Integração de saberes na Educação do Campo: compreensões de educadoras e educadores
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18037Palavras-chave:
Integração de saberes, teoria e prática, contextualizaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo sistematizar e apresentar a compreensão das educadoras e educadores sobre as práticas de integração de saberes no âmbito da educação do Campo, a partir da experiência de uma escola em regime de alternância, a Escola Família Agrícola do Bley, localizada em São Gabriel da Palha - ES. Utilizamos a metodologia do estudo de caso, e como instrumento de coleta, utilizamos questionários, revisão documental e bibliográfica. Traçamos um diálogo com Freire (2014), Santos (2010) e Foerste (2005) para compreendermos e refletirmos as práticas destacadas. A partir deste estudo evidenciamos o grande potencial da Educação do Campo num processo de descolonização dos currículos, pois ao buscar trazer o debate científico com base na realidade vivida pelo estudante, a escola preza por todos os saberes presentes em seu meio através da valorização desses conhecimentos que historicamente vêm sendo negados.
Palavras-chave: integração de saberes, teoria e prática, contextualização.
Integration of knowledge in Rural Education: understandings of educators
ABSTRACT. This work aims to systematize and present the understanding of educators regarding the practices of integrating knowledge within the scope of Rural Education, based on the experience of a school that operates under the alternating regime, the Escola Família Agrícola do Bley, located in São Gabriel da Palha, Espírito Santo, Brazil. We adopted the case study methodology, and as data collection instruments, we used questionnaires, document analysis, and literature review. We established a dialogue with Freire (2014), Santos (2010), and Foerste (2005) to understand and reflect on the highlighted practices. From this study, we underscore the great potential of Rural Education in the process of decolonizing curricula, as the school, by seeking to bring scientific debate rooted in the students’ lived realities, values all forms of knowledge present in their context, especially those that have historically been denied.
Keywords: knowledge integration, theory and practice, contextualization.
Integración de saberes en la Educación Rural: comprensiones de los educadores
RESUMEN. El presente trabajo tiene como objetivo sistematizar y presentar la comprensión de los educadores sobre las prácticas de integración de conocimientos en el contexto de la educación rural, a partir de la experiencia de una escuela de alternancia, la Escola Família Agrícola do Bley, ubicada en São Gabriel da Palha - ES. Se utilizó la metodología de estudio de caso, y como instrumento de recolección se utilizaron cuestionarios, revisión documental y bibliográfica. Diálogo con Freire (2014), Santos (2010), Foerste (2005), para comprender y reflexionar sobre las prácticas destacadas. De este estudio destacamos el gran potencial de la educación rural en un proceso de descolonización de los currículos, pues al buscar acercar el debate científico a partir de la realidad vivida por el estudiante, la escuela valora todos los conocimientos presentes en su entorno a través de la valorización de estos conocimientos que históricamente han sido negados.
Palabras clave: integración de conocimientos, teoría y práctica, contextualización.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (1999). A Educação básica e o movimento social do campo. In ______, Fernandes, B. M. (Orgs.). A educação básica e o movimento social do campo (pp. 13-52). Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo.
Arroyo, M. G. (2014). Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes.
Barbosa, A. P. C. (2018). A educação ambiental no currículo da escola família agrícola. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus.
Caldart, R. S. (2012). Educação do Campo. In ______. Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da educação do campo (pp. 257-265). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Foerste, E. (2005). Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez.
Freire, P. (2014). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gerke de Jesus, J. (2013). Dialogando com a formação e os saberes dos monitores da Pedagogia da Alternância. In Begnami, J. B., & Burghgrave, T. (Orgs.). Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade (pp. 191 – 197). Orizona: UNEFAB.
Gimonet, J. (2007). Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Vozes.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Malheiros, B. T. (2011). Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC.
Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo – MEPES (2016). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). São Gabriel da Palha.
Nosella, P. (2012). Educação do Campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES.
Nosella, P. (1975). Um novo prédio para a escola do meio rural: Condições físicas para as Escolas Família Agrícola. Vitória: MEPES.
Oliveira, S. (2016). O ensino de filosofia na pedagogia da alternância: desafios e perspectivas numa escola do noroeste do Espírito Santo (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus.
Santos, B. S. (2010). A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez.
Silva, L. H. (2012). As Experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Viçosa: UFV.
Tindade, G. A., & Vendramini C. R. (2011). A Relação Trabalho e Educação na Pedagogia da Alternância. Revista HISTEDBR On-line, .44, 32 – 46.
Zamberlam, S. (1995). Pedagogia da Alternância Escola da Família Agrícola. Mansur.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Andrea Brandão Locatelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).