Desafios e possibilidades na construção de um currículo intercultural, com foco na educação escolar quilombola
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19607Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a inter-relação entre educação, cultura e diversidade, com ênfase na discussão de um currículo intercultural que reconheça e valorize a pluralidade cultural, destacando particularmente as experiências e saberes das comunidades quilombolas. A partir de uma revisão bibliográfica, são discutidas as contribuições de autores como Nascimento (2016), Candau (2016), Munanga (2005), Gomes (2015), Gonzalez e Hasenbalg (2022), entre outros, que abordam os desafios e as possibilidades de um currículo que contemple as especificidades étnico-raciais, especialmente no contexto escolar quilombola. A análise ressalta a importância da educação popular e da interculturalidade, destacando a necessidade de problematizar as relações de poder e as desigualdades sociais nas escolas, com atenção particular à realidade quilombola. Conclui-se que um currículo intercultural é essencial para a formação de cidadãos críticos e participativos, capazes de contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, que valorize a história e a cultura quilombola, respeitando suas tradições e saberes.
Palavras-chave: educação escolar quilombola, currículo, interculturalidade.
Challenges and possibilities in building an intercultural curriculum, focusing on quilombola school education
ABSTRACT. This article analyzes the interrelationship between education, culture, and diversity, with an emphasis on an intercultural curriculum that recognizes and values cultural plurality, highlighting in particular the experiences and knowledge of quilombola communities. Based on a literature review, the article discusses the contributions of authors such as Nascimento (2016), Candau (2016), Munanga (2005), Gomes (2015), Gonzalez and Hasenbalg (2022), among others, who address the challenges and possibilities of a curriculum that considers ethnic-racial specificities, especially in the quilombola school context. The analysis highlights the importance of popular education and interculturality, highlighting the need to problematize power relations and social inequalities in schools, with particular attention to the quilombola reality. It is concluded that an intercultural curriculum is essential for the formation of critical and participatory citizens, capable of contributing to the construction of a just, democratic and inclusive society, which values the history and culture of quilombolas, respecting their traditions and knowledge.
Keywords: quilombola school education, curriculum, interculturality.
Desafíos y posibilidades en la construcción de un currículo intercultural, con foco en la educación escolar quilombola
RESUMEN. Este artículo analiza la interrelación entre educación, cultura y diversidad, con énfasis en un currículo intercultural que reconoce y valora la pluralidad cultural, destacando en particular las experiencias y conocimientos de las comunidades quilombolas. A partir de una revisión bibliográfica, el artículo discute las contribuciones de autores como Nascimento (2016), Candau (2016), Munanga (2005), Gomes (2015), Gonzalez y Hasenbalg (2022), entre otros, quienes abordan los desafíos y las posibilidades de un currículo que considere las especificidades étnico-raciales, especialmente en el contexto escolar quilombola. El análisis destaca la importancia de la educación popular y la interculturalidad, destacando la necesidad de problematizar las relaciones de poder y las desigualdades sociales en las escuelas, con especial atención a la realidad quilombola. Se concluye que un currículo intercultural es esencial para la formación de ciudadanos críticos y participativos, capaces de contribuir a la construcción de una sociedad justa, democrática e inclusiva, que valore la historia y la cultura de los quilombolas, respetando sus tradiciones y conocimientos.
Palabras clave: educación escolar quilombola, currículo, interculturalidad.
Downloads
Referências
Almeida, S. L. de (2019). Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen.
Bonvini, E. (2001). Tradição oral afrobrasileira: As razões de uma vitalidade. Projeto História, (22), 37–48. https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10729/7961
Brandão, C. R., & Fagundes, M. C. V. (2016). Cultura popular e educação popular: Expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, 32(61), 89–106. https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47204
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Recuperado em 2 de fevereiro de 2021, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Brasil de Fato. (2017, 21 de novembro). Quilombolas enfrentam dificuldades para garantir seu direito ao território. https://www.brasildefatomg.com.br/2017/11/21/quilombolas-enfrentam-dificuldades-para-garantir-seu-direito-ao-territorio
Candau, V. M. F. (2016). Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, 46(161), 802–820. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3455
Carril, L. de F. B. (2005). Quilombo, território e geografia. Agrária (São Paulo. Online), 3, 156–171. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i3p156-171
Cavalleiro, E. dos S. (2000). Do silêncio do lar ao silêncio escolar: Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. Contexto.
Custódio, E. S. (2023). Educação escolar quilombola no Brasil: Um olhar a partir de referenciais curriculares e materiais didáticos estaduais. Dialética.
