Integração de saberes na Educação do Campo: compreensões de educadoras e educadores

Autores

  • Felipe Junior Mauricio Pomuchenq Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo – MEPES
  • Andrea Brandão Locatelli Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18037

Palavras-chave:

Integração de saberes, teoria e prática, contextualização

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo sistematizar e apresentar a compreensão das educadoras e educadores sobre as práticas de integração de saberes no âmbito da educação do Campo, a partir da experiência de uma escola em regime de alternância, a Escola Família Agrícola do Bley, localizada em São Gabriel da Palha - ES. Utilizamos a metodologia do estudo de caso, e como instrumento de coleta, utilizamos questionários, revisão documental e bibliográfica. Traçamos um diálogo com Freire (2014), Santos (2010) e Foerste (2005) para compreendermos e refletirmos as práticas destacadas. A partir deste estudo evidenciamos o grande potencial da Educação do Campo num processo de descolonização dos currículos, pois ao buscar trazer o debate científico com base na realidade vivida pelo estudante, a escola preza por todos os saberes presentes em seu meio através da valorização desses conhecimentos que historicamente vêm sendo negados.

Palavras-chave: integração de saberes, teoria e prática, contextualização.

 

Integration of knowledge in Rural Education: understandings of educators                                                         

ABSTRACT. This work aims to systematize and present the understanding of educators regarding the practices of integrating knowledge within the scope of Rural Education, based on the experience of a school that operates under the alternating regime, the Escola Família Agrícola do Bley, located in São Gabriel da Palha, Espírito Santo, Brazil. We adopted the case study methodology, and as data collection instruments, we used questionnaires, document analysis, and literature review. We established a dialogue with Freire (2014), Santos (2010), and Foerste (2005) to understand and reflect on the highlighted practices. From this study, we underscore the great potential of Rural Education in the process of decolonizing curricula, as the school, by seeking to bring scientific debate rooted in the students’ lived realities, values all forms of knowledge present in their context, especially those that have historically been denied.

Keywords: knowledge integration, theory and practice, contextualization.

 

Integración de saberes en la Educación Rural: comprensiones de los educadores

RESUMEN. El presente trabajo tiene como objetivo sistematizar y presentar la comprensión de los educadores sobre las prácticas de integración de conocimientos en el contexto de la educación rural, a partir de la experiencia de una escuela de alternancia, la Escola Família Agrícola do Bley, ubicada en São Gabriel da Palha - ES. Se utilizó la metodología de estudio de caso, y como instrumento de recolección se utilizaron cuestionarios, revisión documental y bibliográfica. Diálogo con Freire (2014), Santos (2010), Foerste (2005), para comprender y reflexionar sobre las prácticas destacadas. De este estudio destacamos el gran potencial de la educación rural en un proceso de descolonización de los currículos, pues al buscar acercar el debate científico a partir de la realidad vivida por el estudiante, la escuela valora todos los conocimientos presentes en su entorno a través de la valorización de estos conocimientos que históricamente han sido negados.

Palabras clave: integración de conocimientos, teoría y práctica, contextualización.

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Biografia do Autor

Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo – MEPES

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, e Mestre em Ensino na Educação Básica, pela mesma universidade, possui Graduação em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Viçosa - MG (2017). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Especialista em Educação Pobreza e Desigualdade Social pela UFES, e Práticas Pedagógicas para Professores pelo IFES. Atualmente é Professor no Movimento de Educação Promocional de Educação do Espírito Santo, sendo Coordenador do Centro de Formação e Reflexão. Foi professor na Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, nos cursos de Licenciaturas (entre fevereiro de 2021 e abril de 2022). Já atuei na Escola Família Agrícola de Marilândia como professor e Diretor (2014-2022), na Escola Família Agrícola de Jaguaré como professor (2013 - 2014) e na Escola Comunitária Rural de Santa Rita - Rio Bananal como professor (2011 - 2012). Recebeu no ano de 2021 a comenda Professor Renato Pacheco, pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. Fez parte do Grupo de Pesquisa-Ação CNPq/UFV, Educação do Campo, Alternância, Agroecologia e Reforma Agrária (ECARA); É membro do grupo de estudos e pesquisas CNPq/UFES Pedagogia da Alternância e Formação Docente: memórias, experiências e narrativas, Membro do Grupo de Pesquisas CNPq/UFES Educação do Campo do Espírito Santo (GEPECES) Membro do Núcleo de Estudos, Saberes e Fazeres sobre Diversidade, Equidade e Inclusão das EFAs do MEPES (Portaria MEPES 06/2024). Atuo principalmente nos seguintes temas: Educação; Pedagogia da Alternância, Educação do Campo; Interdisciplinaridade; Integração de Saberes. Autor do Livro: EFA de Marilândia: uma escola em movimento.

Andrea Brandão Locatelli, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Graduação em Educação Física; Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisadora do Centro de Memória da Educação Física e do Esporte Capixaba/Cemefec/UFES. Professora na Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, com atuação na Graduação em Educação Física; e no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica/PPGEEB. Pesquisa sobre Formação de Professores, Ensino, História, Memória e Arquitetura Escolar.

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Publicado

2025-08-14

Como Citar

Mauricio Pomuchenq, F. J., & Brandão Locatelli, A. (2025). Integração de saberes na Educação do Campo: compreensões de educadoras e educadores. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e18037. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18037

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos