Palavras-chave: educação escolar quilombola, currículo, interculturalidade.

 

Challenges and possibilities in building an intercultural curriculum, focusing on quilombola school education

ABSTRACT. This article analyzes the interrelationship between education, culture, and diversity, with an emphasis on an intercultural curriculum that recognizes and values ​​cultural plurality, highlighting in particular the experiences and knowledge of quilombola communities. Based on a literature review, the article discusses the contributions of authors such as Nascimento (2016), Candau (2016), Munanga (2005), Gomes (2015), Gonzalez and Hasenbalg (2022), among others, who address the challenges and possibilities of a curriculum that considers ethnic-racial specificities, especially in the quilombola school context. The analysis highlights the importance of popular education and interculturality, highlighting the need to problematize power relations and social inequalities in schools, with particular attention to the quilombola reality. It is concluded that an intercultural curriculum is essential for the formation of critical and participatory citizens, capable of contributing to the construction of a just, democratic and inclusive society, which values ​​the history and culture of quilombolas, respecting their traditions and knowledge.

Keywords: quilombola school education, curriculum, interculturality.

 

Desafíos y posibilidades en la construcción de un currículo intercultural, con foco en la educación escolar quilombola

RESUMEN. Este artículo analiza la interrelación entre educación, cultura y diversidad, con énfasis en un currículo intercultural que reconoce y valora la pluralidad cultural, destacando en particular las experiencias y conocimientos de las comunidades quilombolas. A partir de una revisión bibliográfica, el artículo discute las contribuciones de autores como Nascimento (2016), Candau (2016), Munanga (2005), Gomes (2015), Gonzalez y Hasenbalg (2022), entre otros, quienes abordan los desafíos y las posibilidades de un currículo que considere las especificidades étnico-raciales, especialmente en el contexto escolar quilombola. El análisis destaca la importancia de la educación popular y la interculturalidad, destacando la necesidad de problematizar las relaciones de poder y las desigualdades sociales en las escuelas, con especial atención a la realidad quilombola. Se concluye que un currículo intercultural es esencial para la formación de ciudadanos críticos y participativos, capaces de contribuir a la construcción de una sociedad justa, democrática e inclusiva, que valore la historia y la cultura de los quilombolas, respetando sus tradiciones y conocimientos.

Palabras clave: educación escolar quilombola, currículo, interculturalidad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esmeraldina dos Santos, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

.

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

.

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2947-5347  

Angleson Pantoja Pinheiro, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

.

Neliane Alves de Freitas, Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

.

Referências

Almeida, S. L. de (2019). Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen.

Bonvini, E. (2001). Tradição oral afrobrasileira: As razões de uma vitalidade. Projeto História, (22), 37–48. https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10729/7961

Brandão, C. R., & Fagundes, M. C. V. (2016). Cultura popular e educação popular: Expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, 32(61), 89–106. https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47204

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Recuperado em 2 de fevereiro de 2021, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil de Fato. (2017, 21 de novembro). Quilombolas enfrentam dificuldades para garantir seu direito ao território. https://www.brasildefatomg.com.br/2017/11/21/quilombolas-enfrentam-dificuldades-para-garantir-seu-direito-ao-territorio

Candau, V. M. F. (2016). Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, 46(161), 802–820. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3455

Carril, L. de F. B. (2005). Quilombo, território e geografia. Agrária (São Paulo. Online), 3, 156–171. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i3p156-171

Cavalleiro, E. dos S. (2000). Do silêncio do lar ao silêncio escolar: Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. Contexto.

Custódio, E. S. (2023). Educação escolar quilombola no Brasil: Um olhar a partir de referenciais curriculares e materiais didáticos estaduais. Dialética.

Cunha Júnior, H. A. (2001). Africanidade, afrodescendência e educação. Revista Educação em Debate, 23(2), 5–15.

Da Silva, G. M., et al. (Eds.). (2022). Educação quilombola: Territorialidades, saberes e as lutas por direitos. Editora Jandaíra.

Freire, P. (2011). Pedagogia do oprimido (50ª ed.). Paz e Terra.