Cunha Júnior, H. A. (2001). Africanidade, afrodescendência e educação. Revista Educação em Debate, 23(2), 5–15.
Da Silva, G. M., et al. (Eds.). (2022). Educação quilombola: Territorialidades, saberes e as lutas por direitos. Editora Jandaíra.
Freire, P. (2011). Pedagogia do oprimido (50ª ed.). Paz e Terra.
Foster, E. da L. S., & Custódio, E. S. (Orgs.). (2024). Vozes, saberes e resistências cotidianas na educação para as relações étnico-raciais (1ª ed.). Appris.
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa (4ª ed.). Atlas.
Gomes, N. L. (2015). O conceito de quilombo e a configuração da identidade étnica brasileira. In P. B. G. da Silva & N. L. Gomes (Orgs.). Identidade e territorialidade: Questões e olhares contemporâneos (pp. 117–139). Autêntica.
Gomes, N. L. (2017). O movimento negro educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação. Vozes.
Gonçalves, G. J., Nunes, M. A. C., Bezerra, H. A., & Oliveira, E. G. (2014). Desenvolvimento curricular intercultural e reconhecimento étnico. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 4(6). https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/279
Gonzalez, L. (2020). Por um feminismo afro-latino-americano: Ensaios, intervenções e diálogos. Zahar.
Gonzalez, L., & Hasenbalg, C. (2022). Lugar de negro. Schwarcz-Companhia das Letras.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (2018). Expressão cultural amapaense: O Marabaixo é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Brasília. http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4891/expressao-cultural-amapaense-o-marabaixo-e-reconhecido-como-patrimonio-cultural-do-brasil#:~:text=Por%20ser%20uma%20forma%20de,reconhecido%20Patrim%C3%B4nio%20Cultural%20do%20Brasil
Leão, R. Z. (2006). Terras de quilombos, terras indígenas, terras de preto, terras de índio: O direito à diferença. Mana: Estudos de Antropologia Social, 12(2), 441–471.
Lorde, A. (1997). Uma ladainha por sobrevivência (T. Nascimento, Trad.). In The collected poetry of Audre Lorde. W. W. Norton.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2022). Metodologia científica [E-book]. Atlas. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559770670
Munanga, K. (2005). Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Inclusão Social, 1(1), 15–24. https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf
Nascimento, A. (2016). O genocídio do negro brasileiro: Processo de um racismo mascarado. Perspectiva.
Nascimento, B. (1985). O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. Revista Afrodiáspora, 3(6-7), 41–49. https://ipeafro.org.br/acervo-digital/leituras/publicacoes-do-ipeafro/afrodiaspora-vol-3/
Petit, S. H. (2015). Pretagogia: Pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professores e professoras. Contribuições do legado africano para a implementação da lei 10.639/2003. EdUECE.
Secretaria de Estado da Educação do Amapá - Seed. (2024, janeiro 19). Governo do Amapá realiza 5º Encontro Estadual de Gestores Quilombolas. SEED/AP. https://seed.portal.ap.gov.br/noticia/2201/governo-do-amapa-realiza-5-ordm-encontro-estadual-de-gestores-quilombolas
Shiva, V. (2003). Monoculturas da mente: Perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia (D. de A. Azevedo, Trad.). Gaia. https://archive.org/details/monoculturasdamentevandanashiva
Silva, P. B. G. (1987). Educação e identidade dos negros trabalhadores rurais do Limoeiro (Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, FACED/UFRGS).
Silva, P. B. G. (2014). A Lei 10.639/2003 e a formação docente para a diversidade étnico-racial. In N. L. Gomes (Org.). Diversidade e currículo (pp. 113–130). Autêntica Editora.
Silva, P. B. G., & Barbosa, L. M. de A. (Orgs.). (1997). O pensamento negro em educação no Brasil. Ed. UFScar.
Videira, P. L. (2010). Batuques, folias e ladainhas: A cultura do Quilombo do CRIA-Ú em Macapá e sua educação (Tese de doutorado, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira). Universidade Federal do Ceará.
Videira, P. L., & Do Espírito Santo, R. (2017). Projeto Curiaú Mostra Tua Cara: Educação quilombola no combate ao racismo na escola estadual José Bonifácio, localizada no quilombo do Cria-ú em Macapá. Humanidades & Inovação, 4(3). https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/349
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Esmeraldina dos Santos, Piedade Lino Videira, Elivaldo Serrão Custódio, Angleson Pantoja Pinheiro, Neliane Alves de Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