Foster, E. da L. S., & Custódio, E. S. (Orgs.). (2024). Vozes, saberes e resistências cotidianas na educação para as relações étnico-raciais (1ª ed.). Appris.

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa (4ª ed.). Atlas.

Gomes, N. L. (2015). O conceito de quilombo e a configuração da identidade étnica brasileira. In P. B. G. da Silva & N. L. Gomes (Orgs.). Identidade e territorialidade: Questões e olhares contemporâneos (pp. 117–139). Autêntica.

Gomes, N. L. (2017). O movimento negro educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação. Vozes.

Gonçalves, G. J., Nunes, M. A. C., Bezerra, H. A., & Oliveira, E. G. (2014). Desenvolvimento curricular intercultural e reconhecimento étnico. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 4(6). https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/279

Gonzalez, L. (2020). Por um feminismo afro-latino-americano: Ensaios, intervenções e diálogos. Zahar.

Gonzalez, L., & Hasenbalg, C. (2022). Lugar de negro. Schwarcz-Companhia das Letras.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (2018). Expressão cultural amapaense: O Marabaixo é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Brasília. http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4891/expressao-cultural-amapaense-o-marabaixo-e-reconhecido-como-patrimonio-cultural-do-brasil#:~:text=Por%20ser%20uma%20forma%20de,reconhecido%20Patrim%C3%B4nio%20Cultural%20do%20Brasil

Leão, R. Z. (2006). Terras de quilombos, terras indígenas, terras de preto, terras de índio: O direito à diferença. Mana: Estudos de Antropologia Social, 12(2), 441–471.

Lorde, A. (1997). Uma ladainha por sobrevivência (T. Nascimento, Trad.). In The collected poetry of Audre Lorde. W. W. Norton.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2022). Metodologia científica [E-book]. Atlas. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559770670

Munanga, K. (2005). Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Inclusão Social, 1(1), 15–24. https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf

Nascimento, A. (2016). O genocídio do negro brasileiro: Processo de um racismo mascarado. Perspectiva.

Nascimento, B. (1985). O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. Revista Afrodiáspora, 3(6-7), 41–49. https://ipeafro.org.br/acervo-digital/leituras/publicacoes-do-ipeafro/afrodiaspora-vol-3/

Petit, S. H. (2015). Pretagogia: Pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professores e professoras. Contribuições do legado africano para a implementação da lei 10.639/2003. EdUECE.

Secretaria de Estado da Educação do Amapá - Seed. (2024, janeiro 19). Governo do Amapá realiza 5º Encontro Estadual de Gestores Quilombolas. SEED/AP. https://seed.portal.ap.gov.br/noticia/2201/governo-do-amapa-realiza-5-ordm-encontro-estadual-de-gestores-quilombolas

Shiva, V. (2003). Monoculturas da mente: Perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia (D. de A. Azevedo, Trad.). Gaia. https://archive.org/details/monoculturasdamentevandanashiva

Silva, P. B. G. (1987). Educação e identidade dos negros trabalhadores rurais do Limoeiro (Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, FACED/UFRGS).

Silva, P. B. G. (2014). A Lei 10.639/2003 e a formação docente para a diversidade étnico-racial. In N. L. Gomes (Org.). Diversidade e currículo (pp. 113–130). Autêntica Editora.

Silva, P. B. G., & Barbosa, L. M. de A. (Orgs.). (1997). O pensamento negro em educação no Brasil. Ed. UFScar.

Videira, P. L. (2010). Batuques, folias e ladainhas: A cultura do Quilombo do CRIA-Ú em Macapá e sua educação (Tese de doutorado, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira). Universidade Federal do Ceará.

Videira, P. L., & Do Espírito Santo, R. (2017). Projeto Curiaú Mostra Tua Cara: Educação quilombola no combate ao racismo na escola estadual José Bonifácio, localizada no quilombo do Cria-ú em Macapá. Humanidades & Inovação, 4(3). https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/349

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Santos, E. dos, Videira, P. L., Serrão Custódio, E., Pinheiro, A. P., & Freitas, N. A. de. (2025). Desafios e possibilidades na construção de um currículo intercultural, com foco na educação escolar quilombola. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19607. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19607

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios